José Maria • 06/02/2021
06/02/2021Prezados Alunos,
Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa do TCE RJ.
Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
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– Youtube: /professorjosemaria
01) O texto informa que o Oxford English Dictionary define o termo cultura…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A definição aqui apresentada é a do termo “gerenciar”, e não a de cultura.
02) O verbo pronominal imiscuir-se está empregado…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Trata-se de uma das significações de “imiscuir-se”. No contexto lido, entende-se que não devemos nos intrometer nas questões de ordem divina.
03) A ideia principal do texto consiste em mostrar a evolução da noção de cultura…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A ideia de cultura evoluiu, segundo o texto, para uma atividade intencional. Lê-se no 2o parágrafo “O termo ‘cultura’ foi concebido no interior de uma família de conceitos que incluía expressões como ‘cultivo’, ‘lavoura’, ‘criação’- todos significando aperfeiçoamento…”. Dessa forma, o aperfeiçoamento da cultura se deu de forma independente dos conceitos de “gerenciar” e “gerenciamento”. Os conceitos de “gerenciamento” e “gerenciar” são apresentados no texto como importantes conceitos modernos, mas não necessariamente como estágios finais de evolução da ideia de “cultura”.
04) Infere-se do segundo período do texto que, imediatamente após o artigo “as”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: O artigo “as” no período mencionado está determinando o substantivo “regras”.
05) A supressão da vírgula empregada no trecho “homens e mulheres, não mais aceitos…” …
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: O trecho “não mais aceitos…” tem natureza adjetiva explicativa, dando-se a entender que se faz menção a todos os homens e mulheres. Retirando-se a vírgula, o mesmo trecho passa a ter natureza restritiva, dando-se a entender que se faz menção a alguns homens e mulheres. Dessa forma, o sentido original é alterado com a proposta de reescrita.
06) Os adjetivos “maleáveis” e “carentes”…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato, o extenso período retoma como sujeito das orações o termo “homens e mulheres” citado em seu início.
07) O sujeito da oração “teriam de ser guiadas…” …
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! O extenso período retoma como sujeito das orações o termo “as pessoas” citado em seu início. Na primeira oração, o sujeito está explícito; nas demais, oculto.
08) No trecho “podia e devia ser feito…”, os termos “pela educação” e “pelo treinamento” …
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: Embora tenhamos uma construção de voz passiva analítica “podia e devia ser feito”, é razoável pensar que “educação” e “treinamento” são os meios, e não os agentes da ação. Dessa forma, os termos “pela educação” e “pelo treinamento” funcionam sintaticamente como adjuntos adverbiais de meio.
09) De acordo com o texto, o conceito de gerenciar é mais antigo que o termo cultura…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! É o que está explícito nas linhas 37, 38 e 39: “O termo ‘cultura’ apareceu no vocabulário cem anos depois de outro conceito moderno crucial, o de ‘gerenciar’…”.
10) Segundo o texto, a primeira acepção de cultura era relacionada à noção de agricultura…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: Lê-se no 2o parágrafo, a partir da linha 22: “O termo ‘cultura’ foi concebido no interior de uma família de conceitos que incluía expressões como ‘cultivo’, ‘lavoura’ ‘criação’ …”. Nota-se aqui à referência a expressões típicas da agricultura. Na sequência, associa-se o trabalho e o cuidado do agricultor com a semente à formação das pessoas por meio da educação e do treinamento.
11) No trecho “arrastou-se até a porta…”, a substituição da forma verbal “havia” por “teria” não prejudicaria a correção gramatical do texto, mas poderia alterar seu sentido original.
Gabarito: CERTO
Comentários: A forma “havia acontecido” é pretérito mais-que-perfeito composto. Diz respeito a uma ação anterior a outra ação já concluída. Além disso, seu emprego no contexto dá a ideia de que algo de fato aconteceu. Já a forma “teria acontecido” é futuro do pretérito composto. Seu emprego no contexto põe em dúvida se algo de fato ocorreu. A reescrita sugerida mantém sim a correção gramatical, mas, assim interpretada, pode resultar na alteração do sentido original.
12) As forma pronominais “o” e “se”…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Os pronomes “o” e “se” retomam anaforicamente o personagem “Gregor”.
13) O termo “a luz dos postes elétricos…” exerce a função de sujeito…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: No trecho “reinava a escuridão”, o sujeito de “reinava” é “a escuridão”.
14) O emprego de acento agudo nas palavras “elétricos”, “pálidas” e “móveis”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: As palavras “elétricos” e “pálidas” são proparoxítonas e, portanto, acentuadas graficamente. Já “móveis” é paroxítona terminada em ditongo decrescente e, portanto, acentuada. Não se trata da mesma regra, portanto.
15) Em “fazê-lo”, a forma pronominal retoma a noção veiculada pelo verbo “comer”.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Trata-se do pronome demonstrativo “o” (= isso). A expressão “fazê-lo” equivale no contexto a “comer”.
16) Sem prejuízo do sentido original do texto, a expressão “mesmo que” poderia ser substituída por “entretanto”.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A locução “mesmo que” tem valor concessivo. Já “entretanto” é adversativo. A troca sugerida resulta numa mudança de sentido, uma vez que a concessão relativiza (atenua) a ideia de oposição; já a oposição adversativa enfatiza (destaca) a ideia.
17) As emoções de D. Amélia expressas no texto demonstram resignação dessa personagem.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Em certo momento, D. Amélia deixou de lutar e sofrer e passou a aceitar a vida e o destino que tinha. Dessa forma, sua postura de resignação (conformismo, aceitação) se mostra evidente.
18) No trecho “As coisas caminhavam como água de rio…”, o narrador caracteriza…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! A descrição da correnteza levando tudo é uma analogia ao que ocorria na vida daquela família.
19) As orações do período “Não lutou mais, não sofreu mais” estabelecem, entre si, relação lógica de oposição.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A relação lógica é de causa-efeito. Ela não sofria mais, porque deixou de lutar.
20) No trecho “Via Neném no seu jardim, …”, as vírgulas foram empregadas …
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: As vírgulas empregadas se justificam para isolar os termos coordenados entre si “no seu jardim”, “nos seus silêncios” e “na sua paz”.
21) A correção gramatical do trecho “Tinha às vezes vontade…”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: O trecho “dá-lo ordens” está equivocado do ponto de vista gramatical. Note que o verbo “dar” pede objeto direto (dar algo) e objeto indireto (dar a alguém). Na proposta de reescrita, o objeto direto está representado por “ordens”; já o indireto está representado erradamente pelo oblíquo “o”, que apenas atua como objeto direto. Devemos, assim, empregar o pronome “lhe” ou a forma “a ele”, resultando nas construções “dar-lhe ordens” ou “dar a ele ordens” .
22) No trecho “Para que ligar-se a um homem…”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: Não é a voz de D. Amélia no trecho citado, e sim a do narrador.
23) A correção gramatical do trecho “Para que ligar-se…”…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentário: Deve-se, no final da proposta de reescrita, empregar a forma “para quê”, com acento tônico no “quê”. Este, no final de frase ou oração, é tônico e exige o acento.
24) Em “ligar-se”, “magoá-la” e “arrancar-lhe”, as formas verbais estão no infinitivo.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! A forma “ligar” está no infinitivo impessoal antecedido de preposição. Já “magoar” e “arrancar” são verbos principais das locuções “viesse a magoá-la” e “(viesse a) arrancar-lhe”.
25) O texto pode ser enquadrado como dissertativo…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! O objetivo principal do texto é explicar no que consiste a judicialização na saúde, quais seus impactos. Apresenta para isso exemplos de situações concretas.
26) De acordo com o texto, o fenômeno da judicialização da saúde …
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: É exatamente o ponto citado no primeiro parágrafo. Há o comprometimento, algumas vezes, de todo o orçamento da saúde de uma localidade, mas é a única forma de prolongar a vida do paciente.
27) Sem prejuízo da correção gramatical do texto, o termo “criou-se” poderia ser substituído pela locução “foi criado”.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: O trecho “criou-se um padrão” está redigido na voz passiva do tipo sintética, caracterizada pela presença do “se” partícula apassivadora. O sujeito paciente é “um padrão”. Fazendo-se a conversão para a voz passiva analítica, obtemos: “foi criado um padrão”.
28) O texto defende o direito da população com doenças…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: O texto não assume tal posicionamento. Seu objetivo principal é apresentar o problema da judicialização da saúde, explicando-o e exemplificando-o.
29) No trecho “a 200 quilômetros…”, seria obrigatório o emprego do sinal indicativo de crase…
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários: A expressão “a cerca de” é resultado da fusão da preposição “a” com a locução prepositiva “cerca de”. Não há fusão de preposição com artigo que justifique o emprego do acento indicador de crase.
30) Do período “Um dos exemplos mais lembrados é o de Santa Catarina”…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: De fato! Fazendo-se a reescrita, obtemos: “Um dos exemplos mais lembrados é o (exemplo) de Santa Catarina”.
31) No trecho “A preocupação com o impacto…”…
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários: Trata-se de um dos significados do sufixo “-vel”. Algo justificável é algo passível de justificativa, assim como algo anulável é algo passível de anulação, entre outros exemplos.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
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