Leonardo Arpini • 13/02/2022
13/02/2022Fala, galera! Beleza?
Eu e o professor Rodrigo resolvemos a prova de penal e processo penal e vamos deixar aqui os fundamento dos gabarito e, também, já vamos antecipar eventuais problemas nas questões, beleza?!
Vem comigo!
Lembrem-se: estamos corrigindo a prova branca – tipo 1, então, pode ser que para você o número da questão seja diferente, ok?
PENAL
Questão 61 – “Em determinado dia…” Gabarito: Letra B. Nesse caso, galera, conforme o professor Rodrigo falou no vídeo de correção, o examinador buscou uma notícia do g1 e colocou como questão. Ao que tudo indica, o gabarito mais correto é a letra B, porém, não vamos nos surpreender caso o examinador apareça com o crime de exercício arbitrário das próprias razões em concurso material ou formal com lesões leves. Bem da verdade, o crime aqui seria de lesão corporal privilegiada por relevante valor moral, porém, não há essa opção.
Questão 62 – “Insatisfeito com uma disputa acirrada…” – Gabarito: Letra E. Aqui, pessoal, sem maiores problemas. Tratando-se do crime de homicídio e, ao verificarmos o momento da conduta, podemos concluir que Ares era inimputável e, desse modo, não responderá por crime, sendo responsabilizado pelas normas do ECA.
Questão 63 – “Insatisfeito com uma disputa acirrada…” – Gabarito: Letra E. Nessa questão, de cara, já podemos notar um problema. Ela diz o seguinte: “de acordo com o Código Penal”. Para o CP, o momento da conduta é quando o agente sequestra a vítima, ocasião em que contava com 17 anos e 11 meses. Se esse for considerado o momento consumativo, o gabarito será letra E. Porém, não podemos esquecer da súmula 711 do STF, bem como, a privação de liberdade por dois meses, o que poderia levar o examinador gabaritar letra C.
Questão 64 – “O crime de atentado…” Gabarito: Letra A. Questão tranquila, minha gente! Trata-se do princípio da continuidade normativo-típica.
Questão 65 – “Dionísio, durante a realização do carnaval…” Gabarito: Letra B. Nesse caso, o examinador explorou questão versando sobre imunidade diplomática e consular. Sabe-se que a imunidade diplomática é mais ampla que a consular e, no caso proposto pela banca, Dionísio somente seria responsabilizado pela lei penal grega, caso estivesse no exercício de suas funções, portanto, como estava no carnaval e subtraí coisa alheia móvel, responderá pelo crime de furto com base na lei penal brasileira.
Questão 66 – “Nos crimes de ação múltipla…” – Gabarito: Letra E. Trata-se, aqui, do princípio da alternatividade, aplicado para os crimes de tipo misto alternativo. Porém, conforme comentamos com vocês, o tema “conflito aparente de normas” não está expressamente previsto no seu edital, estando apenas no edital do cargo de inspetor.
Questão 67 – “Dentro da teoria geral do crime…” – Gabarito: Letra D. Nos crimes de atentado ou empreendimento (p.ex. art. 352, do CP), o legislador equipara a forma tentada à consumada, prevendo a mesma pena para ambas as modalidades.
Questão 68 – “Determinado agente pretende…” Gabarito: Letra E. Aqui estamos diante do erro sobre o nexo causal (aberratio causae), em que o resultado desejado se produz, mas com nexo diverso, de maneira distinta daquela planejada pelo agente.
Questão 69 – “No que diz respeito a consumação…” – Gabarito: Letra C. O examinador resolver apresentar as etapas da cogitação. Dentro da cogitação existem a deliberação e, também a resolução (que é o instante em que o agente decide praticar o delito).
Questão 70 – “Insatisfeito com o término…” – Gabarito: Letra A. No caso típico da questão e, também, de outras questões semelhantes já cobradas pela FGV, estamos diante do instituto da desistência voluntária, ocasião em que o agente tinha meios de prosseguir com o intento criminoso, porém, decide parar com a empreitada.
Questão 71 – “Perseu, funcionário da loja Olimpo…” – Gabarito: Letra A. Aqui, meu amigo(a), há um erro sobre o objeto material, o que não afasta a existência do crime e, portanto, Perseu será responsabilizado pelo crime de furto.
Questão 72 – “Agamenon, Aquiles, Ájax e Cadmo…” Gabarito: Letra B. A questão retrata o que conhecemos por concorrência dolosa distinta, prevista no art. 29, §2º, do CP – e algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.
Questão 73 – “Calíope, pretendendo matar Erato…” Gabarito: C. Essa é mais uma das questões que apresenta problema. Ela diz o seguinte: “efetua disparos contra seu desafeto…”. Ao que tudo indica, eu e o professor Rodrigo entendemos que o examinador queria que vocês respondessem a letra C (concurso formal perfeito), porém, vários disparos são várias condutas, o que também poderia ensejar o concurso material, beleza? Nesse momento vamos com a letra C, mas vamos aguardar o oficial.
Questão 74 – “Ao término do expediente…” Gabarito: Letra C. Essa questão não tem gabarito, meu amigo(a). Eu e o professor Rodrigo entendemos que o examinador queria tratar essa embriaguez como preordenada (o que é capaz de gerar uma agravante – 2º fase da dosimetria da pena), porém, em nenhum momento ele disse que o agente se embriagou com a intenção de matar a sua companheira. Aqui, trata-se, na verdade, de uma embriaguez voluntária e, pela teoria da actio libera in causa, o agente responderá pelo crime normalmente. Como eu expliquei, a embriaguez preordenada é agravante (2º fase da dosimetria), portanto, não pode figurar na pena base (1º fase) e não pode ser considerada causa de aumento (3º fase). Reforçando: questão sem gabarito.
Questão 75 – “Aproveitando-se que sei pai…” – Gabarito: Letra A. Nesse caso, estamos diante de violência doméstica pela presunção de hipossuficiência e vulnerabilidade da mulher. Sem maiores problemas.
PROCESSO PENAL
Questão 76 – “Com as alterações normativas…” Gabarito: Letra D. Aqui há uma controvérsia, meu amigo(a)! Conforme o professor Rodrigo falou na live, a jurisprudência entende que se trata de nulidade relativa (acertadamente), porém, a questão fala especificamente da Lei 13.245/16, que alterou o art. 7º, XXI, do Estatuto da OAB, para considerar essa conduta como nulidade absoluta. Vamos esperar o oficial.
Questão 77 – “De acordo com a alteração determinada…” Gabarito: Letra E. Trata-se de uma cópia do art. 14 do CPP, sem maiores problemas, beleza?!
Questão 78 – “Sobre o uso de algemas…” Gabarito: Letra A. Agora a banca acertou e trouxe a redação da súmula vinculante nº 11 do STF.
Questão 79 – “Nos casos de ocorrência em que haja…” Gabarito: B. Essa é uma cópia do art. 3º da Resolução Conjunta nº 2 de 13/08/2015 do Ministério da Justiça.
Questão 80 – “A autoridade que, por expressa previsão legal…” Gabarito: Letra D. Essa questão estão completamente fora dos padrões do seu edital… Aqui, meu amigo(a), o gabarito está descrito no art. 7º, §5º do Código de Processo Penal Militar.
Questão 81 – “São critérios utilizados para distribuição…” Gabarito: Letra E. Essa foi uma questão sem maiores problemas, tendo em vista que os critérios de distribuição se da pela atribuição territorial e material (nas matérias especializadas).
Questão 82 – “Nas hipóteses de investigação criminal…” Gabarito: Letra D. A assertiva é uma cópia do art. 7º, §2º, da Lei 12.850/13.
Questão 83 – “Em decorrência de divórcio…” Gabarito: Letra B. Caríssimo(a), aqui temos um problema que está na redação da questão. Ora, perceba, se o Delegado estiver querendo se solidarizar com o furto, o crime será de ação penal pública condicionada à representação e, portanto, o gabarito será letra B, porém, caso o Delegado esteja preocupado com perfil de ares na rede social, o gabarito pode ser a letra C, tendo em vista o crime de difamação, de ação penal privada.
Questão 84 – “O rol do at. 6º, do CPP…” Gabarito: Letra A. É uma cópia do art. 7º, do CPP.
Questão 85 – “A respeito da campanha sinal vermelho…” – Gabarito: Letra A. Nesse caso, quando a pessoa mostrar o “X”, o atendente deverá, de forma reservada, usando os meios à sua disposição, registrar o nome, o telefone e o endereço da vítima, e ligar para o 190 para acionar a PM, conduzindo, se possível, a vítima a um espaço reservado.
Questão 86 – “Na hipótese da iminência…” – Gabarito: Letra C. A assertiva é uma cópia do art. 11, III, da Lei Maria da Penha.
Questão 87 – ” Tendo em vista a pluralidade de testemunhas…” Gabarito: Letra B. Conforme o julgamento do HC 653.515/RJ, julgado em 23/11/2021, apresentado no informativo 720 do STJ, as irregularidades constantes da cadeia de custódia deve ser sopesadas pelo magistrado com todos os elementos produzidos na instrução, a fim de aferir se a prova é confiável. Desse modo, conforme a situação narrada pela banca, não houve quebra da cadeia, tendo em vista a pluralidade de fontes probatórios.
Questão 88 – “Eventual irregularidade na informação…” Gabarito: Letra C. Conforme o RCH 67.730/PE, julgado pelo STJ, o tribunal da cidadania decidiu que esses casos são de nulidade relativa.
Questão 89 – “Em relação às garantias constitucionais…” – Gabarito: Letra D. A assertiva retrata o art. 5º, inciso LXIV, da Constituição Federal.
Questão 90 – “Durante o cumprimento de mandado de busca…” Gabarito: Letra E. Essa resposta foi apresentada pelo STF no informativo 945.
Certo, concurseiro(a)! Qualquer dúvida, nos procure no instragram @prof.arpini e @professorrodrigogomes
Fiquem com Deus! Abraço e bons estudos!
Bora proxxxxperar!
Leonardo Arpini
Sou o professor Leonardo dos Santos Arpini, mais conhecido como “Arpini”. Seja muito bem-vindo ao meu curso! Aqui no DIREÇÃO CONCURSOS sou o encarregado de lecionar as disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal. Caso não me conheça, além de professor de curso preparatório, sou advogado, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Damásio/SP. Me dedico ao estudo global do ordenamento jurídico, pois, assim como vocês, também estou engajado no caminho dos concursos públicos. Então, contem comigo para qualquer dúvida que vocês possuam sobre seu estudo e que esteja ao meu alcance.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Juntamente com o professor Douglas Oliveira, discutimos em uma live alguns passos essenciais para estabelecer uma rotina de estudos eficiente e alcançar a aprovação. Se você não viu a live, vou deixar o link aqui para você assistir: Neste artigo, vou […]
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
O que faz diferença na Hora de estudar para um concurso Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Durante minha trajetória como estudante e depois como professor, notei que existem elementos fundamentais que separam os aprovados dos demais. Esses elementos, que chamo de os 4 pilares da aprovação, […]
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
O que você precisa saber para passar Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Durante minha jornada como concurseiro e depois como professor, compreendi que a aprovação em concursos públicos exige muito mais do que simples dedicação. Existe uma estrutura indispensável que costumo chamar de os 4 pilares […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.