Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Teoria do grid gerencial, tema da liderança importante para concursos públicos.

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marcelo Soares26/08/2022

26/08/2022

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar dois convites especiais, de acordo com a sua necessidade.

Se você gosta de praticar com questões comentadas gratuitas, sugiro que conheça o Administração faixa preta, que é o maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. São mais de 500 questões!!! Além das questões, você tem áudios e videoaulas exclusivas.

Se você acha Administração muito subjetiva, sugiro que me acompanhe lá no Instagram (@profmarcelosoares). Por lá, eu posto algumas dicas, esquemas e exemplos que vão te mostrar que a Administração faz parte do nosso dia a dia e que você pode superar SIM esse sentimento de subjetividade ao entender melhor os conceitos e as fontes das bancas organizadoras. Entra lá e me manda uma mensagem com sua maior dificuldade, ok?

Pois bem. Feito os convites, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre a teoria do Grid Gerencial de Blake Mouton.

Blake e Mouton perceberam que existiam gradações (níveis) distintos na orientação para tarefa e na orientação para pessoas. Um líder nem sempre era totalmente orientado para tarefas ou totalmente orientado para pessoas conforme proposto pela Teoria Bidimensional. Assim, era necessário criar um modelo que conseguisse retratar esses níveis distintos.

De forma semelhante à Teoria Bidimensional a Teoria do Grid baseia-se em duas variáveis: foco nas pessoas e o foco nas tarefas. Entretanto, Blake e Mouton propõe que esse foco pode ser mensurado em uma escala de 1 a 9. O foco máximo seria representado pelo 9 e o foco mínimo é representado pelo 1.

Dessa forma, ao avaliar o comportamento de um líder, Blake e Mouton atribuíam um valor (1 a 9) para o foco nas pessoas e um valor (1 a 9) para o foco nas tarefas e, posteriormente, representavam esse líder dentro de um grid, conforme exemplo abaixo:

Observe que eu destaquei alguns pontos de referência no grid. Esses pontos são destacados e caracterizados dentro da pesquisa de Blake e Mouton da seguinte forma:

Dessa parte do conteúdo é importante que você memorize a nomenclatura, as características de cada uma delas e que a liderança de equipes é o estilo ideal (foco em pessoas e produção). Uma pegadinha recorrente em provas propõe que o estilo ideal seria o líder meio termo. Fique atento!

Vamos fixar com algumas questões?

FGV – TJ-SC – Analista Administrativo – 2018)

Em uma organização, cinco gerentes foram avaliados de acordo com o instrumento conhecido como grade (ou grid) gerencial, proposto por Blake e Mouton, que analisa comportamentos de liderança com base em duas dimensões: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. Os resultados da avaliação estão apresentados abaixo:

Cada gerente está representado pela letra G, seguido de um número de identificação, de 1 a 5.

De acordo com o modelo proposto por Blake e Mouton, é correto afirmar que:

a) G2 é o líder meio-termo, considerado o estilo de liderança menos eficaz pelo modelo;

b) G4 tem um estilo de liderança mais voltado para as necessidades dos funcionários do que G1;

c) G5 tem o estilo de liderança conhecido como líder de tarefa, considerado o menos eficaz pelo modelo;

d) G3 tem o estilo de liderança conhecido como líder de equipe, considerado o mais eficaz pelo modelo;

e) dentre os cinco gerentes, G1 é o líder mais próximo do estilo conhecido como negligente.

COMENTÁRIO:

Vamos analisar as alternativas.

Alternativa A. Errado.  G2 realmente é o líder meio-termo, mas não é o estilo menos eficaz. Através da imagem podemos perceber que o estilo menos eficaz é o G4, apresentando a mais baixa das escalas. Esse estilo de liderança possui um grau mínimo de esforço do líder tanto para tarefas quanto para pessoas.

Alternativa B. Errado. Pelo contrário, o estilo G4 está em maior grau de escala com relação a preocupação com as pessoas.

Alternativa C. Errado. A liderança G5 é o gerenciamento de tarefas com a maior escala para tarefas (9) mas não é o menos eficaz, sendo esse o G4.

Alternativa D. Certo. O líder G3 é conhecido como líder integrador e os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

Alternativa E. Errado.  A liderança G1 é conhecido como líder simpático e concentra todas as energias em atender as necessidades das pessoas. Cria-se um ambiente agradável e confortável para o ritmo de trabalho.

FGV – IBGE – Agente Censitário Municipal e Supervisor –  2017)

A figura abaixo representa um instrumento conhecido como grid gerencial, proposto por Blake e Mouton.

As letras A, B, C, D e E representam os cinco principais estilos de liderança identificados pelo modelo de Blake e Mouton. Sobre esses tipos de liderança, é correto afirmar que:

a) C é o líder negligente, orientado para as necessidades dos funcionários e para a promoção de um ambiente amigável;

b) D é o líder de equipe, voltado para a produção e o atingimento de objetivos;

c) E é o líder meio-termo, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo;

d) B é o líder de equipe, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo;

e) A é o líder orientado para pessoas, considerado o estilo de liderança mais eficaz pelo modelo.

COMENTÁRIO:

Vamos analisar as alternativas.

Alternativa A. Errado. C é o líder negligente, mas é aquele que abdica de seu papel de liderança, exercendo um esforço mínimo para justificar sua permanência na organização (gerência empobrecida).

Alternativa B. Errado. D é o líder de tarefa, esse tipo de liderança é orientado para a produção e eficiência das operações, defende a interferência mínima do elemento humano nas atividades organizacionais (gerência autoritária ou de tarefas).

Alternativa C. Errado. É o líder meio termo, possui a característica de ser moderadamente orientado para as pessoas e a produção, procura um equilíbrio entre a satisfação das pessoas e as necessidades de produção (gerência de meio-termo). Não é o estilo de liderança mais eficaz.

Alternativa D. Certo. B é o líder de equipe, esse estilo de liderança é simultaneamente orientado para as pessoas e a produção, procura o comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais e desenvolve relações de confiança e respeito com os subordinados (gerência em equipe). É o estilo de liderança mais eficaz, uma vez que proporciona maior desempenho, maior satisfação, menor absenteísmo e menor rotatividade

Alternativa E. Errado. A é o líder de pessoas, esse estilo de liderança é orientado para as necessidades dos funcionários, promove um ambiente amigável e um ritmo de trabalho confortável (gerência de clube de campo). Não é o estilo de liderança mais eficaz.

GABARITO: D

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube. Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.

Administração para concursosblake e moutongrid gerencialLiderança
Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.