Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Liderança Transacional e Transformacional, essa escala cai em concurso público.

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marcelo Soares28/06/2022

28/06/2022

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar dois convites especiais, de acordo com a sua necessidade.

Se você gosta de praticar com questões comentadas gratuitas, sugiro que conheça o Administração faixa preta, que é o maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. São mais de 500 questões!!! Além das questões, você tem áudios e videoaulas exclusivas.

Se você acha Administração muito subjetiva, sugiro que me acompanhe lá no Instagram (@profmarcelosoares). Por lá, eu posto algumas dicas, esquemas e exemplos que vão te mostrar que a Administração faz parte do nosso dia a dia e que você pode superar SIM esse sentimento de subjetividade ao entender melhor os conceitos e as fontes das bancas organizadoras. Entra lá e me manda uma mensagem com sua maior dificuldade, ok?

Pois bem. Feito os convites, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre liderança transacional e transformacional.

Segundo Stephen Robbins (2014), podemos enquadrar os estilos de liderança dentro de uma escala a depender da postura do líder em relação ao liderado. Nessa escala, parte-se de um nível mais passivo de liderança (classificado como liderança transacional) até se atingir níveis mais ativos de liderança (classificados como liderança transformacional), conforme ilustração abaixo:

Perceba que a liderança transacional e a transformacional completam-se e, portanto, não devem ser interpretadas como abordagens opostas. Na verdade, a liderança transformacional baseia-se na liderança transacional e consegue conduzir os liderados a empreender níveis de esforço maiores do que a liderança transacional sozinha poderia fazer. Vamos entender isso um pouco melhor.

Um líder simplesmente transacional guia os seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo suas funções e os requisitos da sua tarefa. O líder transformacional exerce um nível de influência mais alto do que um líder transacional, pois ele consegue inspirar os seguidores para transcender seus interesses pessoais para o bem da organização. Em alguns casos, o líder transformacional consegue produzir um efeito extraordinário nos seus seguidores já que eles prestam atenção às preocupações e necessidades dos seguidores individuais, eles mudam a consciência dos seguidores sobre as questões, ajudando-os a olhar velhos problemas de novas formas, eles estimulam e inspiram seguidores a colocar para fora o esforço extra para alcançar objetivos do grupo.

A partir das obras de Stephen Robbins, podemos pontuar as seguintes características dos líderes transacionais e dos líderes transformacionais:

Administração na prática – Análise de um discurso de liderança transformacional.

Em 02/08/2008, a Space X empreendia uma nova tentativa de lançamento do foguete Falcon. A empresa já havia falhado duas vezes em lançamentos de veículos espaciais e todos sabiam que um novo fracasso poderia levar a empresa a fechar as portas.

O foguete subiu na plataforma de lançamento, mas logo após o fim do primeiro estágio veio o desastre. O foguete explodiu. A transmissão em vídeo foi interrompida. Cerca de 350 funcionários estavam reunidos na sede e, segundo Dolly Singh, a caçadora de talentos da empresa, o clima era de total desespero.

Elon Musk, CEO da empresa, apareceu para conversar com os empregados. Disse-lhe que desde o começo eles sabiam que seria difícil, mas que, apesar do acontecido, naquele dia eles haviam realizado uma coisa que poucos países, que dirá empresas, tinham sido capazes de fazer: completado com sucesso o primeiro estágio do lançamento de um foguete e levado uma nave ao espaço sideral. O que tinham de fazer a partir de então era simplesmente dar a volta por cima e voltar ao trabalho. Eis como Sight descreve o clímax da fala:

Em seguida ele disse, com o máximo de energia e empenho que conseguiu reunir após mais de vinte horas acordado: “De minha parte, nunca hei de desistir. Repito: nunca.”. Depois disso, a maioria de nós teria ido atrás dele até os portões do inferno de bronzeador na mão. […]. A atmosfera do prédio passou do desespero e da derrota para uma agitação generalizada, cheia de determinação, com as pessoas focadas em seguir em frente, e não olhar para trás.

Para finalizarmos o tema liderança transacional e transformacional, vale registrar uma divergência doutrinária.

“Uai, Marcelo? Mais uma?!.”

Pois é. Ocorre que Antônio Amaru Maximiano, um autor nacional prestigiado pelas bancas organizadoras, afirma que Liderança Transformacional é sinônimo de Liderança Carismática, vejamos um trechinho da obra:

A liderança transformacional ou carismática é definida como o estilo que se baseia na identificação entre o líder e os liderados – o líder “puxa”, não “empurra” os liderados. Ou seja, a base é oral, não calculista como no caso da liderança transacional. (Antônio Maximiano. Administração para Concursos, 2016, p.288).

Stephen Robbins (2008), por outro lado, apesar de reconhecer existir algum nível de sobreposição, afirma que os estilos de liderança transformacional e carismática não se confundem.

Apesar do entendimento do Antônio Maximiano já ter sido cobrado em provas, prevalece em concursos públicos que a liderança transformacional e liderança carismática são estilos distintos.

DIVERGÊNCIA ENTRE AUTORES

1ª corrente doutrinária (majoritária): O estilo de liderança transformacional não se confunde com o estilo de liderança carismático.

2ª corrente doutrinária (Antônio Maximiano): Liderança transformacional é sinônimo de liderança carismática.

Vamos fixar com algumas questões?

FGV – Câmara de Salvador – BA – Analista Legislativo Municipal – Serviços Gerais – 2019)

Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.

Em relação aos líderes transformacionais, é correto afirmar que eles:

a) negociam a troca de recompensas por esforço e reconhecem as conquistas;

b) administram por exceção: intervêm apenas quando os padrões não são alcançados;

c) procuram e observam os desvios das regras e dos padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias;

d) inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo;

e) têm uma gestão laissez-faire, oposta à gestão autocrática.

COMENTÁRIO:

É necessário saber as diferenças entra líderes transacionais e transformacionais para responder essa questão.

Um líder simplesmente transacional guia os seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo suas funções e os requisitos da sua tarefa. O líder transformacional exerce um nível de influência mais alto do que um líder transacional, pois ele consegue inspirar os seguidores para transcender seus interesses pessoais para o bem da organização. Em alguns casos, o líder transformacional consegue produzir um efeito extraordinário nos seus seguidores já que eles prestam atenção às preocupações e necessidades dos seguidores individuais, eles mudam a consciência dos seguidores sobre as questões, ajudando-os a olhar velhos problemas de novas formas, eles estimulam e inspiram seguidores a colocar para fora o esforço extra para alcançar objetivos do grupo.

Vamos analisar as alternativas.

As alternativas A, B, C e E são características de líderes transacionais. A única alternativa que traz corretamente uma característica dos líderes transformacionais é a alternativa D.

CONSUPLAN – TSE – Analista Judiciário – 2012)

A liderança transformacional é compreendida como um processo de influenciar mudanças relevantes nas atitudes e no comportamento dos colaboradores, criando um comprometimento com a missão e os objetivos da organização. No que se refere à liderança transformacional, assinale a alternativa que NÃO corresponde às suas características.

a) Visão e missão por meio do carisma.

b) Estimulação intelectual.

c) Consideração pessoal.

d) Administração ativa por exceção.

COMENTÁRIO:

Dentre as alternativas, a única que não traz uma característica da liderança transformacional é a alternativa D. A administração ativa por exceção é uma característica da liderança transacional.

Relembrando:

Liderança transacional

– Recompensa contingente: Sugere trocas de recompensas por esforços, promete recompensas por bom desempenho, reconhece as realizações

– Gestão por exceção (ativa): Observa e pesquisa os desvios nas regras e padrões, realiza ações corretivas

– Gestão por exceção (passiva): Intervém somente se os padrões não foram alcançados

– Laissez-faire: Abdica de responsabilidades, evita tomar decisões

Liderança transformacional

– Carisma (Influência idealizada): Oferece uma visão e o sentido da missão, estimula o orgulho, ganha o respeito e a confiança

– Inspiração (Motivação inspiracional): Comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples

– Estímulo Intelectual: Promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.

– Consideração individualizada: Dá atenção personalizada, trata cada funcionário individualmente, aconselha, orienta.

Gabarito: Letra D

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube.

Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.


Administração para concursosliderança transacionalliderança transformacional
Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.