Redação Direção Concursos • 22/11/2021
22/11/2021O estatuto do desarmamento proíbe a posse e porte de armas de fogo de forma geral pela população. Ela foi proposta pelo senador Gerson Camata em 1999 mas que foi votada e aprovada apenas em 2003.
É um assunto que vem sendo discutido muito ultimamente no Congresso Nacional, e que é tema de provas de concursos públicos, especialmente para a área de Direito.
De acordo com a justificativa apresentada pelo senador à época, havia um aumento de ocorrências envolvendo armas de fogo.
Aqui, entende-se tanto os crimes como roubo à mão armada, até assassinatos causados por discussões, confusões em trânsito, entre outros motivos.
O estatuto do desarmamento já previa, naquela época, algumas exceções à regra. Ou seja, mesmo que a posse e porte de armas seja proibido para a população, alguns grupos poderiam requerer autorização. São eles: policiais civis, militares, guardas civis, portuários e agentes de escola. Há casos especiais de cidadãos comuns que podem ter posse e porte de arma, desde que tenham justificativa e autorização para tal.
A posse de arma é quando se pode ter a arma somente dentro de casa. Para se ter essa autorização, a pessoa deve provar que precisa de uma arma para garantir a sua segurança e a de sua família, e usá-la em casos extremos. Mas ela não pode, em hipótese nenhuma, andar com a arma na bolsa ou no carro. No caso de mudança de residência, é necessário ter uma autorização especial.
Já o porte permite à pessoa andar com a arma por onde for. Mas não é uma permissão ilimitada. Há lugares nos quais não se entra armado, como eventos públicos, bancos, hospitais e locais de votação, por exemplo. E no caso do porte, há modelos específicos de armamento que são permitidos para aquisição.
Essa é uma discussão bastante polêmica, e que tem ganhado mais força nos últimos anos. Para quem é favorável à posse e porte de armas, a justificativa é o aumento da violência na cidade e no campo. A sensação de insegurança e de impunidade traz esse sentimento de querer se defender desse tipo de ameaça.
Do lado de quem é contra, são considerados os riscos de se ter uma arma de fogo em casa ou andar com ela por aí. Por mais que elas tragam a sensação de segurança, são instrumentos de risco. Quem a usa deve ter equilíbrio emocional em uma situação crítica, para evitar disparos acidentais e que atinjam outras pessoas.
Pela polêmica que esse assunto levanta, é fundamental se informar em fontes confiáveis, para poder entender em que pé a discussão está.
Assim, é possível se preparar para os concursos públicos – continue no nosso site para se aprofundar em outros assuntos!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.