
Boa tarde Galerinha,
A prova discursiva (redação) do TJ CE para Técnico da área judiciária veio bem no padrão que treinamos em nossas aulas. Quem fez os cursos com correção com certeza se saiu bem.
A FGV tem o costume de apresentar uma pergunta ao final da apresentação do tema. Ela serve de norte para a sua redação.
“O que fazer para acabar com essa impossibilidade lógica em que se chocam o protesto generalizado de todos e aquilo que somos em nossa vida coletiva?”
O tema a ser trabalho era “o paradoxo dos brasileiros”. Se você observou bem o texto apresentado ele já te dava dicas de caminhos a serem seguidos.
Na introdução você deve apresentar a tese que defenderá. Ex: O brasileiro tem o costume de “terceirizar” a culpa dos problemas de nossa nação. A culpa sempre é do vizinho, do político, do empresário rico, do pobre que assalta alguém. Se o Brasil é a soma de cada indivíduo, a vida coletiva passa por cada brasileiro e todos são responsáveis pelo resultado do País.
Em seguida você apresentaria argumentos para sustentar a sua tese. Ex: trabalhar o conflito entre ser moralmente correto em uma sociedade imoral; a questão do “carona”, deixar para que os outros resolvam os problemas; demonstrar que não existe o outro, somos todos os “outros” de alguém; a importância de cada uma fazer a sua parte; etc.
Por fim, lembrar de trazer na conclusão propostas de intervenção para responder à pergunta feita. Ex: cada um fazer a sua parte independente da ação do próximo; sermos moralmente corretos; sem concessões e “jeitinhos” etc.
Obs. O Direção oferecerá o serviço de Recurso para a prova discursiva, caso vocês precisem de ajuda especializada.
Um grande abraço.
Professor Sérgio Varella (Coordenador de Discursivas e Recursos)