
Já pensou em morar em um dos estados mais charmosos do sudeste que reúne as belezas naturais das praias e florestas? Se você pensou no Espírito Santo, acertou a resposta! Aliás, tanto em âmbito estadual, quanto em âmbito federal, novas oportunidades estão sendo desenhadas no horizonte. Uma delas é Tribunal Regional do Trabalho da 17a Região (TRT 17a Região). Falemos um pouco mais sobre este futuro certame.
Só há vantagens em prestar este concurso
Comecemos pela carreira. Um dos atrativos, além do salário e dos benefícios, é a possibilidade de redistribuição, nos termos do art. 37 da Lei n.º 8.112 de 1990. Portanto, se você for aprovado, tomar posse no TRT 17a Região ou em outro, exercer o cargo, no futuro, poderá ser redistribuído. Isso acontece muito no âmbito dos TRTs. É ótimo para quem deseja voltar para seu local de origem!
Existem disciplinas presentes em todos os certames da justiça do trabalho
Outra vantagem são as disciplinas que se repetem muito nos concursos de TRT pelo Brasil. Seja qual for a banca, teremos sempre Direito do Trabalho, Processual do Trabalho, Direito Administrativo, Português, Direito Constitucional e Direito Civil. É claro que as disciplinas comportam variações, mas já sabemos, de antemão, que esse é o nosso “núcleo duro”, ou seja, são as disciplinas nucleares que sempre estarão presentes nestes certames.
As variações ficam por conta de Direito Penal, Atualidades, Redação Oficial, Raciocínio Lógico, Informática, Administração Financeira e Orçamentária, Direito Previdenciário, Administração Geral, Administração Pública, Administração de Recursos de Materiais, Gestão de Pessoas, Regimento Interno, Direito Empresarial, Ética na Administração Pública, Gerência de Projetos e Psicologia. Estas disciplinas podem cair ou não. Tudo depende daquilo que seja necessidade para o momento pelo qual o Tribunal passe. Aliás, é bem provável – e isso é meramente especulativo – que a informática seja mais cobrada por conta dos processos e audiências virtuais que vem ganhando cada vez mais força na justiça laboral. (TRT 17a Região)
Sobre o último concurso
Sabemos que o último certame de 2013 foi considerado um dos mais difíceis de sua época, inclusive no âmbito dos TRTs. O “malvado favorito” de muitos concurseiros, qual seja, o Cebraspe organizou o último certame. Nele, houve uma quebra de paradigmas, pois a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho para os candidatos a Técnico Judiciário. A nota de corte foi bastante baixa, tendo sido perto dos índices mínimos de aprovação do edital.
O cenário de hoje
Antes da pandemia mundial, em 2019, o Tribunal formou comissão, pois o último concurso havia vencido sua validade. Ocorre que, em virtude dos cortes orçamentários e das distribuições de vagas por parte do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, este certame precisou ser postergado para um momento futuro. Contudo, as necessidades de pessoal no âmbito do TRT 17a Região chegaram a ponto de se tornarem inadiáveis. Com isso, novos estudos começaram a ser feitos com vistas a um novo certame.
O que fazer agora para conseguir ser aprovado?
Você, muitas vezes, pediu por mais tempo para estudar. Essa é a sua oportunidade! Agora, é possível fazê-lo com uma probabilidade muito grande de que o certame aconteça em um horizonte de tempo não muito longo. Assim, convém, neste momento estudar as disciplinas do “núcleo duro” de forma bastante atualizada, treinar muitas questões anteriores e deixar as matérias mais variáveis para quando tivermos o edital publicado ou alguma outra informação oficial neste mesmo sentido. Desta forma, comece, primordialmente a estudar Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, bem como as outras disciplinas. Com elas, além de já ter muito a caminhar, você terá como fazer ótimas revisões perto da prova.
Resumo da Ópera – para se preparar com solidez e confiabilidade, faça os cursos do Direção. Você fará, certamente, um investimento seguro na sua preparação.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
