Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito extraoficial SEDF (tarde): questões de Realidade do Distrito Federal

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Danuzio Neto19/12/2021

19/12/2021

Sou o professor Danuzio Neto (clique aqui para acessar meu Instagram). Apresento a seguir o meu gabarito da disciplina de Realidade do Distrito Federal na prova para professor temporário da SEDF, aplicada em 19/12/2021, no período da tarde.

Espero que tenham gostado da prova. Vamos ao nosso gabarito extraoficial.

A ideia da transferência da capital brasileira para o interior do País é antiga, presente sobretudo no contexto da independência (1822). Apesar de inscrita em constituições republicanas, ela apenas se concretizou no governo JK (1956-1961). No que diz respeito à construção de Brasília e à sua influência para a ocupação de vastas extensões do território até então pouco exploradas, julgue os itens de 21 a 25.

21. Sob a liderança carismática de JK, a construção de Brasília recebeu integral apoio da sociedade, desconhecendo, a rigor, manifestações oposicionistas quando à transferência da capital para o Planalto Central.

Comentários

A construção de Brasília contou com oposição de parte dos políticos, em particular, e da sociedade, em geral. Uma das maiores críticas era em relação ao tamanho dos investimentos necessários diante da situação das contas públicas.

Resposta e

22. Construída em tempo recorde, Brasília pouco interferiu nas contas públicas, já que seu financiamento foi assegurado por volumosas doações privadas, tanto nacionais quanto externas.

Comentários

A construção de Brasília contou com oposição de parte dos políticos, em particular, e da sociedade, em geral. Uma das maiores críticas era em relação ao tamanho dos investimentos necessários diante da situação das contas públicas, tendo em vista que foi o Erário, dependente de financiamentos, quem custeou as obras.

Resposta e

23. Diferentemente do Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa, a ocupação do entorno do Distrito Federal praticamente desconheceu o planejamento urbano, o que explica muitos dos problemas que envolvem a região, como, por exemplo, transporte público, moradia, lazer, saneamento e saúde.

Comentários

Até hoje em dia, as chamadas “cidades-satélites” e o entorno do Distrito Federal vivem situação social bem mais complicada do que a encontrada no Plano Piloto, onde a qualidade de vida e o planejamento urbanístico são de maior qualidade.

Resposta c

24. A criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) representa uma tentativa oficial de promover o desenvolvimento de áreas que sofrem influência, direta ou indireta, do Distrito Federal.

Comentários

Com essa finalidade, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) conta também com parte de municípios goianos e mineiros.

Resposta c

25. Por ser a sede dos Três Podres (Executivo, Legislativo e Judiciário), o Distrito Federal está constitucionalmente impedido de ter autonomia político-administrativa.

Comentários

O Distrito Federal, constitucionalmente, possui autonomia político-administrativa

Resposta e

todos os cursos
todos os cursos

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concurso sedfsedfconcurso sedfedital sedf
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.