Hugo Lima • 08/09/2020
08/09/2020A prova da PCDF para o cargo de Agente se aproxima e a essa altura do campeonato você já deve estar completando o edital, não? Hoje eu trago aqui para vocês um tema muito relevante quando se fala de raciocínio lógico para concursos, principalmente para o CESPE. Trata-se da negação de proposições compostas. Vamos começar?
Negação da conjunção –> começando pela mais fácil, qual seria a negação da conjunção? A conjunção você já sabe que é aquele operador lógico equivalente ao “E”. Vamos dar um exemplo:
Pedro vai ao clube E Ronaldo vai estudar
Qual seria a negação da proposição acima? Ora, a negação da conjunção é obtida a partir de uma disjunção em que se negam também as duas proposições simples que a compõe. Assim, a negação seria dada por:
Pedro não vai ao clube OU Ronaldo não vai estudar
Da mesma forma, a negação da disjunção é obtida a partir de uma conjunção em que se negam também as duas proposições simples que a compõe. Como você sabe a disjunção é caracterizada pelo operador “OU”. Veja a disjunção abaixo:
Alice foi passear OU Pedro saiu com o carro
Como fica a negação da proposição composta acima? Veja comigo:
Alice não foi passear E Pedro não saiu com o carro
Perceba que não só trocamos o operador lógico como também negamos as duas proposições simples. Avançando no nosso conteúdo, como fica a negação de uma condicional?
A negação de uma condicional é obtida pela conjunção entre a primeira proposição simples com a negação da segunda. Como assim, professor? Vejamos um exemplo:
Se vou para a aula então fico com sono
Como obter a negação da proposição acima? Basta fazer a conjunção da primeira proposição (vou para a aula) com a negação da segunda (não fico com sono). Em outras palavras, a negação é dada por:
Vou para a aula E não fico com sono
Por fim, vejamos o caso da bicondicional. Na bicondicional estamos afirmando duas coisas simultâneas, ou seja, ao mesmo tempo. É como se a bicondicional funcionasse nos dois sentidos. Por exemplo:
Vou correr se e somente se meu joelho não doer.
A pessoa que afirma isso diz duas coisas ao mesmo tempo: 1) vou correr se meu joelho não estive doendo; 2) se meu joelho não estiver doendo vou correr. Perceba que são dois sentidos simultâneos.
E como obter a negação da condicional? Para isso vamos usar a disjunção exclusiva. Ela serve para dizer que as ações não ocorrem simultaneamente, ou seja, ou uma ocorre ou outra ocorre. Assim, a negação da bicondicional anterior seria:
Ou corro Ou meu joelho não dói
Perceba que tivemos que fazer algumas adaptações nos tempos verbais para possibilitar a negação. Mas acostume-se, isso faz parte da lógica de proposições e o CESPE adora brincar com isso ok?
Não deixe de conferir nossos cursos para a prova de agente da PCDF clicando aqui e aqui.
Até o próximo post!
Hugo Lima
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Marco Tulio • 27 de agosto de 2021
Com a realização das provas da PCDF no último final de semana, houve o encerramento de uma verdadeira maratona da carreira policial, que abrangeu também PRF e PF. Alguns arriscaram estudar para mais de um desses concursos ao mesmo tempo, já outros optaram por focar em apenas um. Para muitos, essa semana tem sido de […]
Redação Direção Concursos • 27 de agosto de 2021
Neste artigo, o prof. Rafael Valle propõe uma sugestão de recurso para uma questão de Conhecimentos sobre o DF (RIDE) do concurso PCDF Agente.
Igor Cintra • 27 de agosto de 2021
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Gostaria de falar um pouco a respeito do gabarito preliminar divulgado pela banca CESPE para a prova de Agente da PCDF. Não concordo com quatro respostas propostas pela banca, além de julgar que uma questão cobrbou conceitos que estavam fora do conteúdo programático do edital. Logo após a prova […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.