
E você sabia que foi lançado o edital do TJ PA? É a mesma banca e são diversos cargos. Veja mais aqui:
Olá, caros alunos!
Eis o gabarito extraoficial de Língua Portuguesa! Estejamos atentos à divulgação do gabarito oficial pela banca organizadora. Não se preocupem, pois, se for o caso, proporemos recursos cabíveis.
Na torcida pelo sucesso de vocês!
Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
Vamos aos comentários:
01. Desde 1996, o criptógrafo Nick Szabo defende a ideia de que sistemas legais, sem alteração de sua essência, podem ser aperfeiçoados com recursos da tecnologia da informação.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
No primeiro parágrafo do texto, lê-se: “Em 1996, … o criptografo Nick Szabo predizia…”.
Já no terceiro parágrafo, lê-se: “Szabo propôs os contratos inteligentes na década de 90…”.
Szabo, portanto, fez a proposta dos contratos inteligentes em 1996, não significando que ele a vem propondo desde então, o que torna o item ERRADO.
02. Os contratos inteligentes diferem dos contratos legais clássicos, entre outras razões, por não utilizarem linguagem imprecisa.
Gabarito Extraoficial: CERTO
No segundo parágrafo, o autor caracteriza a linguagem empregada nos contratos legais com que trabalham os advogados como frequentemente imprecisa e ambígua. Tais problemas não são encontrados nos contratos inteligentes, segundo o texto.
03. A tecnologia abre possibilidades para que os contratos sejam cumpridos em função da ação rápida de advogados.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Segundo o texto, os contratos inteligentes são fielmente cumpridos, por serem claros e objetivos, não dando margem a dúvidas e contestações. Além disso, o texto dá a entender que gastos com advogados serão minimizados com a adoção de tal instrumento.
04. As soluções de aperfeiçoamento de contratos legais baseadas em tecnologia da informação tornam mais dispendioso o acompanhamento do cumprimento das cláusulas contratuais.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O texto dá a entender que os contratos inteligentes são cumpridos de forma automática, sem a necessidade de intervenção pelas partes ou assistência de advogados. Isso implica um menor dispêndio com o acompanhamento do cumprimentos das cláusulas contratuais.
05. O texto indica dois desafios para a implantação dos contratos inteligentes: a falta de desenvolvimento de pesquisa na área da economia compartilhada e o ambiente regulatório do setor.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
De fato a regulação do setor é um dos desafios. No entanto, o segundo desafio não seria a falta de pesquisa. O texto cita até um exemplo de empresa que pesquisa soluções de compartilhamento – a Slock.it.
O outro desafio citado pelo texto se refere à necessidade de desenvolver infraestrutura para tornar exequíveis os contratos inteligentes. Isso não significa que não haja pesquisas nesse sentido.
06. Infere-se do texto que Nick Szabo somente concretizou sua proposta de contratos inteligentes em 2014.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O que foi concretizado em 2014 foi a ideia de Szabo, que permaneceu no papel até essa data.
O agente da concretização dessa ideia, segundo o texto, foi Vitalik Buterin, criador do Ethereum.
07. Conforme o último parágrafo do texto, ainda não há certeza de que carros, casas e outros ativos da economia compartilhada realmente vão interagir com a rede universal de compartilhamento desenvolvida pela Slock.it.
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! Lê-se no último parágrafo: “A empresa Slock.it desenvolve uma rede universal de compartilhamento (…), na qual, ESPERA-SE, vão interagir carros, casas e outros ativos da economia compartilhada“.
Como se pode ver, trata-se de uma expectativa, o que sugere incerteza.
08. O segmento “E tudo ocorre em uma rede descentralizada de computadores” e expressa conclusão no parágrafo em que aparece.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O conector “E” é meramente aditivo. É possível substituí-lo por “Além disso”.
09. Infere-se das informações do terceiro parágrafo do texto que o segmento “Foi bloqueada” refere-se a “chave digital”.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O sujeito de “Foi bloqueada” é “a porta (do automóvel)”.
10. Embora o texto seja predominantemente dissertativo, seu terceiro parágrafo é essencialmente narrativo.
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! Temos um texto com uma temática bem definida: os contratos inteligentes e sua aplicabilidade na justiça do futuro. O texto discorre sobre a natureza desse instrumento, suas possíveis aplicações, seus benefícios e desafios existentes.
No 3o parágrafo, o autor apresenta uma sucessão de fatos e personagens visando a detalhar a evolução dos contratos inteligentes. A presença de sequência temporal e de personagens torna esse parágrafo essencialmente narrativo.
11. A correção gramatical do texto seria mantida se o vocábulo “porque” fosse substituída por por que.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O conector “porque” possui natureza explicativa. Trata-se de uma conjunção. Não seria possível substituí-la pela forma “por que” – pronome interrogativo ou preposição “por” acompanhada de relativo “que”.
12. A inserção do sinal indicativa de crase em “a interpretações” ocasionaria erro gramatical no texto.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Entende-se que a proposta de reescrita seria simplesmente acrescentar o sinal indicativo de crase no “a” existente, sem fazer quaisquer alterações adicionais. O resultado – “à interpretações” – não estaria de acordo com a norma culta, haja vista que não se emprega crase singular antes de plural.
13. A substituição da forma verbal “estaria” por “estava” não modificaria os sentidos originais do texto.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
A forma verbal “estaria”, flexionada no futuro do pretérito do indicativo, transmite a ideia de evento posterior a um passado ou a ideia de futuro incerto.
Já a forma “estava”, flexionada no pretérito imperfeito do indicativo, dá a entender que se trata um evento do passado habitual, que ocorreu algumas vezes.
Muda-se, dessa forma, o sentido original!
14. As vírgulas empregadas logo após as expressões “Uma manhã” e “Minutos depois” justificam-se pela mesma regra de pontuação.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Os termos “Uma manhã” e “Minutos depois” expressam a ideia de tempo. Trata-se de adjuntos adverbiais deslocados da ordem direta e, devido a isso, isolados por vírgulas. Lembremo-nos de que, como se trata de adjuntos adverbiais de pequena extensão, tais vírgulas são facultativas.