Lockdown em Xangai: tudo o que está acontecendo em 9 pontos

Nas últimas semanas, imagens aterrorizantes têm surgido sobre a atual situação da população de Xangai, que está sob lockdown.

Por

Danuzio Neto
Compartilhe este artigo
Imagem - Lockdown em Xangai: tudo o que está acontecendo em 9 pontos

Olá, pessoal! Aqui é o professor Danuzio Neto e, neste artigo, trouxe um resumo do lockdown em Xangai e qual a atual situação na cidade.

Aqui, serei breve e objetivo, mas se você quiser acompanhar a situação do país em tempo real, estou publicando dados, fatos e imagens nas minhas redes sociais (em especial, no telegram). Por isso, pode me acompanhar em:

Telegram:https://t.me/profdanuzioneto

Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Agora, vamos ao resumo:

Lockdown em Xangai: o que está acontecendo

  • O governo chinês decretou lockdown temporário em duas etapas em Xangai, mas o que aconteceu realmente foi um isolamento total da cidade. Por causa do aumento de casos que houve na região, novos testes estão sendo feitos em toda população diariamente.
  • O que era para ser “apenas” um lockdown, porém, tornou-se motivo de desespero coletivo por causa das medidas agressivas adotadas pelo governo. A própria administração pública chegou a assumir que não tinha estrutura logística para aplicar em tão pouco tempo um isolamento tão rígido e amplo.
  • Como resultado, surgiram vários relatos de pessoas desesperadas pela falta de comida em suas casas. O lockdown foi divulgado num domingo à noite e seria implementado nas primeiras horas da manhã da segunda, não dando tempo para que as pessoas tivessem tempo de se preparar e comprar alimentos, por exemplo.
  • Nesse cenário, o governo chegou a utilizar drones, que sobrevoavam entre os prédios, para replicar a seguinte mensagem: “Cumpram as restrições para combater a covid. Controle o desejo de liberdade de sua alma. Não abra a janela nem cante”. A população ignorava o alerta e continuava gritando, dizendo que estava com fome.
  • Em Xangai, o isolamento não pode ser feito em casa. Se a pessoa testar positivo, é obrigatório ir para uma unidade de isolamento governamental. 
  • No começo do lockdown, as crianças infectadas eram separadas de seus pais e encaminhadas para centros de isolamento sem acompanhamento de qualquer parente. A medida acabou sendo flexibilizada após intensos protestos por parte da população.
  • Xangai, no último domingo (10/04), registrou quase 25.000 novos casos de covid. Do dia primeiro de janeiro deste ano para cá, o governo afirma que “apenas” duas pessoas morreram vítimas de covid-19. A onda que eles estão enfrentando agora é a da ômicron, que já enfrentamos no Brasil.
  • Em Xangai, é necessário ter uma autorização especial para sair de casa – dificílima de ser obtida. O governo também determina que casais devem dormir em quartos separados, almoçar e jantar separados e não podem ter qualquer tipo de contato físico.
  • A proporção de chineses vacinados é maior que a de brasileiros.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
lockdown
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.