
Prezados Alunos,
Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa do TCE RJ.
Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
01) O texto informa que o Oxford English Dictionary define o termo cultura…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A definição aqui apresentada é a do termo “gerenciar”, e não a de cultura.
02) O verbo pronominal imiscuir-se está empregado…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Trata-se de uma das significações de “imiscuir-se”. No contexto lido, entende-se que não devemos nos intrometer nas questões de ordem divina.
03) A ideia principal do texto consiste em mostrar a evolução da noção de cultura…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A ideia de cultura evoluiu, segundo o texto, para uma atividade intencional. Lê-se no 2o parágrafo “O termo ‘cultura’ foi concebido no interior de uma família de conceitos que incluía expressões como ‘cultivo’, ‘lavoura’, ‘criação’- todos significando aperfeiçoamento…”. Dessa forma, o aperfeiçoamento da cultura se deu de forma independente dos conceitos de “gerenciar” e “gerenciamento”. Os conceitos de “gerenciamento” e “gerenciar” são apresentados no texto como importantes conceitos modernos, mas não necessariamente como estágios finais de evolução da ideia de “cultura”.
04) Infere-se do segundo período do texto que, imediatamente após o artigo “as”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: O artigo “as” no período mencionado está determinando o substantivo “regras”.
05) A supressão da vírgula empregada no trecho “homens e mulheres, não mais aceitos…” …
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: O trecho “não mais aceitos…” tem natureza adjetiva explicativa, dando-se a entender que se faz menção a todos os homens e mulheres. Retirando-se a vírgula, o mesmo trecho passa a ter natureza restritiva, dando-se a entender que se faz menção a alguns homens e mulheres. Dessa forma, o sentido original é alterado com a proposta de reescrita.
06) Os adjetivos “maleáveis” e “carentes”…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato, o extenso período retoma como sujeito das orações o termo “homens e mulheres” citado em seu início.
07) O sujeito da oração “teriam de ser guiadas…” …
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! O extenso período retoma como sujeito das orações o termo “as pessoas” citado em seu início. Na primeira oração, o sujeito está explícito; nas demais, oculto.
08) No trecho “podia e devia ser feito…”, os termos “pela educação” e “pelo treinamento” …
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: Embora tenhamos uma construção de voz passiva analítica “podia e devia ser feito”, é razoável pensar que “educação” e “treinamento” são os meios, e não os agentes da ação. Dessa forma, os termos “pela educação” e “pelo treinamento” funcionam sintaticamente como adjuntos adverbiais de meio.
09) De acordo com o texto, o conceito de gerenciar é mais antigo que o termo cultura…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! É o que está explícito nas linhas 37, 38 e 39: “O termo ‘cultura’ apareceu no vocabulário cem anos depois de outro conceito moderno crucial, o de ‘gerenciar’…”.
10) Segundo o texto, a primeira acepção de cultura era relacionada à noção de agricultura…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: Lê-se no 2o parágrafo, a partir da linha 22: “O termo ‘cultura’ foi concebido no interior de uma família de conceitos que incluía expressões como ‘cultivo’, ‘lavoura’ ‘criação’ …”. Nota-se aqui à referência a expressões típicas da agricultura. Na sequência, associa-se o trabalho e o cuidado do agricultor com a semente à formação das pessoas por meio da educação e do treinamento.
11) No trecho “arrastou-se até a porta…”, a substituição da forma verbal “havia” por “teria” não prejudicaria a correção gramatical do texto, mas poderia alterar seu sentido original.
Gabarito: CERTO
Comentários: A forma “havia acontecido” é pretérito mais-que-perfeito composto. Diz respeito a uma ação anterior a outra ação já concluída. Além disso, seu emprego no contexto dá a ideia de que algo de fato aconteceu. Já a forma “teria acontecido” é futuro do pretérito composto. Seu emprego no contexto põe em dúvida se algo de fato ocorreu. A reescrita sugerida mantém sim a correção gramatical, mas, assim interpretada, pode resultar na alteração do sentido original.
12) As forma pronominais “o” e “se”…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Os pronomes “o” e “se” retomam anaforicamente o personagem “Gregor”.
13) O termo “a luz dos postes elétricos…” exerce a função de sujeito…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: No trecho “reinava a escuridão”, o sujeito de “reinava” é “a escuridão”.
14) O emprego de acento agudo nas palavras “elétricos”, “pálidas” e “móveis”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: As palavras “elétricos” e “pálidas” são proparoxítonas e, portanto, acentuadas graficamente. Já “móveis” é paroxítona terminada em ditongo decrescente e, portanto, acentuada. Não se trata da mesma regra, portanto.
15) Em “fazê-lo”, a forma pronominal retoma a noção veiculada pelo verbo “comer”.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Trata-se do pronome demonstrativo “o” (= isso). A expressão “fazê-lo” equivale no contexto a “comer”.
16) Sem prejuízo do sentido original do texto, a expressão “mesmo que” poderia ser substituída por “entretanto”.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A locução “mesmo que” tem valor concessivo. Já “entretanto” é adversativo. A troca sugerida resulta numa mudança de sentido, uma vez que a concessão relativiza (atenua) a ideia de oposição; já a oposição adversativa enfatiza (destaca) a ideia.
17) As emoções de D. Amélia expressas no texto demonstram resignação dessa personagem.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Em certo momento, D. Amélia deixou de lutar e sofrer e passou a aceitar a vida e o destino que tinha. Dessa forma, sua postura de resignação (conformismo, aceitação) se mostra evidente.
18) No trecho “As coisas caminhavam como água de rio…”, o narrador caracteriza…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! A descrição da correnteza levando tudo é uma analogia ao que ocorria na vida daquela família.
19) As orações do período “Não lutou mais, não sofreu mais” estabelecem, entre si, relação lógica de oposição.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A relação lógica é de causa-efeito. Ela não sofria mais, porque deixou de lutar.
20) No trecho “Via Neném no seu jardim, …”, as vírgulas foram empregadas …
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: As vírgulas empregadas se justificam para isolar os termos coordenados entre si “no seu jardim”, “nos seus silêncios” e “na sua paz”.
21) A correção gramatical do trecho “Tinha às vezes vontade…”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: O trecho “dá-lo ordens” está equivocado do ponto de vista gramatical. Note que o verbo “dar” pede objeto direto (dar algo) e objeto indireto (dar a alguém). Na proposta de reescrita, o objeto direto está representado por “ordens”; já o indireto está representado erradamente pelo oblíquo “o”, que apenas atua como objeto direto. Devemos, assim, empregar o pronome “lhe” ou a forma “a ele”, resultando nas construções “dar-lhe ordens” ou “dar a ele ordens” .
22) No trecho “Para que ligar-se a um homem…”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: Não é a voz de D. Amélia no trecho citado, e sim a do narrador.
23) A correção gramatical do trecho “Para que ligar-se…”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentário: Deve-se, no final da proposta de reescrita, empregar a forma “para quê”, com acento tônico no “quê”. Este, no final de frase ou oração, é tônico e exige o acento.
24) Em “ligar-se”, “magoá-la” e “arrancar-lhe”, as formas verbais estão no infinitivo.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! A forma “ligar” está no infinitivo impessoal antecedido de preposição. Já “magoar” e “arrancar” são verbos principais das locuções “viesse a magoá-la” e “(viesse a) arrancar-lhe”.
25) O texto pode ser enquadrado como dissertativo…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! O objetivo principal do texto é explicar no que consiste a judicialização na saúde, quais seus impactos. Apresenta para isso exemplos de situações concretas.
26) De acordo com o texto, o fenômeno da judicialização da saúde …
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: É exatamente o ponto citado no primeiro parágrafo. Há o comprometimento, algumas vezes, de todo o orçamento da saúde de uma localidade, mas é a única forma de prolongar a vida do paciente.
27) Sem prejuízo da correção gramatical do texto, o termo “criou-se” poderia ser substituído pela locução “foi criado”.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: O trecho “criou-se um padrão” está redigido na voz passiva do tipo sintética, caracterizada pela presença do “se” partícula apassivadora. O sujeito paciente é “um padrão”. Fazendo-se a conversão para a voz passiva analítica, obtemos: “foi criado um padrão”.
28) O texto defende o direito da população com doenças…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: O texto não assume tal posicionamento. Seu objetivo principal é apresentar o problema da judicialização da saúde, explicando-o e exemplificando-o.
29) No trecho “a 200 quilômetros…”, seria obrigatório o emprego do sinal indicativo de crase…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A expressão “a cerca de” é resultado da fusão da preposição “a” com a locução prepositiva “cerca de”. Não há fusão de preposição com artigo que justifique o emprego do acento indicador de crase.
30) Do período “Um dos exemplos mais lembrados é o de Santa Catarina”…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Fazendo-se a reescrita, obtemos: “Um dos exemplos mais lembrados é o (exemplo) de Santa Catarina”.
31) No trecho “A preocupação com o impacto…”…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: Trata-se de um dos significados do sufixo “-vel”. Algo justificável é algo passível de justificativa, assim como algo anulável é algo passível de anulação, entre outros exemplos.