Erick Alves • 08/12/2019
08/12/2019Olá pessoal, tudo bem?
Seguem meus comentários às questões de Ética no Serviço Público da prova do IBGE para o cargo de Coordenador Censitário.
A prova foi realizada neste domingo (8/12) e a banca é a FGV.
Vamos lá!
26. (FGV – IBGE 2019) Maria é servidora pública estatutária, ocupante de cargo efetivo de técnico administrativo em determinada autarquia (…)
Gabarito: alternativa “e”
e) ilícita, independentemente de incompatibilidade de horário e do ente federativo a que estiver vinculada a autarquia de seu cargo anterior.
Comentário: A acumulação de cargos e funções públicas, como regra, é vedada, exceto nas hipóteses previstas no art. 37, XVI da CF:
a) dois cargos de professor;
b) um cargo de professor com outro técnico-científico;
c) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;
A situação apresentada no enunciado não se enquadra em nenhuma dessas exceções.
27. (FGV – IBGE 2019) Joaquim, ocupante do cargo de Coordenador Censitário Subárea do IBGE, nunca sofreu qualquer sanção disciplinar (…)
Gabarito: alternativa “b”
b) revele segredo do qual se apropriou em razão do cargo.
Comentário: A resposta está no art. 132 da Lei 8.112/90:
Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:
IX – revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;
As infrações constantes das demais alternativas são puníveis com advertência.
28. (FGV – IBGE 2019) O Código de Ética do servidor público do IBGE estabelece que a dignidade (…)
Gabarito: alternativa “a”
a) Para melhor exercício de sua função pública no IBGE, o servidor deve ter consciência da relevância das informações estatísticas e geocientíficas, a fim de atender ao direito à informação pública de modo imparcial e com igualdade de acesso.
Comentário: A resposta é literal, retirada no item III das Regras Deontológicas do Código de Ética do IBGE:
III – A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. Para melhor exercício de sua função pública no IBGE, o servidor deve ter consciência da relevância das informações estatísticas e geocientíficas, a fim de atender ao direito à informação pública de modo imparcial e com igualdade de acesso. É imprescindível que o servidor do IBGE zele pela qualidade dos processos de produção das informações oficiais, adotando critérios de boas práticas tanto nas atividades finalísticas quanto nas atividades de apoio.
29. (FGV – IBGE 2019) Sobre possíveis condutas do servidor do IBGE, observe as assertivas a seguir (…)
Gabarito: alternativa “e”
e) I, II e III
Comentários:
Todos os itens transcrevem deveres do servidor do IBGE previstos no Código de Ética.
30. (FGV – IBGE 2019) João, Agente Censitário Operacional do IBGE, no exercício de suas funções, deixou de utilizar os avanços técnicos (…)
Gabarito: alternativa “b”
b) censura, cuja fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes.
Comentário: Ao deixar de utilizar, no exercício de suas atribuições, os avanços técnicos e científicos ao seu alcance, João praticou uma conduta vedada no Código de Ética do IBGE.
Os casos de violação ao Código de Ética devem ser levados à Comissão de Ética, que poderá aplicar ao servidor infrator a pena de censura. O Código prevê que os fundamentos da censura devem constar do respectivo parecer, assinado por todos os integrantes da Comissão, com ciência do servidor faltoso.
É isso, pessoal! Espero que nossos alunos tenham ido muito bem!
Abraço!
Erick Alves
Erick Alves
Professor de Direito Administrativo e Controle Externo para concursos há mais de sete anos. É Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2008, aprovado em 6º lugar. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.