Paulo Ferreira • 08/02/2020
08/02/2020Olá pessoal! Tudo bem?
Segue a prova de Economia da SEFAZ-AL, Auditor Fiscal, comentada!
Prova super tranquila (só os resumos direcionados que colocamos nas aulas já respondiam todas as questões!)
Partiu!
85 – A elevação da taxa de juros básica de juros da economia (SELIC) concomitantemente à diminuição das taxas de recolhimento compulsório sobre depósitos à vista reduz a liquidez e, em consequência, a inflação corrente.
Comentários:
Questãozinha da nossa aula 09!
Ao elevar a taxa de juros, o Bacen aumenta o preço da moeda e, portanto, faz com que os bancos emprestem menos recursos, o que diminui a quantidade de moeda na economia, diminuindo a liquidez disponível.
No entanto ao diminuir a taxa de recolhimento compulsório, o Bacen permite que os bancos emprestem mais, o que aumenta a liquidez na economia.
Repare que a segunda hipótese AUMENTA a liquidez na economia, o que faz com que o item seja errado.
Gabarito: ERRADO
86 – A demanda por moeda depende, positivamente, do nível de transações econômicas e, negativamente, da taxa de juros real.
Comentários:
Outra questão da aula 09!
Como vimos em aula, há variáveis com as quais a demanda por moeda se relaciona de forma direta (uma sobe a outra sobe também) e com as quais a demanda se relaciona de forma indireta (uma sobe a outra cai).
No caso em questão, as transações econômicos se relacionam diretamente com a demanda por moeda e a taxa de juros se relaciona negativamente com a demanda por moeda.
Ou seja, quanto maior o número de transações econômicas, maior a demanda por moeda. Diferentemente, quanto maior a taxa de juros, MENOR a demanda por moeda.
Gabarito: Certo
87 – As operações de mercado aberto contracionistas levam a uma diminuição do preço dos títulos e a um aumento da taxa de juros.
Comentários:
As operações de mercado aberto são as compras e vendas de títulos públicos que o Bacen faz no mercado.
Se essas operações forem contracionistas, isso significa que o Bacen está vendendo títulos e pegando dinheiro. O impacto disso é que o Bacen retira dinheiro da economia, fazendo com que a taxa de juros suba.
Além disso, como o banco central está aumentando a oferta de títulos ao vender mais, o preço desses títulos, naturalmente, cai.
Gabarito: Certo
(Para as questões 88 e 89) Em determinado mercado com participação de 100 empresas, em concorrência perfeita, a função de custo total (CT) e a curva de demanda (Qd) pelo bem B são definidas pelas funções Qd = 1.000 – 10P e CT = 50 + 4q + q², em que Qd = quantidade demandada no mercado; P = preço do bem; q = quantidade ofertada por cada empresa.
88 – As empresas maximizarão os lucros quando o custo marginal for correspondente a 20 unidades monetárias.
Comentários:
A questão nos deu a demanda do mercado, mas nos deu a função custo total de CADA UMA DAS FIRMAS. Assim, para podermos chegar ao equilíbrio de mercado, precisamos descobrir qual a oferta de mercado.
Na concorrência perfeita, a curva de oferta da firma é a curva de Custo Marginal.
Assim, pegando a função Custo Total e derivando (para achar o Cmg), temos:
CT = 50 + 4Q + Q2
Cmg = 2Q + 4
Esse é o Cmg da firma. Como o equilíbrio da concorrência perfeita ocorre quando P = Cmg, podemos, tranquilamente, substituir Cmg por P. Assim:
P = 2Q + 4
Isolando Q, temos:
Q = (P – 4)/2
Q = -2 + 0,5P
Essa vai ser a função de oferta individual da firma. Para encontrar a curva de oferta do mercado como um todo, precisamos multiplicar a quantidade produzida (Q) por 100, já que são 100 empresas no mercado. Ficará assim:
100.Q = -2.100 + 0,5P.100
Só que 100.Q chamaremos de uma coisa só, que é a oferta de mercado (Qm). Assim, a oferta de mercado será:
Qm = -200 + 50P
Para achar o preço de mercado, basta igualarmos com a demanda de mercado. Assim:
– 200 + 50P = 1000 – 10P
-200 – 1000 = -10P – 50P
– 1200 = -60P
P = 20
Portanto, o preço de equilíbrio será igual a 20 (questão 29 errada).
Como, na concorrência perfeita, o Cmg = P.
Se o preço de equilíbrio é 20, o Cmg também será igual a 20.
Gabarito: Certo
89 – O preço de equilíbrio desse mercado corresponde a 8 unidades monetárias.
Comentários:
Como vimos na questão anterior, o preço de equilíbrio será igual a 20.
Gabarito: Errado
É isso! Esperamos que tenham ido bem!
Um abraço!
Jetro Coutinho e Paulo Nunes
Paulo Ferreira
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 1 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Jornalismo Direção Concursos • 1 de novembro de 2024
Você já ouviu falar de concurso público? A maioria das pessoas com certeza responderia que sim! Mesmo que sendo muito comentado, concurseiros iniciantes ainda tem dificuldades em alguns aspectos que podem parecer simples mas podem ser mais complicados em determinados editais! Uma dúvida popular é como se inscrever! O que pode parecer fácil em um primeiro momento […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.