Redação Direção Concursos • 24/11/2021
24/11/2021A emancipação é quando uma pessoa com menos de 18 anos adquire a maioridade civil. Perante a lei, todos são considerados na sua plenitude da capacidade civil a partir desta idade.
Isso significa que o cidadão tem total condição de responder pelos seus atos sem responsabilizar pais ou tutores.
Antes da promulgação do novo Código Civil, em 2002, a maioridade era alcançada aos 21 anos. Com o novo Código, a idade passou a ser de 18 anos.
A partir da emancipação, o jovem pode assinar documentos, comprar ou vender imóveis, automóveis, se casar, e ter seu próprio negócio. Mas há uma idade mínima para solicitar a emancipação: a partir dos 16 anos.
A única situação na qual os emancipados não respondem é na esfera criminal. Segundo o artigo 228 da Constituição Federal, a maioridade penal é aos 18 anos e, assim, antes disso, mesmo que o jovem seja emancipado, seus pais serão responsabilizados pelos atos infracionais.
O mesmo vale para a permissão para dirigir, que exige a idade mínima de 18 anos para ser concedida.
A emancipação é concedida ao jovem por meio de Registro Civil, quando ambos os pais autorizam. Eles podem ir a um cartório e fazer a documentação. Por outro lado, há situações especiais que exigem a decisão de um juiz. Vamos ver quais são os tipos de emancipação abaixo.
É o caso que vimos anteriormente, quando os pais autorizam que o filho com 16 anos completos possa ser considerado maior de idade. Vale lembrar que essa emancipação acontece quando ambos os pais concordam – caso apenas um deles aceite, o processo é diferente. Em caso de comprovada ausência, somente um dos pais já pode dar entrada no processo.
É quando o processo é feito pelas vias judiciais, e quem decide é o juiz. Há dois casos: quando um dos pais não concorda com a emancipação, e o outro é quando o menor é assistido por um tutor, que não tem os mesmos poderes que os pais.
É a que acontece de forma automática, que não depende de ações na Justiça nem de assinatura dos pais, e é possível em quatro situações. Uma delas é quando o menor se casa: ele passa a ser legalmente maior de idade. A outra é quando ele é aprovado em concurso público. A terceira é quando o menor se forma em algum curso superior. Por fim, ele pode ser considerado emancipado quando for comprovado que ele é capaz de ter seu próprio negócio e garantir sua subsistência.
Gostou do assunto? Continue no site do Direção Concursos e fique por dentro de outros assuntos que aparecem nos concursos públicos e garanta sua vaga!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.