
O TRT da 8a Região sinalizou a respeito da possibilidade de realização de um novo concurso público para o ano de 2022. Os cargos e vagas ainda estão sendo levantados,
Nunca é demais relembrar que os concursos da área de Tribunais oferecem uma excelente estrutura de trabalho, bem como uma remuneração muito atrativa.
Além disso oferecem benefícios como assistência à saúde, transporte, alimentação. Essas carreiras exercem o apoio ao Poder Judiciário.
É um trabalho belíssimo e muito importante para os trabalhadores e empregadores brasileiros.
Fizemos um levantamento do que é importante ir estudando enquanto o novo edital não vem. Afinal, depois que a banca for escolhida, será uma correria só para a sua reta final.
Concurso TRT 8: dicas de estudos
Quem resolve estudar para a justiça laboral tende a se sentir perdido diante de tantas especificidades da carreira, mas nós vamos te ajudar nessa tarefa.
Começaremos a indicar o estudo por meio de um “núcleo duro”, ou seja, disciplinas que estão presentes em todos os editais destas carreiras da Justiça do Trabalho e que podem ser estudadas com bastante antecedência.
Com isso, você se tornará especialista no assunto. Assim, depois que o edital sair, outras disciplinas que forem incluídas poderão receber a sua dedicação.
Ademais, esse estudo poderá ser aproveitado para quando outras oportunidades semelhantes se desenharem no horizonte. Vamos a elas!
Concurso TRT 8: principais disciplinas
As primeiras delas são um combo: Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. São as matérias que cairão com a maior certeza do mundo neste certame.
São disciplinas com uma imensa quantidade de tópicos para estudar. Se você der prioridade a elas, com certeza, adiantará muito do que precisará ser visto.
Ademais, elas têm um peso imenso nas provas. Muitas vezes, elas possuem, a depender de como estiver estruturada a prova, uma carga de pontos maior. Por isso, elas são sua prioridade número um!
A segunda disciplina é o Direito Constitucional. Além de traçar as primeiras linhas dos direitos trabalhistas, vai definir a estrutura da Justiça do Trabalho.
É de fundamental importância não só nesse, mas em todos os concursos públicos, pois vai lidar primordialmente com a nossa Constituição Federal de 1988, passando, também, pela Teoria da Constituição. Essa matéria também é muito rica, pois se entrelaça com diversos ramos teóricos do Direito, não só o trabalhista.
Além de ser um estudo fascinante, serve para as mais diversas áreas do mundo dos concursos. Desta forma, não é um estudo jogado fora se você eventualmente resolver mudar de área nos seus estudos para concursos.
A terceira disciplina é que chamamos de coringa: Direito Administrativo. É um dos segmentos do Direito que está muito ligado ao funcionamento das atividades do Estado.
Não é por outra razão que sua cobrança nos concursos públicos é uma constante. Assim, não somente nos Tribunais Regionais do Trabalho, mas em outros tribunais e na área administrativa, por exemplo, sua cobrança se faz presente. Portanto, assim como no Direito Constitucional, é uma disciplina que nunca traz prejuízo se for estudada. Muito pelo contrário: só há vantagens competitivas, porque te possibilita acertar muitas questões nos mais diversos tipos de concursos e em diferentes áreas.
O quarto escalão é composto pelas disciplinas de Direito Civil e Processual Civil. Elas também serão muito usadas subsidiariamente no trabalho cotidiano e, com certeza, cairão nos concursos dos TRTs.
Estudá-las será um grande adianto, pois, também, são muito extensas. Ademais, muitos concurseiros sentem dificuldade em estudar os inúmeros detalhes que cercam essas duas disciplinas.
Por isso que a antecedência ajuda na compreensão dessas minúcias, bem como nas revisões tão necessárias. Afinal, em disciplinas tão imensas, as revisões para não esquecer o que se estudou lá atrás são imprescindíveis.
Por fim, ficamos Língua Portuguesa. Apesar de ser o nosso vernáculo, ela é cheia de meandros e peculiaridades que precisam muito da sua atenção.
É uma riqueza só, pois você vai estudar gramática, semântica, redação para aplicar em todas as suas provas de concursos.
É uma disciplina muito versátil, pois também é aproveitada em outras áreas como a fiscal e de controle, por exemplo.
Outro aspecto que merece a sua atenção por meio de muito treino: interpretação de textos. A depender da banca, será necessário fazer uma dedicação bem específica para isso.
Resumo da Ópera: existem outras disciplinas para os Tribunais Regionais do Trabalho? Com certeza! Existem as matérias de raciocínio lógico, informática, Direito Previdenciário, Administração Geral e de Recursos, mas essas podem cair ou não. Tudo depende de como estará estruturado o nosso futuro edital.
Por isso, recomendamos deixá-las para um segundo momento, caso venham a ser cobradas. Acredite: essas disciplinas que indicamos já ocupam um bom espaço de tempo na sua grade de horários. Já será um adianto e tanto começar por elas. Para um estudo de qualidade para esta área, seja um gavião, venha para o Direção!

Resumo concurso TRT 8
- Situação: Anunciado
- Banca: A definir
- Cargos: A definir
- Nível: A definir
- Último concurso: 2015
- Banca do último edital: Cebraspe
- Link do último edital
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
