Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito Extraoficial – ISS Aracaju – Português

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria10/10/2021

10/10/2021

Prezados Alunos,

Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa do ISS Aracaju.

Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Gabarito Extraoficial: Letra E

A autora projeta cenários sociais durante a pandemia, destacando o aumento da desigualdade, o que potencializará a vulnerabilidade dos mais pobres.

A letra A está errada, pois a autora projeta um cenário de desigualdade a partir da implementação da vacina. Não se trata de algo já consumado, como descrito no item.

A letra B está errada, pois o foco do texto não é o capitalismo, e sim a desigualdade.

A letra C está errada, pois não se menciona a variável polarização política.

A letra D está errada, pois a autora as vulnerabilidades não de qualquer pessoa, mas sim dos mais pobres.

Gabarito Extraoficial: Letra D

Entendo que o foco textual se concentra no agravamento da desigualdade: de um lado, os mais ricos, que se adaptarão melhor à pandemia – os mais fortes, portanto; do outro lado, os mais pobres, que estarão mais vulneráveis – os mais fracos, portanto.

O texto até critica a coletividade humana, mas o faz no sentido de explicitar a desigualdade. Não se está contrapondo o indivíduo ao coletivo, mas sim um grupo de indivíduos mais privilegiados a um grupo de indivíduos mais vulneráveis.

Gabarito Extraoficial: Letra C

Está-se trazendo para o momento da fala (presente) um cenário futuro, ou seja, ocorre um movimento de antecipação. Logo “já” possui, no contexto, a significação de “antecipadamente”.

Não confundamos com “anteriormente”, que tão somente sinaliza algo que ocorre antes, não fazendo menção ao movimento de trazer para antes.

Gabarito Extraoficial: Letra D

A palavra “espúria” é sinônima de “falsa”, “inverídica”, “desonesta”.

Gabarito Extraoficial: Letra E

Temos a necessidade de emprego de um pronome relativo que retoma uma ideia de modo. Entre os listados, cumpre esse papel o relativo “como”.

A letra A está errada, porque se necessita de elemento prepositivo.
A letra B está errada, porque a preposição “de” não estabelece coesão adequada com o antecedente.
A letra C está errada, pois a ideia retomada é de modo, e não causa.
A letra D está errada, pois a ideia retomada é de modo, e não lugar.

Gabarito Extraoficial: Letra E

O autor apenas reporta o quadro observado da doença, sem entrar no mérito das causas ou justificativas. Isso invalida as letras A e B.
Nesse relato, ele se restringe a informar de forma feral, sem entrar em detalhes, o que invalidada as letras C e D.

Além de expor essas informações, o autor reflete acercas das consequências sociais da peste. No entendimento dele, a peste deveria igualar os homens, mas acabou por agravar as desigualdades.

Gabarito Extraoficial: Letra D

Não devemos confundir a expressão “Em princípio”, que significa “Em tese”, “Na teoria”, com a expressão “A princípio”, que sigifinifica “Inicialmente”.

A substituição, portanto, por “na fase inicial” altera os sentidos originais.

Gabarito Extraoficial: Letra A

A forma “tinha instalado” corresponde ao pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo. Sua forma simples é “instalara”.

Gabarito Extraoficial: Letra A

Em I, devemos empregar a forma plural “Existiam”, para que haja concordância com o sujeito “outros motivos…”. Item falso, portanto.

Em II, “bom funcionário” dá a entender que se trata de um competente funcionário; já “funcionário bom” dá a entender que se trata de um funcionário bondoso. Item verdadeiro, portanto.

Em III, o relativo “que” retoma “soro”. Foi o soro que obteve êxito imprevisto. Item falso, portanto.

Gabarito Extraoficial: Letra B

A letra A está errada, pois a oração adjetiva explicativa “que, pela imparcialidade…, deveria reforçar… dos egoísmos” apresenta vírgula em apenas uma das “pontas”.

A letra C está errada, pois o trecho adverbial “Pela imparcialidade eficaz…” modificaria o conteúdo oracional “tonava ao contrário mais acentuado…”, o que prejudicaria a lógica (coerência) textual.

A letra D está errada, pois, ao transformar a oração “que deveria ter reforçado… dos egoísmos” em adjetiva restritiva, dá a entender que mais de uma peste existiu, o que prejudica a lógica (coerência) textual.

A letra E está errada, pois o termo “Ao contrário” dá a entender que a oposição se dá com o período anterior, o que prejudica a lógica (coerência) textual.

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.