
O estudo da fala é algo bastante extenso e muito discutido dentro de provas e artigos e por isso a importância de saber o que é linguagem coloquial.
Entender o que é linguagem coloquial permite ter uma compreensão maior do que é a língua portuguesa e como ela se manifesta dentro de contextos sociais, tanto formais quanto informais.
Neste artigo vamos falar com mais especificidade sobre o que é a linguagem coloquial assim como a variedade linguística.
O que é linguagem coloquial: saiba mais sobre o assunto
A linguagem é algo muito versátil, podendo ser ajustada de acordo com o contexto da conversa.
Por exemplo, um advogado não fala da mesma maneira em uma audiência e em uma roda de amigos.
Contextos mais formais pedem o uso de uma norma mais culta da língua portuguesa, enquanto momentos mais casuais abrem espaço para a fala mais livre, despretensiosa, a linguagem coloquial.
Então, entende-se que a linguagem coloquial nada mais é do que a forma que falamos em nosso dia a dia, utilizando termos cotidianos, gírias, regionalidades e muito mais.
A diferença entre regras gramaticais, lexicais e textuais são muito comuns e divergem de acordo com a posição geográfica e classe social.
Estas diferenças são o que chamamos de variedade linguística.

O que é linguagem coloquial: a variedade linguística
Conforme mencionamos acima, a língua portuguesa é um idioma extremamente dinâmico e versátil, permitindo flexionar as regras e criar variedades linguísticas.
Veja abaixo algumas das principais variações da linguagem coloquial e entenda as diferenças entre elas.
Variações Diacrônicas
Nas variações diacrônicas o que determina a diferença na linguagem é o tempo. A palavra é alterada através das gerações, imprimindo uma coloquialidade ao decorrer das décadas e gerando mudanças no vocabulário e estrutura sintática.
Um exemplo clássico de uma variação diacrônica é o “você”. No passado este pronome era utilizado como Vossa Mercê, que posteriormente se tornaria “Vosmecê” e, por fim, torna-se “você” .
Variações Diatópicas
As variações diatópicas são as mudanças que acontecem de acordo com a localidade.
Chamamos isso de regionalismos, onde em certos lugares a palavra muda morfologicamente.
Pode-se notar isso muito nas diferenças entre pessoas do sul do país e do nordeste. Essas mudanças vão além do sotaque, flexionando palavras de acordo com a região em que vivem.
Variações Diastráticas
As variações diastráticas se referem a jargões, linguagens de um grupo social específico.
As diastráticas podem existir dentro de ideologias, profissões. Pode ser vista com facilidade dentro do meio médico e também jurídico, que utiliza termos mais técnicos para se referir a determinadas coisas.
Variações Diafásicas
As diafásicas são variações que existem de acordo com o momento da situação comunicativa, o contexto.
Aqui entram a famosa linguagem coloquial e a linguagem culta.
Navegue pelo Direção Concursos e veja mais artigos como este
Não deixe de conferir mais conteúdos como este. Além de o que é linguagem coloquial, temos muitos outros artigos para que você aprenda mais e melhore seus estudos.
Conte com o Direção Concursos para te ajudar a conseguir a sua aprovação!
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

