Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Crônica: saiba o conceito e os tipos desse gênero textual

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Redação Direção Concursos02/02/2022

02/02/2022

Em algum momento você já deve ter tido dúvidas ou até mesmo presenciou alguém se perguntar: O que é uma crônica?

Neste artigo, preparamos justamente os conceitos e características que definem uma crônica, para que você possa entendê-la e diferenciá-la de outros gêneros textuais nas provas de concursos públicos e até mesmo escrevê-la, quando necessário. 

O que é crônica?

De origem grega, chronikós, a crônica é um tipo de gênero textual muito presente em revistas, jornais e blogs da internet. É uma ligação entre jornalismo e literatura. Dessa maneira, ela se destaca por abordar narrativas de aspectos do cotidiano com objetivo de provocar uma reflexão sobre o assunto abordado.

Características de uma crônica:

As características de uma crônica giram em torno de seu aspecto textual composto por humor, ironia, crítica entre outros fatores que levam a crônica, dentro do jornalismo, seu caráter opinativo. Já na literatura, possui caráter jornalístico.

É observado também que durante a escrita, o autor tem, de certa forma, uma liberdade para a construção das sentenças.

É permitido ao autor utilizar jargões, expressar sua opinião e dar toques de humor e ironia ao texto. Normalmente, ela segue um padrão de texto narrativo, embora não seja de uso obrigatório.

crônica

Para que serve?

Apesar de ser uma ligação entre o jornalismo e a literatura, as crônicas não têm a exclusiva finalidade de informar. Seu objetivo, na verdade, busca levar o leitor a refletir. 

Além de provocar uma reflexão sobre o assunto abordado, muitas vezes, destacam aspectos que são passados despercebidos pela sociedade mas que devem ser observados e analisados. 

Tipos de crônicas:

A crônica, por ser muito fluida, pode ser escrita de diversas maneiras diferentes. Vejamos os exemplos:

Narrativa

Com estrutura semelhante ao conto, a narrativa diferencia-se justamente por sua característica temporal, narrando eventos em primeira ou terceira pessoa do singular, sendo vista sempre como contemporânea. O narrador, também é mais presente e se destaca mais do que o narrador do conto.

Descritiva

Como o próprio nome diz, esse tipo de crônica usa da descrição dos elementos em sua narrativa, seja eles lugares, pessoas ou situações para construir seus comentários e embasar o texto.

Dissertativa

Traz o ponto de vista do autor (cronista) sobre o assunto que está em foco. Mantém observações mais sérias a respeito de temas importantes como política, religião, sociedade, educação, cultura, entre outros.

Humorística

Este tipo de crônica é caracterizada justamente por humor, ironia e sarcasmo. Pode ser utilizado como uma estratégia para abordar temas que impactam a sociedade por meio do humor satírico. 

Crônica lírica:

A expressão de emoções é predominante, evidenciando o sentimentalismo.

Crônica narrativo-descritiva

É um estilo em que combina-se os elementos gêneros narrativo e descritivo.

Crônica poética

Utiliza-se de versos poéticos em sua composição. Além da poesia, pode conter expressões de sentimentalismo e emoções.

Jornalística

Sua característica é o viés jornalístico no texto, vinculando notícias e fatos atuais e promovendo reflexões sobre assuntos relevantes por meio de teses e argumentos.

Filosófica

Traz a reflexão sobre assuntos filosóficos como um fato ou evento. O personagem desse tipo de crônica pode se assemelhar a um filósofo ou até mesmo ser um.

Crônica-ensaio:

Sendo mais difícil de prever pelo nome, esse tipo de crônica tem como característica abranger críticas do cronista ao que acontece nas relações sociais e de poder.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender melhor sobre crônicas e suas características. Entender sobre estes conceitos é essencial na preparação para as provas de concurso público. Conte com o Direção Concursos para isso!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concursos publicos
 Concursos Públicoscrônicao que é crônicaportugues em concursosquais sao os generos textuaisredação concurso público
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.