Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito TJ AM – Português – Assistente Judiciário

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria13/10/2019

13/10/2019

E você sabia que foi lançado o edital do TJ PA? É a mesma banca e são diversos cargos. Veja mais aqui:

Olá, caros alunos!

Eis o gabarito extraoficial de Língua Portuguesa! Estejamos atentos à divulgação do gabarito oficial pela banca organizadora. Não se preocupem, pois, se for o caso, proporemos recursos cabíveis.

Na torcida pelo sucesso de vocês!

Professor José Maria

Instagram: @professorjosemaria

Vamos aos comentários:

01. A terceira onda renovatória restringe tipos de acesso à justiça garantidos na segunda onda renovatória.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Lê-se no segundo parágrafo: “A segunda onda renovatória enfrentou os desafios de tornar o processo judicial acessível a interesses coletivos, de grupos indeterminados, e não apenas limitado a ser um instrumento de demandas individuais”.

Lê-se no terceiro parágrafo: “A terceira onda encorajou uma ampla variedade de reformas na estrutura e na organização dos tribunais, o que possibilitou a simplificação dos procedimentos e, consequentemente, do processo”.

Vê-se que a segunda e a terceira onda possuem objetivos distintos, não tendo esta a finalidade de restringir acessos garantidos por aquela. A finalidade da terceira onda foi de simplificar procedimentos, ao passo que a segunda visava a garantir acesso a grupos indeterminados.

02. Virtualização e celeridade são atributos da quarta onda renovatória.

Gabarito Extraoficial: CERTO

É exatamente o que se afirma no trecho: “Hoje, na quarta onda renovatória, a chamada revolução digital e suas mudanças rápidas aceleraram a engrenagem judicial. Esse processo de transição do analógico para o digital não se resume apenas à virtualização dos tribunais…”.

03. A ampliação do acesso à justiça no Brasil é um processo que se iniciou com a revolução digital.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A ampliação do acesso à justiça teve seu início já com a primeira onda renovatória. É o que se lê no trecho: “Na primeira onda renovatória, buscou-se superar as barreiras econômicas do acesso à justiça…”.

04. As ondas renovatórias estão estreitamente relacionadas com a criação e modificação de leis para implementar a popularização do acesso à justiça.

Gabarito Extraoficial: CERTO

A primeira onda renovatória teve como um dos marcos legais a Lei no 1060, de 1950. Já a segunda onda, a Lei de Ação Civil Pública e o Código de Defesa do Consumidor.

Além da criação de dispositivos legais, o texto menciona ter havido mudanças na legislação, como se pode ler no seguinte trecho: “Para tornar efetivo esse direito fundamental e popularizá-lo, foram feitas várias mudanças na lei ao longo dos anos”.

05. A primeira onda renovatória caracteriza-se pela busca da promoção do acesso à justiça para os mais desfavorecidos economicamente.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! É o que se afirma em: “Na primeira onda renovatória, buscou-se superar as barreiras econômicas do acesso à justiça. No Brasil, as medidas para garantir a assistência judiciária a quem não pode arcar com as custas de um processo ou ser assistido por …”.

06. A segunda onda renovatória é marcada pelo estímulo à participação dos cidadãos para a reivindicação democrática de interesses coletivos.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! A segunda onda visava ao atendimento a interesses coletivos, como se afirma em: “A segunda onda renovatória enfrentou os desafios de tornar o processo judicial acessível a interesses coletivos…”.

Já o estímulo à participação dos cidadãos para a reivindicação desses direitos pode ser inferida a partir do trecho: “Para assegurar a tutela dos direitos difusos, que dizem respeito à sociedade em geral, foram criados instrumentos para estimular a democracia participativa“.

07. Como o texto elenca fatos ocorridos ao longo da história da justiça brasileira, é correto classificá-lo como predominantemente narrativo.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O objetivo principal do texto não é contar uma história, mas sim falar sobre os desafios da justiça no sentido de tornar-se cada vez mais acessível às pessoas.

A divisão nas quatro ondas renovatórias visam a detalhar como se deu a evolução desse acesso ao longo do tempo. Serve, pois, como desenvolvimento para o tema apresentado no primeiro parágrafo.

Trata-se de um texto predominantemente expositivo, em que o relato e a descrição dos fatos estão subordinados ao objetivo principal do texto, que consiste em discorrer acerca de uma temática.

08. A inserção do sinal indicativo de crase em “a quem” (l.3) não comprometeria a correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A crase em “a quem” comprometeria sim a correção gramatical, haja vista que o pronome relativo “quem” não solicita artigo definido feminino. O “a” antes de “quem” é apenas uma preposição, requerida pela regência de “acessível”.

09. A expressão “esse direito fundamental” (l.8) refere-se a “o acesso à justiça” (l.4).

Gabarito Extraoficial: CERTO

Vejamos o seguinte trecho:

De um modo amplo, o acesso à justiça significa a garantia de amparo aos direitos do cidadão por meio de uma ordem jurídica justa e, caso tais direitos sejam violados, a possibilidade de ele buscar a devida reparação. Para tornar esse direito fundamental (o acesso à justiça) e popularizá-lo, foram feitas mudanças na lei ao longo dos anos.

10. A correção gramatical do texto seria preservada caso se inserisse a preposição “a” imediatamente após “atende” (linha 19) – atende a.

Gabarito Extraoficial: CERTO

O verbo “atender” é um verbo que admite duas regências, sem alterar o sentido original. Pode ser empregado como transitivo direto ou como transitivo indireto introduzido pela preposição A.

Essa informação constava na Aula 07, do nosso curso em PDF:

11. A eliminação da vírgula empregada imediatamente após “difusos” (l. 25) não comprometeria a correção gramatical do texto, mas alteraria os seus sentidos originais.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Observemos o trecho: “Para assegurar a tutela dos direitos difusos, que dizem respeito à sociedade em geral…“.

A oração “que dizem respeito à sociedade em geral” é adjetiva explicativa, o que dá a entender que TODOS os direitos difusos dizem respeito à sociedade em geral.

Retirando-se as vírgulas, a oração se torna adjetiva restritiva, dando a entender que apenas ALGUNS direitos difusos dizem respeito à sociedade em geral.

Isso posto, a alteração sugerida mantém a correção gramatical, mas altera o sentido original.

12. No trecho “A terceira onda encorajou uma ampla variedade de reformas na estrutura e na organização dos tribunais” (l.32 e 33), o verbo “encorajar” tem o mesmo sentido de “incentivar”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Trata-se de verbos sinônimos, levando em consideração o contexto lido.

13. O vocábulo “que” (l.29) poderia ser substituído por o qual, sem alteração dos sentidos e da correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Observemos o seguinte trecho:

Os principais avanços ocorreram com a entrada em vigor da Lei da Ação Civil Pública, em 1985, e do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, que, conjuntamente, formaram o microssistema…

O pronome relativo “que” está retomando “Lei da Ação Civil Pública” e “Código de Defesa do Consumidor”. Uma evidência disso é o emprego logo na sequência do advérbio “conjuntamente” e da flexão de verbo plural “formaram”.

Dessa forma, a substituição possível, visando a manter a correção, seria dada pelo relativo “os quais”, e não “o qual”, como sugerido pelo item.

14. O autor levanta argumentos para defender a ideia de que a quarta onda renovatória supera as anteriores.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Não há por parte do autor uma hierarquização entre as ondas renovatórias. O que ele afirma é que a quarta onda, diferentemente das anteriores, está relacionada aos avanços tecnológicos. Isso não quer dizer que seja melhor ou mais importante que as demais, que também deram sua contribuição para o acesso à justiça.

gabaritoGabaritosconcurso tj amconcurso tjamgabarito tj amgabarito tj am nível médiogabarito tj am portuguêsgabarito tjamgabarito tjam nível médio
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.