Internet, intranet, extranet, rede local: não erre mais

por: Victor Dalton | maio 27 2019 | Direção Concursos, Espaço Concurseiro | 1 comments

Internet, intranet, extranet, rede local… São conceitos fundamentais muito comuns em informática para concursos. Você sabe as diferenças? Definições, como cai em questões de prova? Vamos conferir!

INTERNET

A Internet é a rede mundial de computadores. Possui origens na ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), uma rede que foi utilizada pelas Forças Armadas Norteamericanas até o início dos anos 90.

A Internet é baseada na “famosa” pilha de protocolos TCP/IP, um conjunto de protocolos que assegura a padronização das comunicações entre dispositivos de diferentes países, idiomas, sistemas operacionais e programas.

Já parou para raciocinar que este artigo foi escrito em um computador de mesa com Windows, em Brasília-DF, e pode ser lido de qualquer lugar do mundo, como por exemplo, na Rússia, por um celular com sistema operacional Android? Veja a imagem abaixo:

Mapa mundial da Internet em 2018.

Se você fizer um exercício mental interessante, vai perceber que existem cabos que interligam praticamente TODAS as cidades do mundo. E dados trafegando!

Porém, cabe uma ressalva interessante: para acessar a rede mundial de computadores (Internet), é necessário acesso a um provedor de internet (Internet Service Provider). A internet é pública, mas não é gratuita!

Ou seja: um dispositivo compatível com a pilha de protocolos TCP/IP (por exemplo, um computador com um navegador web) poderá acessar a internet, mas precisará de um provedor de internet para ter acesso. Pode ser o seu provedor de internet residencial, sua operadora de telefonia celular, mas este intermediário é obrigatório para o acesso à Internet.

Verdade seja dita: só de você estar na Internet lendo este artigo faz com que você tenha uma boa noção do que seja a Internet. Provavelmente você está mais interessado em saber diferenciá-la dos demais conceitos, como o que vem a seguir…

INTRANET

A Internet é algo sensacional. De qualquer local do mundo você pode acessar a página do Direção Concursos, com as nossas notícias, artigos, e com os nosso sistema, por meio do qual você pode adquirir e acessar nossos cursos, PDFs e vídeos elaborados por nossos professores.

A Internet é tão bem concebida que empresas, órgãos públicos e outras organizações sentiram a necessidade de montar uma estrutura idêntica à internet, com portais e serviços, mas com o objetivo de utilizar internamente, para os seus próprios colaboradores.

Tomo como exemplo o meu órgão, a Câmara dos Deputados. Lá eu tenho uma Intranet por meio da qual eu vejo os principais avisos, marco minhas férias, vejo o meu controle de ponto e tudo o mais que seja relativo a mim e ao meu órgão. E faço tudo isso por meio do meu navegador web. Infelizmente, não adianta eu te passar a URL da Camaranet, pois você precisa ser autorizado e estar em um computador dentro da Câmara dos Deputados para acessar… 🙁

Uma boa definição é: a Intranet é uma rede análoga à Internet. Por análoga entenda que os mesmos protocolos que fundamentam a internet também valem para a Intranet (pilha TCP/IP). Porém, a Intranet terá dois diferenciais (e QUASE TODAS as questões de prova vão trabalhar em cima deles): a restrição geográfica e a restrição de usuários.

Afinal de contas, a intranet é concebida para ficar restrita às instalações da empresa/órgão na qual foi desenvolvida, e deve ser restrita aos usuários autorizados. Isto significa que haverá alguma forma de autenticação para que os usuários possam acessar à Intranet.

Normalmente, a exigência de autenticação é o próprio LOGIN no computador ou o login quando é aberto o navegador.

Vejamos alguns exercícios que trabalham as diferenças entre Internet e Intranet:

(IADES – AL/GO – 2019) Internet, intranet e extranet são termos bastante utilizados no contexto tecnológico, tanto de organizações quanto de residências, para designar tipos de acessos das redes de computadores. Acerca da intranet, é correto afirmar que se trata de um tipo de rede

a) restrita a um grupo seleto de pessoas e exclusiva de uma organização.

b) aberta ao público e exclusiva de um grupo de organizações.

c) restrita a um grupo seleto de pessoas e exclusiva de uma organização e dos respectivos fornecedores e parceiros de negócio.

d) aberta ao público e exclusiva de uma organização e dos respectivos clientes.

e) aberta ao público e de acesso irrestrito.

Comentários: veja que diversas alternativas insinuam que a Intranet é aberta ao público. Existe todo um conjunto de questões que vai insinuar esta inverdade. Lembre-se que a intranet é restrita a usuários autorizados, de modo que a alternativa a) é a correta.

Vejamos mais um exercício:

(INSS – Analista – 2016) A área administrativa do INSS informou a todos os servidores públicos lotados nesse órgão que o acesso a determinado sistema de consulta de dados cadastrais seria disponibilizado por meio da Internet, em substituição ao acesso realizado somente por meio da intranet do órgão. Nessa situação, não haverá similaridade entre os sistemas de consulta, porque sistemas voltados para intranet, diferentemente dos voltados para Internet, não são compatíveis com o ambiente web.

Comentários: a questão procura insinuar que um sistema que foi elaborado para a Internet não irá funcionar na Intranet, o que é outra MENTIRA. Tanto a internet quanto a intranet funcionam na mesma pilha de protocolos TCP/IP. Portanto, um sistema desenvolvido para Intranet apenas precisará ser liberado para a Internet, e irá funcionar da mesma forma! Fique atento quando alguma questão tentar te dizer que algo funciona na Internet e não funciona na Intranet, e vice-versa. Item errado.

Vamos ver mais um exercício?

(IBADE – SEDUC/RO – 2016) Tendo em vista os conceitos associados à Internet e à Intranet, pode-se afirmar que:

a) a Intranet é restrita a um local físico, sendo uma rede fechada, interna e exclusiva.

b) não é possível acessar a Intranet e os seus serviços estando fora da organização.

c) o funcionamento da Internet está baseado nas regras do protocolo TCP/IP, diferentemente do funcionamento da Intranet.

d) toda e qualquer rede Intranet de uma organização está necessariamente conectada à Internet.

e) uma organização de grande porte precisa da Intranet para ter acesso à Internet.

Comentários: o gabarito da questão acima é a alternativa a), ao afirmar que a intranet é restrita a um determinado local e a grupos autorizados. Porém, eu quero chamar a sua atenção para um item ERRADO e que repetidamente aparece em questões com o objetivo de confundir o usuário. São sentenças como a alternativa b), que afirmam: “não é possível acessar a Intranet e os seus serviços estando fora da organização“.

Em um primeiro momento, o fato de a intranet ser restrita a um determinado local pode fazer você pensar que a sentença seria verdadeira. Porém, existem formas alternativas de se acessar a intranet fora da organização. Uma delas é a utilização de VPN, Redes Privadas Virtuais, que permitem ao usuário fora das instalações da empresa receber um endereço IP de dentro da empresa, por um acesso tunelado e criptografado, de forma que ele consegue acessar a intranet, mesmo estando fora da organização. Enfim, é necessário saber que a exceção existe, pois são MUITAS as questões que irão mentir para você, tentando fazer você cair na pegadinha acima. Cuidado quando disserem que NUNCA dá para acessar a Intranet estando fora da organização, ou que NÃO É POSSÍVEL acessar a Intranet fora da organização. Agora você não cai mais nessa cilada 🙂

Mais ainda falta falarmos de um terceiro termo… vamos conhecer a extranet?

Conheça meus cursos de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos

EXTRANET

Como nós falamos acima, a Intranet é uma solução sensacional, pois conta com todas as vantagens da estrutura da Internet, porém, sendo restrita às instalações da organização e a usuários autorizados.

Mas já parou para pensar que, no mundo de hoje, será mesmo que vale a pena manter todos os benefícios da Intranet limitados à organização?

Com tantos colaboradores que trabalham remotamente…, com vários parceiros de negócio, filiais e clientes que possuem relacionamento estreito com a organização, será que não há uma forma de fornecer acesso aos recursos da Intranet a quem não pode estar num computador dentro das instalações da organização?

Claro que há! E foi por isso que surgiu a extranet.

Vejamos alguns exercícios abordando a Extranet:

IBFC – ( ) A Extranet é uma rede de computadores que funciona como a Intranet, porém pode ser acessada também pela Internet.

UECE – ( ) a Extranet é tipicamente utilizada por fornecedores, parceiros e clientes.

CESPE – ( ) Os usuários registrados em uma extranet podem acessar os aplicativos internos dessa rede por meio da utilização de smartphones, via browser.

Verdade seja dita, a extranet não é tão enfatizadas em provas quanto a intranet e a extranet. De qualquer forma, as três sentenças acima são corretas. Nelas, estão trabalhadas as principais características da extranet.

Por fim, vamos trabalhar mais um dilema interessante?

INTRANET X REDE LOCAL

Algumas questões de concurso também gostam de trabalhar esta diferença. Sejamos práticos: imagine que na sua casa temos um computador de mesa, dois celulares e uma impressora, todos ligados por uma rede sem fio do seu provedor de internet. Imagine que tanto o computador quanto os smartphones podem enviar arquivos para impressão. Por que a rede da sua casa não é uma intranet? Você saberia me dizer?

Então eu te digo: uma Intranet precisa ter algum serviço centralizado na rede, com base na arquitetura cliente-servidor. Tal serviço é, em regra, um portal disponível em um servidor Web, com um endereço para que os usuários utilizem o navegador web para acessar o serviço. Além do que, os usuários precisam ser autorizados, ou seja, em algum lugar deverá ser exigido usuário e senha para que tais usuários acessem o serviço.

Resultado de imagem para arquitetura cliente servidor
Arquitetura cliente-servidor.

Para ficarmos tranquilos também com este tópico, que tal mais alguns exercícios? 🙂

(IESES – TRE/MA – 2015 )Analise a sentença I e a sentença II e assinale a alternativa correta: 
I. Intranet é uma rede de computadores privativa que utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet, porém apenas usar endereços IPs para construir uma rede local onde se compartilha impressoras, discos e pastas, não caracteriza uma intranet. 
II. Para que seja considerada uma intranet é necessário implementar a interatividade entre os participantes e isso pode ser feito através de um firewall. 

Comentários: O item I é perfeito ao afirmar que apenas uma rede local, com alguns dispositivos utilizando endereços IPs, e um simples compartilhamento de impressoras, discos e pastas não é suficiente para caracterizar uma Intranet. Uma intranet deverá ter, ao menos, um servidor Web com endereço acessível somente a usuários autorizados que estejam dentro dessa rede, utilizando a arquitetura cliente-servidor.

Já o item II está completamente errado, pois cita conceitos equivocados de interatividade, e pior, utilizando um firewall, que é um protetor de tráfego de redes.

O gabarito da questão acima é: Item I correto, Item II errado.

(COVEST – UFPE – 2017) Acerca da comunicação por meio de rede de computadores Intranet, considere as afirmações a seguir.

1) A Intranet é uma parte da Internet cujos servidores, roteadores e clientes estão fisicamente localizados num país.

2) Uma Intranet pode ser restrita aos computadores de uma empresa, mesmo que esta seja composta de uma matriz e filiais localizadas em cidades distintas.

3) Toda rede local (LAN-Local Area Network) é uma intranet.

Comentários: para fecharmos com chave de outro! Vejamos:

1 – A Intranet não é uma parte da Internet. É apenas uma rede análoga ã Internet, mas restrita a um conjunto de usuários e a um determinado local.

2 – Item correto, pois nada impede que uma empresa com várias filiais tenha uma intranet fechada em somente uma das filiais, ou na sede.

3 – Guarde o que vou dizer agora: TODA INTRANET é uma rede local, mas NEM TODA REDE LOCAL é uma Intranet. Para ser intranet, é preciso ter um servidor Web com serviços disponíveis a usuários autorizados desta rede.

E agora, você se sente mais confortável com os conceitos de internet, intranet e extranet? Comente aqui mesmo no artigo ou no meu Instagram @profvictordalton!

E se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar com quem precisa manjar BEM destas definições, ok?

Conheça meus cursos de Informática e Tecnologia da Informação para Concursos

Grande abraço,

Victor Dalton

Victor Dalton
Victor Dalton Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation. Veja outras publicações do autor
Comentários

Central de Atenção ao Aluno