Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

IPCA tem a maior taxa do mês desde 2016; entenda os principais índices

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Danuzio Neto11/02/2022

11/02/2022

Olá, pessoal, tudo bem? Aqui é o professor Danuzio Neto e, neste artigo, vamos entender um pouco sobre o IPCA e sobre os principais índices econômicos.

Recentemente, o IBGE divulgou o valor da inflação para janeiro, assim como o valor acumulado nos últimos 12 meses. Vamos analisar esta situação:

Cursos de Atualidades, Geografia e História para concursos públicos

IPCA em janeiro

Em janeiro, de acordo com os dados, a inflação desacelerou para 0,54%. No mês anterior, o valor havia ficado em 0,73%.

Apesar da queda, ainda assim, a inflação de janeiro foi o maior resultado para o mês desde 2016, quando foi registrada em 1,27%.

Confira abaixo os valores dos índices mês a mês, elaborado pelo G1:

Fonte: G1

Com o valor de janeiro, os últimos 12 meses acumularam uma alta de 10,38%, um valor acima dos 10,06% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Fonte G1

De acordo com o IBGE, o resultado foi influenciado, principalmente, por alimentação e bebidas (1,11%), que teve o maior impacto no índice do mês.

Na parte de alimentação, os maiores destaques foram as carnes (1,32%) e as frutas (3,40%).

Além disso, os preços do café moído (4,75%) subiram pelo 11º mês consecutivo, acumulando alta de 56,87% nos últimos 12 meses.

Junto com o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 0,67% em janeiro, um valor abaixo do resultado do mês anterior.

Definição dos principais índices

IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. É o indicador oficial de inflação para o Brasil e engloba as famílias de a 1 a 40 salários mínimos. As metas de inflação a serem cumpridas pelo Banco Central se baseiam no IPCA. 

IPCA-15: o IPCA-15 atua como uma prévia do IPCA. Divulgado a cada 15 dias, é um índice que calcula, de forma resumida, o aumento ou a diminuição dos preços dos produtos no mercado varejista. É por meio dele, por exemplo, que se tem uma noção do custo de vida da população.

IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado. Também calcula a inflação, porém, é independente, pois é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é usado para reajustes em aluguéis e contas de energia elétrica.

INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Também é um índice de inflação, mas usa a perspectiva de famílias de baixa renda, de a 1 a 5 salários mínimos. Foi criado com o objetivo de proteger o poder de compra dos salários e tem o principal uso no reajuste dos salários. É o indíce utilizado pelo governo para o reajuste no salário mínimo.

PIB: Produto Interno Bruto. É o total de bens e serviços finais produzidos em uma determinada economia durante um período determinado de tempo.

Espero que guardem este resumo para lembrarem na hora de prova – e na vida!

Até mais, pessoal!

Telegram:https://t.me/profdanuzioneto

Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concursos publicos
atualidadesatualidadesipca
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.