
Olá pessoal! Como vão? Seguem comentários objetivos do gabarito Receita Federal com correção extraoficial das questões de Economia, para o cargo de Auditor.
Confira abaixo:
Comentários.
- Incorreta. Se os bens forem substitutos perfeitos, a TMST será constante, mas não necessariamente será igual a -1 (ela pode ser igual a -2, -3, etc).
- Incorreta. Perfeito! A função utilidade seguiria o seguinte formato: U = aX + bY
- Incorreta. Como os bens são substitutos, eles são concorrentes entre si. O consumidor não precisa consumir os dois necessariamente.
- Incorreta. Esta é a função para bens complementares.
- Incorreta. Isso é característica dos bens complementares.
Gabarito Preliminar: B
Comentários:
- Incorreta. Este seria o caso se estivéssemos em concorrência perfeita (não em monopólio).
- Incorreta. A produção se dará no ponto em que Rmg = Cmg (lembre que a receita marginal e o custo marginal já são derivadas da receita e do custo total. A alternativa nos induz a fazer essa derivada uma segunda vez, o que não tem nada a ver).
- Correta. Perfeito! Quanto mais inelástica for a demanda, mais a curva de demanda será vertical, o que ai fazer com que a distância entre P e Cmg aumente.
- Incorreta. Uma demanda perfeitamente elástica é característica da concorrência perfeita. Mesmo neste caso, o preço não seria 0.
- Incorreta. O monopolista NÃO ATUA no trecho onde a curva de demanda é inelástica.
Gabarito: C
Comentários – gabarito Receita Federal:
A melhor forma de resolver esta questão é por tentativa e erro. Para que um jogador ganhe, é necessário que ele escolha um número que seja metade da média.
Se pegarmos a alternativa B, por exemplo, os jogadores escolhem 50 cada um.
Pegando a média dos dois, teremos: (50+50)/2 = 100/2 = 50.
Ou seja, a média será 50.
Calculando a metade da média, chegamos ao número 25.
Ou seja, repare que algum jogador ganharia se ele escolhesse 25, mas ambos escolheram 50, e este jogo não tem nenhum ganhador.
Fazendo o mesmo raciocínio para as alternativas C, D e E, veremos que nenhuma dessas alternativas apresenta nenhum ganhador do jogo.
Mas quando fazemos o cálculo para a alternativa A (0,0) ambos os jogadores ganham. Por isso, esta será a escolha de cada jogador, levando ao equilíbrio de Nash.
Gabarito: A
I – Correto. Para transformarmos o PIBpm em PNLcf, precisamos fazer as transformações indicadas.
Ao tirar a depreciação, transformamos o PIBpm em PILpm
Ao subtrairmos os impostos indiretos e somarmos os subsídios, transformamos o PILpm em PIlcf.
Por sim, ao subtrairmos a RLEE, transformamos o PILcf em PNLcf.
Ii – Correto. Fórmula clássica para calcular a Renda Pessoal Disponível.
III – Correto. Fórmula clássica para calcular a poupança externa.
Assim, as três estão corretas.
Gabarito: E
Comentários – gabarito Receita Federal:
- Correta. O déficit nominal leva em consideração todas as receitas e despesas do governo (incluindo os juros nominais). O termo i.B nos dará os juros nominais que o governo deve por emitir títulos públicos. Ou seja, estamos considerando as receitas e despesas não financeiras (G e T) e também os juros nominais (iB).
- Correta. O déficit operacional excluir a correção monetária (exclui a inflação). Enquanto o iB nos dá os juros nominais, a expressão rB da alternativa nos dá os juros reais (excluída da inflação). Tudo certo por aqui.
- Incorreta. A NFSP nominal pode ser calculada pelo critério abaixo da linha, o que ocorre pela variação da dívida líquida do governo. Segundo o enunciado, B é o estoque de títulos públicos do governo. Dessa forma, a variação de B nos daria a variação do estoque de títulos públicos do governo, o que representaria a dívida bruta. Para chegar a dívida líquida, precisaríamos excluir os créditos que o governo tem a receber, mas isso não tem nada a ver com as emissões monetárias (que é um passivo do Banco Central e não um crédito que o governo tem a receber).
- Correto. Embora a expressão entre parênteses possa assustar um pouco, ela não nos diz nada demais.
Vamos lá:
NFSP primário = G – T + iB – [(1+r)(1+ n) -1]B.
A expressão ((1+r)(1+ n)) é utilizada para incorporar a inflação (n) à taxa real de juros ( r). Ou seja, estamos transformando a taxa real de juros em taxa nominal de juros. Dessa forma, a expressão (1+r)(1+ n) é igual a (1+i).
Assim
NFSP primário = G – T + iB – [(1+i) -1]B.
NFSP primário = G – T + iB – [1+i -1]B.
NFSP primário = G – T + iB – [i]B.
NFSP primário = G – T + iB – iB
NFSP = G-T
Ou seja, repare que o terceiro termo da alternativa (iB) cancela com todo o termo entre parênteses, o que significa que, no final , chegaremos ao conceito de déficit primário, segundo o qual temos a diferença entre gastos não financeiros e receitas não financeiras.
- Correto. Definição correta de déficit primário.
Gabarito: C