Redação Direção Concursos • 17/11/2021
17/11/2021Já se perguntou sobre o que é falsidade ideológica? A falsidade ideológica é quando alguém distorce um documento para obter alguma vantagem.
Aqui estamos falando de adulterar ou até mesmo criar uma certidão, contrato, registro, comprovante, entre outras formas de documentação. É um tema recorrente em concursos públicos, e aparecem em certames para vários cargos.
Essa atitude é tipificada como crime, que consta no capítulo III do Código Penal. Aqui entram não somente os documentos como RG e CPF, mas também documentos públicos.
A pena para a falsidade ideológica vai de um a três anos de prisão, mais multa, no caso de documento particular. Caso seja uma documentação pública, a pena pode ser de até cinco anos de prisão, além do pagamento de multa.
Embora sejam todos casos que atentam contra a fé pública e considerados crimes, há diferenças na forma e motivação de se realizar essa adulteração.
A falsidade material é quando se cria um documento que já é falso ou se altera um verdadeiro, que acaba se tornando falsificado. São os casos de criação de certidões ou certificados, que atestam algo que não ocorreu.
Já a falsidade ideológica é quando alguma informação adicional e falsa é colocada em um documento verdadeiro. Assim, o documento não é considerado falso, mas a informação que consta nele não é verídica.
Exemplos desse tipo são de alterar certidões de valor de imóvel, que pode conter um valor diferente do que está registrado.
Por outro lado, a falsa identidade, ou a falsificação pessoal, é a adulteração de documentos para que uma pessoa se passe por outra. Isso acontece quando alguém quer ter vantagens ou até mesmo prejudicar a pessoa que está no documento.
O crime de falsidade ideológica é mais grave do que simplesmente adulterar documentos. Como eles atestam determinado fato, como a sua identidade, local que mora, se é ou não habilitado para dirigir, ou a posse de um imóvel, o fato de ele ser adulterado vai contra o conceito de fé pública.
Fé pública é algo presente nos documentos oficiais nos quais se acredita ser considerado verdade. Assim, um documento de identidade, como RG ou CNH, por serem emitidos por órgãos oficiais, atestam que você é você mesmo. O certificado de posse de um veículo, ou a escritura de uma casa, por terem a certificação de um cartório, também entram nessa classificação.
Assim, quando alguém adultera esses documentos para obter vantagens, ele comete o crime de falsidade ideológica e prejudica não só a si mesmo, mas como também às pessoas envolvidas.
A falsidade ideológica é um dos assuntos que mais caem em concursos públicos e, para estar preparado para eles, conte com o conteúdo do Direção Concursos! Fique de olho no nosso blog para mais informações!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.