
O Concurso TRF3 2019 está chegando! A banca já foi definida (FCC) e, em breve, devemos ter a publicação do edital. Vale lembrar que o próprio Tribunal prometeu que a assinatura do contrato com a banca, bem como a publicação do edital, ocorreriam na segunda quinzena de agosto:

Neste artigo vamos falar sobre duas informações muito interessantes: o expressivo número de candidatos que foram convocados no último concurso, e as notas de corte para cada cargo e localidade.
Quantos candidatos foram convocados no último concurso TRF3?
Para começar, veja abaixo o número de candidatos que foram convocados ao longo da validade do concurso TRF3 de 2013/14, que expirou em junho de 2018:

Perceba que um total de 1334 candidatos foram chamados para os dois principais cargos, sendo 435 analistas da área judiciária e 899 técnicos da área administrativa.
O maior volume de convocações foi para a cidade de São Paulo. Os candidatos foram lotados na sede do Tribunal, na avenida Paulista, e nas varas da justiça federal localizadas na capital. O interior de São Paulo também foi contemplado com cerca de 190 aprovados, e o estado do Mato Grosso do Sul teve 84 convocações.
Além dos servidores convocados para o TRF3, outros 180 aprovados no concurso foram chamados para outros órgãos da justiça federal paulista: TRT/2, TRT/15 e TRE/SP aproveitaram servidores da lista.
Tenha isso em mente: quando você entra na lista de aprovados do TRF3, você tem possibilidade de ser nomeado em QUATRO tribunais federais!
Qual foi a nota de corte do concurso TRF3?
Agora que já sabemos o número de aprovados no último concurso, veja no gráfico abaixo qual foi a nota obtida pelo ÚLTIMO candidato convocado:

Como você pode ver, as notas de corte mais elevadas foram as do interior de São Paulo, tanto para Técnico como para Analista. Enquanto um técnico com menos de 360 pontos foi nomeado para a capital, no interior era preciso fazer quase 380 pontos!
Observa-se ainda que as notas do Mato Grosso do Sul, local com menos nomeações, não foram muito diferentes das notas da capital, onde o número de convocados foi o maior. Ou seja: se você é do Mato Grosso do Sul e gosta do estado, não faz muito sentido concorrer às vagas de São Paulo (capital) na expectativa de ser nomeado mais facilmente.
No vídeo abaixo eu trato exatamente sobre os pontos deste artigo:
Quer estudar em alto nível para este certame? Conheça os pacotes completos do Direção Concursos para o concurso TRF3 aqui.
Saudações,
Prof. Arthur Lima