
A intertextualidade é quando dois ou mais textos se relacionam entre si, por terem assuntos ou temas em comum. É como se eles ‘conversassem’ entre si, trazendo referências semelhantes. A intertextualidade é bastante comum em concursos públicos, na área de língua portuguesa, principalmente.
Na ocasião, o candidato deve ler dois ou mais textos, que podem ser em forma de prosa, poesia ou quadrinhos, e ver qual é a relação entre eles. É muito importante prestar atenção a este detalhe, porque mostra que o candidato é apto a compreender um assunto em contextos diferentes.
Mas não é somente nos concursos ou vestibular que a intertextualidade aparece. Ela é mais comum do que se imagina. Vamos conhecer alguns tipos de intertextualidade, que podemos encontrar em provas e até mesmo no dia a dia.

Tipos de intertextualidade
São vários os tipos, que fazem referência de forma direta ou indireta a um ou mais textos anteriores.
Alusão
Quando um texto usa outro como referência de forma indireta, geralmente usando símbolos ou personagens conhecidos. Para reconhecê-la, é necessário entender o contexto prévio.
Citação
Diferente da alusão, aqui o autor reproduz um trecho de outro texto e dá o crédito ao autor.
Epígrafe
São trechos retirados de outros livros ou publicações, com a citação do autor, e que tenham relação com o que está sendo apresentado. Geralmente são colocados no início de um livro ou capítulo de uma obra.
Paráfrase
É quando se reescreve um trecho de um texto usando outras palavras, mas sem mudar o conteúdo.
Intertextualidade – Paródia
É um tipo de paráfrase, mas tem um tom mais crítico ou sarcástico, e tem o objetivo de fazer uma sátira. É bastante comum em programas de humor, e a audiência identifica com facilidade de onde vem a referência.
Bricolagem
É mais usado em música e artes visuais, quando se usa trechos de outras obras para fazer a sua. Esses trechos podem ser usados de forma literal, e a eles se dá o crédito, ou utilizados como inspiração para realizar sua obra, como na alusão.
Sample
Usado principalmente na música, é quando se retira uma parte de uma canção para ajudar a compor outra, mas sem mudar seu ritmo ou voz.
Pastiche
É a imitação do estilo de outros artistas, como cantores, escritores e pintores, mas sem a intenção de fazer sátiras ou críticas às obras originais.
Crossover
Quando personagens de determinadas obras, que podem ser de livros, desenhos ou filmes, aparecem em outras, e fazem parte da história.
Transliteração
É quando se escreve uma palavra estrangeira da forma que se fala. Muito comum para quem está aprendendo outro idioma e quer entender como se pronuncia determinada palavra.
Fique por dentro dos assuntos das provas com o Direção Concursos!
A intertextualidade está mais presente na nossa vida do que imaginamos, além dos concursos públicos. Continue no nosso site para ficar por dentro do que o Direção Concursos traz para você se preparar para a sua prova!