Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito Extraoficial – Português – ICMBio – Cargo: Técnico Ambiental

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria06/02/2022

06/02/2022

Prezados Alunos,

Eis o gabarito comentado da prova de Língua Portuguesa do ICMBio.

Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O foco do texto é a crítica à preocupação exagerada e infundada com infraestrutura, que não leva em consideração os benefícios para as cidades e para as pessoas da arborização.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A tipologia predominante no texto é a argumentativa, e não a descritiva. Além disso, o texto questiona os malefícios apontados pelos técnicos, aprontando-os como infundados.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! A arborização pode trazer benefícios estéticos para os ambientes e pode contribuir para a saúde mental das pessoas. Isso, segundo o autor, não é levado em consideração pelos técnicos responsáveis pelo paisagismo urbano.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! A ressalva – observação que visa esclarecer melhor algo – consiste em deixar claro que a perda de árvores não se dá de forma homogênea: áreas nobres continuam arborizadas, diferentemente de regiões menos nobres.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A oração “por serem” é reduzida e tem natureza causal. Ao desenvolvê-la, uma conjunção pertinente é “porque”. Erra o item ao propor a forma separada “por que”, advérbio interrogativo.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Ao se eliminarem as vírgulas, o trecho adjetivo “também conhecidas como sete-copas” deixa de ser explicativo e passa a ser restritivo. Na redação original, todas as castanholas são conhecidas como sete-copas; na reescrita, sem as vírgulas, apenas algumas castanholas são assim conhecidas.

Perceba que o sentido original é prejudicado, mas a correção gramatical é mantida.

Como o item afirma que a correção também é prejudicada, seu gabarito é ERRADO.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Com a mudança proposta, note que os adjetivos “abundante” e “demonizada” modificam o substantivo “espécie”. A correção gramatical é mantida e a lógica (coerência) também.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Nas duas primeiras orações, o sujeito faz menção às árvores de forma geral.
Na última oração, o sujeito de “podem amassar” é “os frutos que podem cair das árvores”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

No primeiro parágrafo, o autor dá a entender que a desigualdade social se reflete na densa arborização das regiões mais nobres contrastando com a retirada de árvores em regiões menos nobres.

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.