Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito Extraoficial – Português – IBAMA – Cargo: Técnico Ambiental

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria31/01/2022

31/01/2022

Prezados Alunos,

Eis o gabarito comentado da prova de Língua Portuguesa do IBAMA – Cargo: Técnico Ambiental.

Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Gabarito Extraoficial: CERTO

Segundo o texto, todos os indivíduos e as empresas devem ter exata noção dos impactos no meio ambiente dos padrões de consumo e do modelo de produção. Na visão do autor, hoje eles são insustentáveis. Dessa forma, empresas e indivíduos não podem ser tratados de forma dissociada nessa questão.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O texto, em seu segundo parágrafo, atribui probabilidades para a disseminação do vírus como resultado do desequilíbrio ambiental. Não se trata, portanto, de algo certo, mas em certa medida provável.

Gabarito Extraoficial: CERTO

É o que se diz claramente no primeiro parágrafo. Houve um aumento da mudança de percepção quanto à importância dos modelos de consumo mais conscientes e sustentáveis.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Com a pandemia, houve um aumento da mudança de percepção quanto à importância dos modelos de consumo mais conscientes e sustentáveis.

Gabarito Extraoficial: CERTO

É exatamente a informação trazida no 1o parágrafo do texto. Modelos que divirjam dessa caracterização são considerados insustentáveis.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Nas duas construções, a expressão “Por outro lado” estabelece relação de sentido entre os conteúdos “Toda escolha que fazemos pode ser para apoiar ou não a sustentabilidade” e “é necessário que … as empresas realizem a produção consciente…”.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O pronome relativo “que” retoma impactos e exerce função de objeto direto na oração adjetiva. Note que “elas (as empresas)” atua como sujeito da forma verbal “causam”; e “impactos” atua como objeto direto.

Gabarito: ERRADO

A supressão da vírgula após “ambiental” e a permanência da vírgula após “clima” resultaria na separação do sujeito “Situações de equilíbrio… mudanças de clima” e o verbo “aumentam”, o que comprometeria a correção gramatical.

Gabarito: ERRADO

O pronome “nos” atua como complemento apenas de “atinjam”. Note que a forma “alcancem” possui como complemento “o patamar de epidemias…”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Não há, na proposta de reescrita, qualquer equívoco gramatical. Note que se está avaliando unicamente a preservação da correção gramatical.

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.