Gabarito extraoficial SEDF (tarde): questões de Realidade do Distrito Federal

Confira o gabarito extraoficial das questões de Ride do concurso SEDF, das provas que foram aplicadas no turno vespertino. Confira as respostas!

Por

Danuzio Neto
Compartilhe este artigo
Imagem - Gabarito extraoficial SEDF (tarde): questões de Realidade do Distrito Federal

Sou o professor Danuzio Neto (clique aqui para acessar meu Instagram). Apresento a seguir o meu gabarito da disciplina de Realidade do Distrito Federal na prova para professor temporário da SEDF, aplicada em 19/12/2021, no período da tarde.

Espero que tenham gostado da prova. Vamos ao nosso gabarito extraoficial.

A ideia da transferência da capital brasileira para o interior do País é antiga, presente sobretudo no contexto da independência (1822). Apesar de inscrita em constituições republicanas, ela apenas se concretizou no governo JK (1956-1961). No que diz respeito à construção de Brasília e à sua influência para a ocupação de vastas extensões do território até então pouco exploradas, julgue os itens de 21 a 25.

21. Sob a liderança carismática de JK, a construção de Brasília recebeu integral apoio da sociedade, desconhecendo, a rigor, manifestações oposicionistas quando à transferência da capital para o Planalto Central.

Comentários

A construção de Brasília contou com oposição de parte dos políticos, em particular, e da sociedade, em geral. Uma das maiores críticas era em relação ao tamanho dos investimentos necessários diante da situação das contas públicas.

Resposta e

22. Construída em tempo recorde, Brasília pouco interferiu nas contas públicas, já que seu financiamento foi assegurado por volumosas doações privadas, tanto nacionais quanto externas.

Comentários

A construção de Brasília contou com oposição de parte dos políticos, em particular, e da sociedade, em geral. Uma das maiores críticas era em relação ao tamanho dos investimentos necessários diante da situação das contas públicas, tendo em vista que foi o Erário, dependente de financiamentos, quem custeou as obras.

Resposta e

23. Diferentemente do Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa, a ocupação do entorno do Distrito Federal praticamente desconheceu o planejamento urbano, o que explica muitos dos problemas que envolvem a região, como, por exemplo, transporte público, moradia, lazer, saneamento e saúde.

Comentários

Até hoje em dia, as chamadas “cidades-satélites” e o entorno do Distrito Federal vivem situação social bem mais complicada do que a encontrada no Plano Piloto, onde a qualidade de vida e o planejamento urbanístico são de maior qualidade.

Resposta c

24. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) representa uma tentativa oficial de promover o desenvolvimento de áreas que sofrem influência, direta ou indireta, do Distrito Federal.

Comentários

Com essa finalidade, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) conta também com parte de municípios goianos e mineiros.

Resposta c

25. Por ser a sede dos Três Podres (Executivo, Legislativo e Judiciário), o Distrito Federal está constitucionalmente impedido de ter autonomia político-administrativa.

Comentários

O Distrito Federal, constitucionalmente, possui autonomia político-administrativa

Resposta e

todos os cursos
todos os cursos

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
concurso sedf
edital sedf
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.