Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

O que é o complemento de uma oração? Como aplicá-lo na frase?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Redação Direção Concursos24/12/2021

24/12/2021

A estrutura geral de uma oração da língua portuguesa é a relação básica das orações. Entender o que é um complemento de uma oração é compreender  e ter o conhecimento da construção de um texto ou frase.

Por isso, este é um assunto essencial de estudo para concursos públicos. Neste artigo, explicaremos para você o que é o complemento de uma oração e sua aplicabilidade no contexto do nosso idioma. 

Afinal, o que é um complemento de uma oração? 

Primeiramente, a oração é um conjunto organizado de palavras que estabelecem determinadas relações sintáticas. Portanto, o complemento de uma oração é o que compõe o conjunto de orações. Dentre esses conjuntos os principais são: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva. 

Complemento verbal:  

Se eu falar assim: “Eu comprei…” logo você irá perguntar “comprou o que?”. Falta completar a frase, não é? Portanto, é preciso complementar com o verbo para dar sentido à oração.  No complemento verbal há o objeto direto e o objeto indireto. 

Objeto direto:

Complemento verbal que normalmente NÃO apresenta preposição. Se relaciona a um verbo transitivo direto. Podem ser representados também por um pronome, substantivo e numeral Veja alguns exemplos: 

‘’Eu comprei um caderno”. Nota-se que há um complemento na frase, correto? 

A palavra um caderno é o objeto direto que está ligado pelo verbo comprei  

Não aguentei aquiloObjeto direto representado por um pronome aquilo 

Objeto indireto:

É um complemento verbal que precisa ser acompanhado por uma preposição para oferecer a informação completa através dos verbos transitivos indiretos.

Exemplo:

“Meu amigo gosta de português.” Esta frase precisou do objeto indireto expressado pelo trecho “de português

“Os funcionários sempre discordavam das decisões.” Objeto indireto expressado pelo trecho “das decisões e o verbo transitivo indireto expressado pelo trecho “discordam”.

Neste grupo ainda há o objeto direto e indireto. 

Eu trouxe um livro para você. “Um livro” (objeto direto) “para você” (objeto indireto). 

Complemento Nominal: 

Completa o termo ou sentido da oração que vem ligado por substantivos, adjetivos ou advérbios sempre por meio de preposição integrando ou limitando. É comumente parecido com o objetivo indireto, a diferença é que não complementa verbos. 

Exemplo: 

A minha loja está cheia de clientes. A palavra “cheia é um adjetivo e o “de clientes” é o complemento nominal do sentido de “cheio”. 

Agente da passiva: 

É quando o sujeito da oração sofre a ação. É o elemento que pratica a ação verbal quando a ação está na voz passiva. Sempre vem introduzido pela preposição por/pelo e também pode vim acompanhada da preposição “de”

Exemplos:  

José é amado por todos.  Sujeito paciente “José” e o agente da passiva é “por todos”.

A importância do complemento da oração: 

Vimos os principais complementos que dão sentido a uma oração. Em uma prova de concurso, quando se pede o complemento de uma oração, será preciso identificar o sujeito da oração, classificar o objeto direto ou indireto, se é um complemento nominal e se está de acordo com o sentido da oração. 

Portanto, saber a importância dos complementos de uma oração e sua aplicabilidade em uma frase ou contexto é primordial para você ir bem nas questões de concurso.

Se você gostou desse artigo, salve, compartilhe e fique por dentro das principais novidades e conceitos relacionados a concursos públicos aqui no Direção Concursos. 

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

 Concursos Públicoscomplementodaoracaocomplementonominalcomplementoverbalportuguês para concurso público
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.