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Gabarito ISS Fortaleza: Noções de Estratégia, Planejamento e Projetos!

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Jornalismo Direção Concursos17/07/2023

17/07/2023

Olá, pessoal. Aqui é a professora Nicole Oliveira! Neste artigo você vai conferir o gabarito extraoficial da disciplina de Noção de Estratégia, Planejamento e Projetos, do concurso ISS Fortaeza – prova de Auditor.

Vejamos o texto de apoio para responder as questões 35 a 38. 

O recém-criado gabinete de governança corporativa, no âmbito de determina prefeitura municipal, tem como deságio coordenar a elaboração do planejamento estratégico da prefeitura. No intuito de aprimorar o profissionalismo da gestão e pautá-la em práticas consolidadas de gestão, buscou-se um consultor autônomo para orientar o referido gabinete quanto a algumas questões importantes, a fim de que o planejamento seja, de fato, um instrumento relevante para o aprimoramento da gestão da prefeitura. 

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

35. Como se trata de um planejamento estratégico, o gabinete deve buscar construir, de forma detalhada, os objetivos de cada secretaria e departamento, planejando, inclusive, as ações de curto e médio prazo. 

RESOLUÇÃO:

Reparem que como o próprio enunciado da questão aponta, trata-se de um planejamento estratégico, ou seja, aquele planejamento elaborado pelos níveis mais elevados da organização, a cúpula, abordando a organização como um todo. Esse tipo de planejamento é genérico e sintético, não detalha cada secretaria/departamento e tem foco no longo prazo. O examinador tentou confundir vocês trazendo características do planejamento tático, o qual realmente detalha por departamento e é de médio prazo, assim como do operacional, focado nas atividades rotineiras e no curto prazo. 

RESPOSTA EXTRAOFICIAL: Errado

36. A formulação da estratégia de uma instituição, seja ela pública ou privada, deve contemplar uma cuidadosa análise do ambiente em que a organização atua, considerando-se, inclusive, aspectos gerais como a distribuição de renda e o perfil etário da população. 

RESOLUÇÃO:

Exatamente, esses fatores realmente são muito importantes! Imaginem que para prefeitura formular uma política pública, exemplo um auxílio moradia, na definição da estratégia utilizada para implementar essa política é necessário conhecer o público-alvo, analisar todo ambiente externo no qual será implementada. 

RESPOSTA EXTRAOFICIAL: Certo

37. Antes de estabelecer os objetivos estratégicos, o gabinete deve identificar e formular uma clara declaração de missão, bem como compreender e explicitar a visão de futuro estabelecida pelo governo e mapear os valores que norteiam sua atuação. 

RESOLUÇÃO:

Agora complicou um pouco, essa questão é meio problemática… Porque existem visões diferentes autores. 

Chiavenato institui como etapas:

1. Definição dos objetivos: Os objetivos devem especificar os resultados desejados e os pontos finais a que se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários. Aqui então está incluída a definição de missão, visão e valores. 

2. Verificar qual é a situação atual em relação aos objetivos: em contraposição aos objetivos desejados, deve-se avaliar a situação atual; verificar onde se está e o que precisa ser feito.

3. Desenvolver premissas quanto às condições futuras: premissas constituem os ambientes inesperados dos planos em operação. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. 

4. Analisar as alternativas: o quarto passo do planejamento é a busca e a análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos e fazer um plano para alcançá-los.

5. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas: o quinto passo é selecionar o curso então adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão em que se escolhe uma alternativa e abandonam-se as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.

6. Implementar o plano e avaliar os resultados: fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir pelo que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.

Já o autor Djalma de Oliveira elenca como etapas: 

1. Diagnóstico Estratégico: nessa etapa será definida a visão de futuro da organização, valores. A realização da análise interna e externa, assim como dos concorrentes. 

2. Definição da Missão Institucional. 

3. Definição de Instrumentos Prescritivos e Normativos: nessa etapa são definidos os objetivos, assim como os indicadores de desempenho para acompanhamento. 

4. Controle e monitoramento das ações. 

Se a banca tomou por base o autor Djalma de Oliveira, de fato a questão está correta, após o diagnóstico, no qual será definida a visão de futuro e valores e após a definição também da missão institucional, teremos os objetivos da organização. 

Agora, caso ela adote como errado o gabarito, caberá recurso utilizando como base o autor Djalma de Oliveira.

RESPOSTA EXTRAOFICIAL: Certo

38. Para que, de fato, possam nortear a ação da prefeitura, os objetivos estratégicos, ao serem definidos, devem ser, além de específicos e mensuráveis, relevantes para o alcança da missão, não importando se é viável seu alcance. 

RESOLUÇÃO:

Quando um gestor define as metas para a empresa, ele precisa ficar atento para as seguintes características das metas/objetivos: 

Específicas (specific): É importante que a meta estabelecida seja clara e de fácil entendimento para todos os colaboradores, por isso toda meta deve ser específica. Quanto mais detalhe, melhor. Ela não pode ser genérica e abrangente demais.

Mensurável (Measurable): Toda meta também deve ser mensurável, o que significa dizer que deve ser possível medir o resultado para acompanhar o progresso. Afinal, não faz sentido elaborar um plano de ação se não será possível avaliar se ele vem sendo cumprido. 

Atingível (Attainable): Uma meta que não é possível de ser atingida será para sempre apenas um sonho 🤣. Toda meta precisa ser viável, isso não significa dizer que não será desafiadora. Acho que nós concurseiros conseguimos entender perfeitamente esse conceito não é mesmo? 

Relevante (Relevant): Uma meta também precisa ser relevante, isso quer dizer que ela precisa fazer sentido para a realidade do negócio e para os colaboradores. Pensando nisso, cada meta deve ser relevante e ter um impacto direto sobre o negócio para que todos estejam engajados para conquistá-la.

Temporal (Time based): A meta precisa ter um prazo para começar e terminar, a fim de facilitar a análise dos resultados. Quando não há um prazo de tempo pré-estabelecido, a realização das metas fica indefinida e a equipe perde o foco.

Então a banca errou ao dizer que as metas/objetivos não precisam ser viáveis ou possíveis de serem atingidos, alcançáveis. 

Lembrem-se da regrinha do SMART tá?

RESPOSTA EXTRAOFICIAL: Errado

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