Marcelo Soares • 09/05/2021
09/05/2021Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de Administração para concursos públicos do Telegram.
Já temos mais de 300 questões comentadas e todo dia uma nova questão é postada. O tema da semana é definido por votação e você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.
Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre a Matriz SWOT.
A matriz SWOT é uma ferramenta muito popular e frequente nas provas de concursos públicos, portanto, é indispensável que você conheça muito bem essa ferramenta.
Afinal, o que é a matriz SWOT?
A matriz SWOT é uma ferramenta que auxilia na elaboração do diagnóstico estratégico, que é uma das etapas do planejamento estratégico.
Na matriz SWOT, identificamos: a) durante a análise do ambiente interno, as forças e as fraquezas das organização.b) durante a análise do ambiente externo, as oportunidades e os desafios (ameaças).
Vale pontuar que as variáveis internas (forças e fraquezas) são controláveis pela organização, enquanto as variáveis externas (oportunidades e ameaças) são incontroláveis pela organização.
De maneira mais prática, podemos exemplificar o uso da Matriz SWOT por um concurseiro. Imagine dois eventos: a) a publicação de um edital; b) a publicação de um decreto suspendendo os concursos.
Inicialmente, vamos pensar juntar o que representa a publicação de um edital.
Ora, trata-se de uma variável externa (não controlável pelo concurseiro, portanto) e que favorece que o concurseiro atinja o seu objetivo de aprovação. Dessa forma, não há dúvidas de que a publicação de um edital representa uma oportunidade para o concurseiro.
Por outro lado, a publicação de um decreto suspendendo os concursos seria um exemplo de ameaça, pois é uma variável externa (não controlável pelo concurseiro) e que afeta negativamente a capacidade de o concurseiro atingir o seu objetivo de ser aprovado.
Entre as forças de um concurseiro, podemos listrar, por exemplo, uma facilidade para aprender matemática, enquanto, entre as fraquezas, podemos listar uma dificuldade em aprender português.
Depois de identificarmos as variáveis internas e externas, conjugamos essas análises dentro de uma matriz para traçar as posturas estratégicas adequadas, isto é, como a organização deve atuar diante do cenário identificado. Existem quatros posturas estratégias, a depender da combinação de variáveis internas e externas, vejamos:
a) Força + Oportunidade = Postura Estratégica de Desenvolvimentob) Força + Ameaça = Postura Estratégica de Manutençãoc) Fraqueza + Oportunidade = Postura Estratégica de Crescimentod) Fraqueza + Ameaça = Postura Estratégica de Sobrevivência.
Que tal praticarmos o que aprendemos por meio de algumas questões?
CESPE – SUFRAMA – 2014)
A sigla SWOT é um acróstico em inglês que no Brasil costuma ser substituído pela sigla FOFA.
COMENTÁRIO: A matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) em português. Enunciado correto. Gabarito:Correto
FCC – ALESE – Analista Legislativo (Administração) – 2018)
Uma das etapas do planejamento estratégico é o denominado diagnóstico institucional, que, na faceta correspondente à análise interna, concentra-se em
a) mapear os desafios e oportunidades que se apresentam para o crescimento da organização.
b) mapear as principais competências disponíveis no mercado.
c) definir a missão da organização, que corresponde ao futuro almejado.
d) clarificar a visão da organização, ou seja, a sua essência ou razão de existência.
e) identificar as forças e as fraquezas da organização.
COMENTÁRIO:
Alternativa A. Errado. Os desafios (ameaças) e oportunidades são realizados na análise dos fatores externos.
Alternativa B. Errado. Mapear as competências disponíveis no mercado (ambiente externo) é feito durante a análise dos fatores externos.
Alternativa C. Errado. A alternativa descreve o conceito de visão e não de missão.
Alternativa D. Errado. A alternativa descreve o conceito de missão e não o de visão.
Alternativa E. Correto. A análise interna, realizada dentro do diagnóstico institucional, identifica os pontos fortes e fracos da organização.
Gabarito: E
Espero que tenha gostado do nosso bate-papo de hoje.
Se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram (Questões diárias) e nosso canal no Youtube (Vídeos novos toda semana).
Forte Abraço e até a próxima.
Marcelo Soares
Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.