IPCA tem a maior taxa do mês desde 2016; entenda os principais índices

O IPCA de janeiro registrou a maior alta desde 2016. Você sabe o que o índice calcula? Sabe quais são os outros índices econômicos importantes?

Por

Danuzio Neto
Compartilhe este artigo
Imagem - IPCA tem a maior taxa do mês desde 2016; entenda os principais índices

Olá, pessoal, tudo bem? Aqui é o professor Danuzio Neto e, neste artigo, vamos entender um pouco sobre o IPCA e sobre os principais índices econômicos.

Recentemente, o IBGE divulgou o valor da inflação para janeiro, assim como o valor acumulado nos últimos 12 meses. Vamos analisar esta situação:

Cursos de Atualidades, Geografia e História para concursos públicos

IPCA em janeiro

Em janeiro, de acordo com os dados, a inflação desacelerou para 0,54%. No mês anterior, o valor havia ficado em 0,73%.

Apesar da queda, ainda assim, a inflação de janeiro foi o maior resultado para o mês desde 2016, quando foi registrada em 1,27%.

Confira abaixo os valores dos índices mês a mês, elaborado pelo G1:

Fonte: G1

Com o valor de janeiro, os últimos 12 meses acumularam uma alta de 10,38%, um valor acima dos 10,06% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Fonte G1

De acordo com o IBGE, o resultado foi influenciado, principalmente, por alimentação e bebidas (1,11%), que teve o maior impacto no índice do mês.

Na parte de alimentação, os maiores destaques foram as carnes (1,32%) e as frutas (3,40%).

Além disso, os preços do café moído (4,75%) subiram pelo 11º mês consecutivo, acumulando alta de 56,87% nos últimos 12 meses.

Junto com o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 0,67% em janeiro, um valor abaixo do resultado do mês anterior.

Definição dos principais índices

IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. É o indicador oficial de inflação para o Brasil e engloba as famílias de a 1 a 40 salários mínimos. As metas de inflação a serem cumpridas pelo Banco Central se baseiam no IPCA. 

IPCA-15: o IPCA-15 atua como uma prévia do IPCA. Divulgado a cada 15 dias, é um índice que calcula, de forma resumida, o aumento ou a diminuição dos preços dos produtos no mercado varejista. É por meio dele, por exemplo, que se tem uma noção do custo de vida da população.

IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado. Também calcula a inflação, porém, é independente, pois é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é usado para reajustes em aluguéis e contas de energia elétrica.

INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Também é um índice de inflação, mas usa a perspectiva de famílias de baixa renda, de a 1 a 5 salários mínimos. Foi criado com o objetivo de proteger o poder de compra dos salários e tem o principal uso no reajuste dos salários. É o indíce utilizado pelo governo para o reajuste no salário mínimo.

PIB: Produto Interno Bruto. É o total de bens e serviços finais produzidos em uma determinada economia durante um período determinado de tempo.

Espero que guardem este resumo para lembrarem na hora de prova – e na vida!

Até mais, pessoal!

Telegram:https://t.me/profdanuzioneto

Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
concursos publicos
Compartilhe este artigo
atualidades
ipca
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.