José Maria • 07/10/2019
07/10/2019Olá, caros alunos!
Eis o gabarito extraoficial de Língua Portuguesa! Estejamos atentos à divulgação do gabarito oficial pela banca organizadora. Não se preocupem, pois, se for o caso, proporemos recursos cabíveis.
Na torcida pelo sucesso de vocês!
Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
01) Quanto à lógica de coesão de natureza referencial endofórica, é correto afirmar que o sintagma “por toda espécie de gênero de PhDs” (linha 8) é remisso de:
Gabarito: (E) professores (linha 6), engenheiros (linha 7) e psicólogos (linha 8)
Comentários:
Trata-se de uma referência irônica a toda a equipe responsável pela confecção da placa da Prefeitura na Lagoa Rodrigo de Freitas. A expressão “por toda espécie de gênero de PhDs” retoma, portanto, “altos professores”, “engenheiros” e “psicólogos”.
02) Ainda sob a perspectiva da organização textual, é correto afirmar que a expressão “por toda espécie e gênero de PhDs” (linha 8) possui natureza:
Gabarito: (C) anafórica
Comentários:
A própria questão anterior se encarrega de encaminhar a resposta desta. Ora, se a expressão se remete a “altos professores”, “engenheiros” e “psicólogos” – termos anteriormente citados -, é sinal de que ela possui natureza anafórica.
03) Com base na norma culta do português contemporâneo brasileiro, a vírgula após “Prefeitura” (linha 3) introduz:
Gabarito: (D) adjunto adnominal oracional
Comentários:
Leiamos o seguinte trecho:
Paro diante de uma placa da Prefeitura, feita com os maiores cuidados técnicos, …
A oração “feita com os maiores cuidados técnicos” é adjetiva explicativa reduzida de particípio. Sabendo-se que toda oração adjetiva exerce função adjetiva, podemos tratá-la como um adjunto adnominal oracional, que se subdivide em restritivo – sem vírgulas – ou explicativo – com vírgulas.
04) Sob a ótica de natureza sequencial, entende-se que houve adequada correlação na sentença linguística “E, como isso não tem a menor importância, o sol continua nascendo no horizonte. Uma luxo!” (linhas 13 a 15) entre os tempos verbais:
Gabarito: (A) presente do indicativo e presente do indicativo.
Comentários:
Questão muito tranquila!
As formas “tem” e “continua” são flexões de 3ª pessoa do singular do presente do indicativo.
05) Com base nos conceitos de tipo textual, é correto afirmar que há, no texto acima, a predominância de características:
Gabarito: (E) descritivo-narrativas
Comentários:
A sequência de acontecimentos apresentada no texto é marca registrada da tipologia narrativa. Além disso, as várias adjetivações e apresentação de caracterizações fazem a tipologia descritiva estar presente.
06. Com base nos conceitos de gêneros textuais, é correto afirmar que o texto acima é reconhecido como:
Gabarito: (C) crônica, em razão de a partir de um fato cotidiano e de fazer uma reflexão.
Comentários:
De fato! A crônica tem como insumo um fato banal do cotidiano. Seu desenvolvimento leva a um desfecho que propõe ao leitor uma reflexão sobre um tema extraído desse fato observado. No caso, o erro de Português que passou despercebido evidencia a pouca importância dada ao correto emprego da língua. Mesmo com esse erro presente na placa, o “sol continua nascendo no horizonte”.
07. Com base nos conhecimentos técnicos em ortografia oficial, é correto afirmar que a palavra “técnicos” (linha 4) recebe acento gráfico pelo mesmo motivo que:
Gabarito: (B) ínterim
Comentários:
Os vocábulos “técnicos” e “ínterim” são proparoxítonos e, por isso, acentuados graficamente.
08. O excerto “Berro, no português mais castiço do manual do [jornal] Globo: HELP!” (linhas 12 e 13) possui quebra intencional de expectativa, sob a ótica da relação de coerência, entre:
Gabarito: (E) português castiço e HELP.
Comentários:
O adjetivo “castiço” está associado à pureza. Ora, o português castiço é uma referência ao português falado de forma pura, genuína. Com a utilização do estrangeirismo HELP, cria-se uma quebra intencional de lógica, resultando em um efeito irônico na crônica narrativa.
09. Ainda sobre o excerto “Berro, no português mais castiço do manual do [jornal] Globo: HELP!” (linhas 12 e 13) e com base na norma culta do português contemporâneo brasileiro, é correto afirmar que gerou espanto no autor. Esse desvio foi em:
Gabarito: (C) concordância
Comentários:
No trecho “beleza cênica integrada aos contornos dos morros que a cerca”, deveria ser empregada a forma plural “cercam”, para que houvesse concordância com o antecedente “morros” – são os morros que a cercam.
Há, portanto, um problema de concordância verbal.
10. Acerca de seus conhecimentos em redação oficial, é correto afirmar que o vocativo adequado a um texto no padrão ofício destinado ao presidente do Congresso Nacional é:
Gabarito: (A) Senhor Presidente
Comentários:
De acordo com o Decreto 9758/19, de 11 abril de 2019, foram abolidas as formas de tratamento “Excelentíssimo Senhor”. Deve-se empregar a forma “Senhor Presidente”.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Juntamente com o professor Douglas Oliveira, discutimos em uma live alguns passos essenciais para estabelecer uma rotina de estudos eficiente e alcançar a aprovação. Se você não viu a live, vou deixar o link aqui para você assistir: Neste artigo, vou […]
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
O que faz diferença na Hora de estudar para um concurso Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Durante minha trajetória como estudante e depois como professor, notei que existem elementos fundamentais que separam os aprovados dos demais. Esses elementos, que chamo de os 4 pilares da aprovação, […]
Erick Alves • 14 de dezembro de 2024
O que você precisa saber para passar Olá, concurseiro(a)! Aqui é Erick Alves, Auditor do TCU e professor no Direção Concursos. Durante minha jornada como concurseiro e depois como professor, compreendi que a aprovação em concursos públicos exige muito mais do que simples dedicação. Existe uma estrutura indispensável que costumo chamar de os 4 pilares […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.