
Preparamos este artigo para ajudá-lo a compreender melhor sobre um dos assuntos importantes abordados na língua portuguesa e recorrente nas provas de concursos públicos. Você sabe o que é linguagem formal?
Vamos aprender quando usá-la?
O que é linguagem formal?
Também conhecida como linguagem culta, a linguagem formal é utilizada em momentos nos quais não existe familiaridade entre o interlocutor da comunicação ou quando um devido momento exige maior respeitabilidade.
Esse tipo de linguagem está pautada no seguimento de regras, do uso e emprego correto das palavras, bem como sua pronúncia seguindo as normas gramaticais.
Não é permitido ao interlocutor o uso de jargões, gírias, coloquialismo e expressões que marquem a linguagem sem o seu monitoramento linguístico.
Esse tipo de linguagem é comum em provas e concursos públicos, discursos públicos ou políticos, reuniões de trabalho e entrevista de emprego, entre outras situações que requerem formalidade na escrita e na fala.

Diferença entre linguagem formal e informal:
Classificada como linguagem coloquial, a linguagem informal é caracterizada como uma linguagem que não apresenta restrições quanto à escolha do interlocutor ao uso de gírias, expressões de oralidade e coloquialismos.
Este tipo de linguagem é muito utilizada em reuniões de amigos e família, no qual em momentos de descontração, não é necessário seguir as normas gramaticais.
Sua diferença da linguagem formal está justamente relacionado com a maneira descontraída de aplicação, pelo relaxamento das normas, que muitas vezes apresenta erros do ponto de vista das normas gramaticais ou em contextos não formais.
Essa é a linguagem usual do dia a dia, logo, o falante é livre para utilizá-la como quiser.
Veja alguns exemplos do uso da linguagem formal e informal:
Linguagem informal:
“Galera, domingo vai ter um churras aqui na minha casa. Quem quiser pode colar lá. É só levar bebida e carne. Conto com vocês. Vai ser muito louco!”
“Ocê num vai creditar no que eu ouvi na rádio hoje. O moço disse que vai chuvê prá lá de metro. Vai inté cai gelo, seu menino!”
Linguagem formal:
“Aristóteles entende que a cidade é um organismo vivo que se forma com o objetivo do bem comum, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas na busca de um bem, razão pela qual o homem como um animal político, só pode se desenvolver e potencializar suas virtudes, na pólis.”
“De acordo com Soffner (2014), tecnologia pode também ser definida como tudo que o homem produz e aperfeiçoa para satisfazer as suas necessidades essenciais e vitais, e para tornar o processo produtivo mais dinâmico e até mesmo frenético. A tecnologia está permeada por processos de transformações e adaptações.”
Em que contexto devemos utilizar a linguagem formal?
O contexto conversacional ou de escrita é imprescindível tanto na linguagem formal quanto na linguagem informal. Desse modo, não existe uma regra específica para seu uso, desde que o interlocutor analise cada tipo ao seu contexto.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender melhor sobre a linguagem formal, suas características e aplicações. Entender sobre estes conceitos gramaticais é essencial na preparação para as provas de concurso público. Conte com o Direção Concursos para isso!
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

