Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Microsoft Office para concursos: como estudar

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Victor Dalton22/05/2019

22/05/2019

Muitas pessoas precisam estudar o Microsoft Office para concursos, seja o Word, o Excel o Powerpoint, ou mesmo as três ferramentas. É muito comum aparecer em edital de concurso o Office, mesmo porque o funcionário público, seja ele municipal, estadual ou federal, muito provavelmente vai trabalhar com ferramentas de escritório no seu serviço.

Mas, e então, como estudar uma ferramenta que você mexe no dia a dia para marcar questões de prova? Na prova não tem computador para você mexer…

Pois bem, então precisamos desvendar o Office para Concursos. Vem comigo?

A propósito, se você não me conhece, eu sou o Professor Victor Dalton, professor de Informática e Tecnologia da Informação para concursos públicos do Direção Concursos. Bem vindo ao nosso site, e, a partir de agora, vamos elucidar como estudar Microsoft Office para concursos.

Inicialmente, você precisa ter três grandes ideias em mente:

1) Prática é importante, mas não é tudo (nem de longe)

2) Conhecer a banca é fundamental

3) Teoria DIRECIONADA pode fazer TODA a diferença

Que tal explorarmos melhor estas três ideias?

1) Prática é importante, mas não é tudo (nem de longe)

Eu costumo dizer que existem dois erros graves no estudo para concursos: o primeiro deles é achar que, por não conhecer uma ferramenta, você não terá condições de acertar questões de prova sobre o assunto, e o outro é achar que, por conhecer a ferramenta, o seu desempenho em prova será bom. Nem ao céu, e nem ao inferno!

É ÓBVIO que conhecer a ferramenta irá ajudar o seu desempenho em concursos. Porém, você precisa ter em mente que ALGUNS caminhos e procedimentos são mais visados pelos examinadores na hora de fazer questões de prova. Dá para perceber isto pelo (longo) histórico de questões de concursos já aplicadas.

“Ah, eu mexo no Word todo dia. Não tem como eu errar questões sobre o assunto. Word para concursos tá dominado”.

Mas será que você mexe todo dia na Guia Layout (da Página), no grupo de comandos Configurar Página, e utiliza a Quebra de Seção do tipo Contínuo, permitindo que em uma mesma página de documento tenhamos texto em uma única coluna, e texto em três colunas?

Captura de tela da Guia Layout da Página, grupo de comandos Configurar Página, item Quebras.

Se você leu o parágrafo acima e ficou perdido, eu posso te adiantar que o conceito que eu trouxe acima é MUITO importante em provas, e a boa notícia é que ele não é difícil e nem exige que você passe horas usando o Word para aprender. Porém, é importante TER A CONSCIÊNCIA de que ele é um item importante e que deve ser estudado.

Vamos pegar um exemplo no Excel? Uma pessoa que mexe na ferramenta com naturalidade provavelmente sabe mexer em algumas funções. SOMA, MÉDIA, talvez até mesmo um PROCV. Mas ela sabe quais são as 14 funções de Excel que mais caem em concurso (dentre as mais de 450 funções existente)? Sabe, por exemplo, que precisa estudar MÁXIMO, CONT.VALORES ou SOMASE? Eu vou deixar uma dica com as funções mais importantes do Excel em vídeo, mas assista depois do artigo, ok?

E, sendo bem sincero… me atrevo a dizer que você nem precisa mexer no Excel para dominar com propriedade as 14 funções do Excel. Mexer ajuda, claro, mas não é fundamental para acertar questões de prova. O que me leva à segunda ideia…

2) Conhecer a banca é fundamental

Talvez não seja a primeira vez que você ouve que conhecer a banca é importante para fazer questões de concurso. Na informática, contudo, pode haver alguns diferenciais no conhecimento da banca. Que tal alguns exemplos? Leia com calma a questão abaixo, sem muita preocupação em saber a resposta de cor:

(FCC – ISS Manaus – Auditor Fiscal – 2019) Dois técnicos de um departamento de uma empresa receberam uma mesma cópia do relatório técnico para revisar independentemente. O relatório foi elaborado no Microsoft Word 10, em sua configuração padrão na língua portuguesa. Posteriormente cada um encaminhou a sua revisão para o chefe do departamento. Para facilitar a avaliação que os dois técnicos fizeram sobre o documento, o Microsoft Word 10 permite que os documentos sejam 
(A) Mesclados, gerando um único documento (aba Revisão > Comparar > Mesclar).

(B) Combinados, gerando um único documento (aba Revisão > Comparar > Combinar).

(C) Comparados, gerando em cada documento a indicação das modificações (aba Inserir > Comparar > Combinar).

(D) Destacados, gerando em cada documento a indicação das modificações (aba Revisão > Examinar > Destacar).

(E) Examinados, gerando um único documento (aba Inserir > Documentos> Examinar).

Pra você não achar que estou “aliviando”, peguei logo uma questão de Informática da FCC para Auditor Fiscal!

Veja que, se você ainda não estudou Word para Concursos, talvez esteja sequer sem saber por onde começar para responder a questão.

Conheça meus cursos de Informática para concursos

Por outro lado, se você estudasse para um concurso da FCC, provavelmente saberia que a banca gosta que o candidato conheça “caminhos” na ferramenta. Conhecer caminhos é saber o nome de uma Guia, e de saber quais recursos estão nesta Guia….

Quem estuda Office para concursos comigo provavelmente sabe que a Guia Revisão é uma importante Guia do Word, e lá estão os recursos de Comparar e Combinar documentos, ambos condensados no botão Comparar.

Guia Revisão, grupo de comandos Comparar.

Veja que, só de saber que a solução está na Guia Revisão, grupo de Comandos Comparar, apenas as alternativas a e b poderiam ser marcadas. E tem mais: o comando Mesclar não existe! Logo, apenas a alternativa b) apresenta um caminho viável, que é a solução correta.

Porém, agora quero trazer um exemplo diferente, desta vez da banca VUNESP:

(VUNESP – Escriturário – 2019)A imagem a seguir apresenta um recorte de uma guia do MS-PowerPoint 2010. As legendas dos ícones foram intencionalmente omitidas. Considere que há uma apresentação aberta com 10 slides e o slide selecionado no momento é o slide 5.

Ilustração.

Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve o que irá acontecer quando o usuário clicar no ícone indicado pela seta na imagem. 
A) Entrará em Modo de Apresentação de Slides a partir do slide atual.

B) Entrará em Modo de Apresentação de Slides a partir do primeiro slide.

C) Entrará em Modo de Apresentação de Anotações a partir do slide atual.

D)Entrará em Modo de Exibição de Anotações a partir do primeiro slide.

E) Entrará em Modo de Visualização de Anotações a partir do slide atual.

Meus alunos sabem que eu considero a VUNESP uma banca “Visual”. Isto porque é muito comum a banca elaborar questões na qual ela descreve um recurso e quer que você saiba qual ícone faz o recurso, ou te mostra um botão e quer que você saiba o que ele faz.

Caso você não saiba a resposta, te digo: o botão destacado é o botão “Iniciar apresentação do Primeiro Slide”. Ao ser pressionado, a apresentação começa no Modo de Apresentação de Slides, que é o modo de funcionamento mais famoso do Powerpoint. Portanto, a alternativa b) é a nossa resposta.

Portanto, se você conhece a VUNESP, sabe que prestar atenção em ícones é importante para acertar questões de prova.

Logo, vou aproveitar para puxar a terceira ideia que falei lá no começo…

3) Teoria DIRECIONADA pode fazer TODA a diferença

Talvez você esteja se perguntando a essa altura do campeonato: “Mas será que eu tenho alguma chance? Será que eu tenho que ficar decorando todos os caminhos e atalhos possíveis? Ficar olhando para as ferramentas e memorizar todos os ícones que existem? Assim não vai dar pra mim!”

Calma! É justamente por isso que estou afirmando que uma TEORIA DIRECIONADA pode ajudar.

Eu já comentei MILHARES de exercícios de Microsoft Office para concursos (sem exagero), e já percebi um padrão nas principais bancas de concurso.

Afirmo com tranquilidade: existem ALGUNS caminhos de ferramentas que são cobrados com muita frequência, enquanto outros mal são lembrados. Quanto aos ícones, enquanto alguns se repetem bastante, outros você mal precisa se preocupar.

Sem querer esgotar o assunto, posso dizer que, no Word, a Guia Página Inicial é a mais importante de todas, em especial os grupos de comandos Fonte e Parágrafo; em seguida, a Guia Layout (da Página) e o seu grupo de comandos Configurar Página; logo depois, temos com um bom destaque a Guia Revisão.

E claro, também existem os itens mais importantes no Excel e no PowerPoint…

Por isso, se você está realmente determinado a aprender Microsoft Office para concursos, ou mesmo precisa de uma preparação mais completa, não hesite em me procurar para otimizar seus resultados. Só a aprovação nos interessa!

Curso específico de Microsoft Office para concursos

No mais, espero que este artigo tenha aberto seus olhos para a melhor forma de se preparar no estudo de Microsoft Office para concursos.

Um grande abraço!

Victor Dalton

P.S: siga-me em meu Instagram @profvictordalton

Como estudar para concursosinformatica para concursosmicrosoft office para concursooffice para concursoprof victor dalton
Victor Dalton

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.