Marcelo Soares • 01/04/2022
01/04/2022Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. Já possuímos mais de 500 questões. Você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.
Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre a Matriz Ansoff
A Matriz Ansoff é mais uma matriz utilizada no auxílio da formulação de estratégias, porém ela auxilia o gestor de uma forma diferente das ferramentas de Análise de Portfólio (Matriz BCG e Matriz GE).
Eu costumo brincar que as ferramentas de Análise de Portfólio (Matriz BCG e Matriz GE) são as ferramentas do contador e a Matriz Ansoff é a ferramenta do sonhador. Vamos entender isso: quando estudamos as ferramentas de análise de portfólio você percebe que estamos olhando para dentro da empresa? Levantamos os produtos/unidades de negócio que estão dando lucro ou prejuízo, fazemos estimativas do crescimento do mercado, decidimos no que vamos continuar investindo e quais mercados vamos abandonar. É uma análise bem pé-no-chão, bem no estilo de Contador…rsrsrs
Mas e aí? Quer dizer que a empresa vai ficar para sempre fazendo as mesmas coisas? Atuando nos mesmos mercados para sempre e desde que tenha uma posição dominante?
Utilizando as análises de portfólio quando a SpaceX desenvolveria o mercado de viagens turísticas a lua?
Sequer existia esse mercado, então, não teríamos crescimento do mercado e nem participação da empresa, o que impossibilitaria enquadrar essa e qualquer outra estratégia inovadora dentro da Matriz BCG ou Matriz GE.
Para contrabalancear o estilo Contador, é preciso o estilo sonhador da Matriz Ansoff. Essa Matriz também considera os produtos que já existem e os mercados que já existem, porém inclui o fator inovação da conta. Ou seja, considera a possibilidade de empresa desenvolver um mercado inteiramente novo ou, ainda que o mercado já exista, um produto novo para aquele mercado.
Quer um exemplo de mercado novo? Viagens turísticas a lua. Antes da Space X ninguém viajava a lua para tirar selfie com o mozão. As viagens lunares eram feitas com fins militares ou comerciais.
Um exemplo de produto novo para um mercado que já existia está bem na sua frente: cursos em pdf. Antes desses cursos existirem já existia um mercado de concursos: livros, bancas de revistas, professores, cursinhos presenciais, etc. Com a popularização da internet, incluiu-se nesse mercado já existente um novo produto: cursos especializados em pdf e depois em vídeo.
Então, recapitulando: a Matriz Ansoff é a matriz sonhadora que considera não só os produtos e mercados existentes, mas também os produtos e mercados novos. Vejamos a carinha dela:
Decorar os quadrantes é fácil:
1º) Você desenvolve aquilo que não existe.
Se a estratégia é “Desenvolvimento de Mercado” é porque o Mercado não existia, então o mercado é novo. Se a estratégia é “Desenvolvimento de Produto” é porque o Produto não exista, logo o produto é novo.
2º) Se tudo for novo é Diversificação.
3º) Se tudo for igual é Penetração de Mercado.
Já vimos dois exemplos interessantes. Como estratégia de “Desenvolvimento de Produtos” citamos o surgimento dos cursos especializados em PDF no mercado de concursos públicos e como exemplo de estratégia de “Diversificação” citamos as viagens lunares da Space X.
Agora vamos fazer uns testes para ver se você está afiado(a) nas outras estratégias:
Para ilustrar, vamos imaginar que que eu e você temos uma sorveteria em Cuiabá especializada em sorvete italiano.
▪ Após uma consultoria, constatamos que nem 2% da população cuiabana experimentou nossos sorvetes. Decidimos, portanto, aumentar o número de pessoas em Cuiabá que consome o nosso sorvete. Segundo a Ansoff, qual seria a estratégia:___________________
▪ Após analisar novos mercados, decidimos levar nosso sorvete para outras cidades. Segundo a Ansoof, qual seria a estratégia :______________________
Gabarito: Penetração de Mercado (Produto existente: Sorvete em Mercado Existente: Cuiabá) e Desenvolvimento de Mercado (Produto existente: Sorvete em um novo mercado: novas cidades).
Os exemplos são para te ajudar a memorizar os quadrantes. Nas provas as bancas colocam simplesmente: produto novo ou produto existe; mercado novo ou mercado existente, ok?
Que tal praticamos o que aprendermos com algumas questões?
FUNCAB – SEPLAG/MG – Gestão Pública – 2014)
A matriz Ansoff classifica as estratégias empresariais em quatro categorias. Aquela que corresponde a uma estratégia de explorar novos mercados com novos produtos é conhecida como:
a) diversificação.
b) desenvolvimento de mercado.
c) penetração no mercado
d) desenvolvimento de produto
COMENTÁRIO:
A matriz Ansoff propõe quatro estratégias, vamos relembrá-las por meio da análise das alternativas:
Alternativa A. Certo. Diversificação = novo produto e novo mercado.
Alternativa B. Errado. Desenvolvimento de mercado = produto existente e novo mercado.
Alternativa C. Errado. Penetração no mercado = produto existente e mercado existente.
Alternativa D. Errado. Desenvolvimento de produto = novo produto e mercado existente
Gabarito: A
Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.
Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube (aulas ao vivo todas as terças e quintas-feiras).
Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.
Marcelo Soares
Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.
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