Redação Direção Concursos • 23/11/2021
23/11/2021Se você está se dedicando aos estudos da Língua Portuguesa para fazer provas de concursos, já deve ter ouvido falar sobre as interjeições. Entretanto, também é provável que você não conheça a fundo essa classe de palavras.
Para que você saiba o que é interjeição, bem como seus usos na língua falada e na língua escrita, preparamos este artigo. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto.
As interjeições podem ser definidas como uma classe de palavras invariáveis, ou seja, que não muda de acordo com número e gênero. O principal objetivo de uma interjeição é, então, expressar uma emoção de forma escrita.
Na maioria dos casos, as interjeições vêm acompanhadas de um ponto de exclamação, uma vez que existe a intenção de chamar atenção para a sensação ou para o sentimento que está sendo demonstrado.
Apesar dessa característica comum, as interjeições também podem ser interrogativas, uma vez que tudo vai depender da emoção expressada e, também, do contexto e da função que ela cumpre no texto.
De maneira geral, é possível dividir as interjeições da Língua Portuguesa em quatro grupos distintos: sons vocálicos, palavras utilizadas na língua, palavras que reproduzem ruídos animais ou sons de objetos e locuções interjetivas.
Além dessa classificação, as interjeições são divididas entre alguns tipos, que você pode saber mais no tópico abaixo.
Conforme apontado acima, as interjeições são utilizadas para expressar emoções. Por isso, são classificadas de acordo com o tipo de reação que denotam no texto. Conheça alguns:
As interjeições de admiração mostram a emoção de orgulho, que pode estar relacionado a uma pessoa ou a um objeto. Nesse caso, podem ser utilizadas palavras como Uau! e Oh!.
Como o próprio nome sugere, as interjeições de dúvida demonstram o sentimento de incerteza. Aqui, é comum o uso de palavras como Hein?! e Hã?!.
As interjeições de espanto, por sua vez, denotam situações nas quais o personagem se surpreende ou se assusta com algo. Nesse caso, o uso de palavras como Uai! e Eita! é comum.
No caso das interjeições de frustração, o objetivo é demonstrar emoções de quebra de expectativa. Por isso, é comum encontrarmos as palavras Puxa! e Ave! nessas situações.
Por fim, as interjeições de silêncio expressam o desejo de um personagem para que outros não façam barulho. Nesse caso, é comum encontrarmos as palavras Xiu! e Silêncio!.
A locução interjetiva acontece, basicamente, quando duas palavras ou mais são unidas para expressar uma emoção. Veja alguns exemplos:
Continue a acompanhar os artigos do nosso site para estar sempre por dentro dos conteúdos cobrados em concursos. Aqui você pode conferir textos e explicações sobre diferentes temas e disciplinas.
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.