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Gabarito Extraoficial – PM AL – Português

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José Maria15/08/2021

15/08/2021

Prezados Alunos,

Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa da PM AL.

Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

01) Depreende-se do texto que as esculturas de mestra Irineia apresentam um tipo de narrativa que representa e preserva a memória de sua comunidade.

Gabarito Extraoficial: CERTO

É possível concluir isso a partir da leitura do 1o parágrafo, que diz: “… entre outras esculturas que narram, por meio da forma moldada no barro, episódios históricos, lutas e conquistas vividos pelos moradores de sua comunidade e do Quilombo de Palmares”.

02) Conclui-se das informações do 5o parágrafo do texto que Mestra Irineia fazia esculturas mesmo antes de receber encomendas para esculpir partes do corpo de devotos.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

De acordo com o texto, antes de surgir a demanda para esculpir partes do corpo de devotos, Irineia produzia panelas de barro para ajudar no sustento da família. Dessa forma, o texto não nos permite afirmar que ela já produzia esculturas.


03) Conforme o texto, quanto mais encomendas dona Irineia recebia, mais criativa e imaginativa ela se tornava.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Isso é evidenciado na seguinte passagem: “O número de encomendas foi aumentando e, com ele, sua imaginação e criatividade …”.

04) As informações veiculadas no texto permitem concluir que os únicos serviços púbicos prestados à comunidade de Muquém são os de saúde e educação.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Trata-se de uma extrapolação. Ao se afirmar que Muquém possui um posto de saúde e uma escola, não se consegue concluir que apenas haja os serviços públicos de educação e saúde. Pode haver outros serviços não citados no texto.

05) Conforme o texto, a produção de cerâmica, em Muquém, é uma atividade restrita às mulheres.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Afirma-se literalmente no último parágrafo: “… o trabalho com o barro também preenche o tempo de muitas mulheres e alguns homens…”.


06) O penúltimo parágrafo do texto informa que a senhora que sofria com dor de cabeça alcançou a graça esperada antes mesmo de Irineia concluir a escultura de cabeça que havia sido encomendada.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O texto dá a entender que a graça foi alcançada depois de a senhora ter pagado a promessa. Dessa forma, a escultura ficou pronta e foi entregue antes da cura.

07) No primeiro período do último parágrafo do texto, o vocábulo “onde” se refere a “casa da farinha”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Era a casa da farinha em que as mulheres se reuniam para moer mandioca.

08) Mantendo-se a correção gramatical do texto e as informações nele veiculadas, o trecho “o que fez com que dona Irineia ficasse ainda mais conhecida na região”, poderia ser reescrito da seguinte forma: “e isso fez dona Irineia ficar ainda mais conhecida na região”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! O anafórico “isso” retoma o conteúdo da oração anterior. Além disso, a vírgula antes do “e” é permitida, pois essa conjunção liga duas orações de diferentes sujeitos.

09) Em “A jaqueira se tornou objeto de memória”, o deslocamento da forma pronominal “se” para depois da forma verbal “tornou” – escrevendo-se “tornou-se” – prejudicaria a correção gramatical doo texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Não há nada obrigando o emprego da próclise nem da ênclise. O uso de uma ou outra preserva a correção gramatical.

10) O emprego das vírgulas logo depois do trechos “Por volta dos vinte anos” e “Até que um dia” justifica-se com base na mesma regra de pontuação.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Trata-se de adjuntos adverbiais de tempo deslocados da ordem direta.

11) Em “O manejo da matéria-prima é feito com a retirada do barro que depois é pisoteado, amassado e moldado”, a substituição do trecho “é pisoteado, amassado e moldado” por “se pisoteia, se amassa e se molda” preservaria a correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Converteu-se da voz passiva analítica sem agente determinado para a passiva sintética.

12) Quanto à sua tipologia, é correto afirmar que o texto classifica-se como argumentativo.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Não há defesa de ponto de vista no texto.
O que temos são fatos narrados e informações, que caracterizam as tipologias expositiva e narrativa.

13) No trecho “O povoado pertence ao município de União dos Palmares”, o termo “O povoado” exerce a função de complemento da forma verbal “pertence”, o que se depreende do fato de ele ser o paciente no estado veiculado pelo verbo da oração.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O termo “O povoado” exerce função de sujeito da forma verbal “pertence”.

14) O emprego do acento nas palavras “número” e “cerâmica” justifica-se com base na mesma regra de acentuação.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Trata-se de palavras proparoxítonas.


15) O sujeito da oração iniciada pela forma verbal “Chegou” é a oração “que foi até dona Irineia”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O sujeito da forma verbal “Chegou” está referenciado na oração anterior e diz respeito ao fato de ela ter adquirido fama. Isso chegou ao conhecimento do SEBRAE.

16) Conclui-se do emprego do vocábulo “singulares” que de alguns dos objetos feitos por dona Irineia foi produzida apenas uma peça.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! O texto dá a entender que dona Irineia produziu esculturas diferenciadas, com peculiaridades. Trata-se de esculturas singulares, ou seja, que não encontram similar.

17) Prejudicaria o sentido original do texto, embora mantivesse sua correção gramatical, a supressão do artigo “a” em “toda a noite”, no trecho “ela e suas três irmãs ficaram toda a noite em cima da árvore”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! A expressão “toda a noite” significa “a noite inteira”. Já a expressão “toda noite” significa “qualquer noite”.

18) No primeiro período do terceiro parágrafo, a substituição do vocábulo “manejo” por “manuseio” preservaria o sentido e a correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Ambos os vocábulos têm seu sentido contextual associado ao trabalho com as mãos. São sinônimos, portanto.

19) No último período do segundo parágrafo, o termo “a qual” refere-se a “uma enchente”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! O ocorrido se deu durante a enchente.

20) Infere-se do poema que o eu-lírico encontrou uma forma de reaver momentos de sua infância.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O eu-lírico afirma que, embora tente, não consegue resgatar os momentos de sua infância, perdidos em um “abismo” do tempo.

21) No trecho “vestígios da minha infância feliz”, o termo “vestígios” tem o significado de “rastros”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Sim, ambas as palavras se remetem no contexto às pistas que levariam o eu-lírico ao passado de criança.

22) Em “na fase ingênua das crianças”, o termo “ingênua” está empregado com o mesmo sentido de “tola”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Embora em muitas situações as palavras sejam utilizadas como sinônimas, no contexto há uma diferenciação: “ingênua” está associada à pureza, sinceridade, ao passo que “tola” está associada a “bobo”, “tonto”.

23) O termo “seu”, no último verso do poema, refere-se a “minha infância feliz”, ou seja, o trecho “no seu abismo” significa “no abismo da minha infância feliz”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O pronome “seu” retoma “anos”. A expressão “no seu abismo” se refere ao abismo dos anos, uma menção ao longo passado da infância.

24) Em “Procuro descobrir, desesperada, na face ingênua das crianças, a minha pureza perdida”, o termo “desesperada” qualifica o vocábulo “pureza”, o que indica que a pureza é retratada no poema como objeto de desilusão.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O adjetivo “desesperada” qualifica o eu-lírico.

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

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