Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Piso Salarial: o que é cobrado em edital para professor?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jaqueline Santos05/01/2023

05/01/2023

Olá, galera! Muito prazer, eu sou a Coordenadora da Área Educacional: Jaqueline Santos, aqui Direção Concursos. Hoje, eu estou aqui para trazer para você um conteúdo para a sua prova. Eu estou referindo ao Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, que é a lei federal nº 11.738/2008.

Afinal, uma pergunta, que sempre gera dúvidas: São somente os professores que possuem direito ao Piso? Confira abaixo:

Segundo o Art.2º, da Lei do Piso, são profissionais do magistério público da educação básica, aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência:

– direção ou administração;

– planejamento;

– inspeção;

– supervisão;

– orientação e coordenação educacionais;

– exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica;

Em suas diversas etapas e modalidades, com formação mínima conforme a LDB.

Olha esse esquema legal, que eu trouxe para fixar melhor o conteúdo para você:

A lei nº 11.738/2008, traz a regulamentação da adoção do Piso Salarial. Entenda que, o piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais. (Art. 2º, §1º).

Tendo como base essas explicações, vamos conferir como caiu a questão de concurso mais recente do SEDUC – GO com a banca IADES, realizada em setembro de 2022.

Questão 23 – Bases Legais da Educação Nacional e Estadual

Em conformidade com a Lei nº 11.738/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público pra os profissionais do magistério público da educação básica, assinale a alternativa correta.

a. Os profissionais do magistério público da educação básica são somente aqueles que desempenham as atividades de docência.

b. O piso salarial é voltado apenas para os professores que atuam no nível médio.

c. O piso salarial será atualizado a cada 4 anos.

d. O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais.

e. Não é necessário justificar, junto ao Ministério da Educação (MEC), indisponibilidade orçamentária do ente federativo para cumprir o valor fixado do piso salarial.

Alternativa Correta: Letra D, conforme o Art. 2, §1º

Percebeu que estando atento aos detalhes é possível gabaritar???

Um dos pontos, que o examinador gosta de abordar nas provas de concursos e não seria diferente no caso do Piso são os detalhes e vários candidatos acabam errando. Observa-se, que na composição da jornada de trabalho, descreve sobre o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos. (Art. 2º, §4º).

Eu sempre falo em minhas aulas e materiais produzidos, que o examinador adora números, prazos, exceções, detalhes e diferenças.  Vamos fazer agora, uma questão de 2021 da banca IBGP para Professor sobre a composição da jornada de trabalho docente para o desempenho de atividades de interação com os docentes.

Confira, mais uma questão sobre o assunto:

IBGP – 2021 – Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá – MG – Professor PEB I

De acordo com a Lei nº 11.738/2008, na composição da jornada de trabalho do docente, observara-se:

a. 1/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

b. 1/5 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

c. 2/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

d. 3/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

Alternativa Correta: Letra C, conforme o Art. 2, §4º.

§4º Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

Hoje, nenhum estado ou município poderá pagar menos que o Piso anual estabelecido. Caso algum estado ou município não consiga cumprir com o Piso, os mesmos deverão justificar a sua incapacidade e demonstrar a sua planilha de custos com a comprovação de sua necessidade. (Art. 4º, §1º).

Mediante a comprovação da necessidade, a União deverá cooperar tecnicamente e terá que assessorá-lo no planejamento e aperfeiçoamento da aplicação de seus recursos. (Art. 4º, §2º). O valor é atualizado anualmente, todo 1º de janeiro, a partir do percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno (VAAF-MIN) com base agora no Novo FUNDEB permanente. Importante destacar ainda, que o reajuste aplica-se também ao pagamento de aposentadorias e pensões.

Convido você para participar de todas as nossas transmissões semanal no Youtube do Direção Concursos. E ficar bem informado, com acesso a material exclusivos, dicas, no Telegram da Área Educacional. Clique, pegue o seu material e já venha para a próxima aula.

Piso salarial Lei nº 11.738/2008 – tudo que você precisa saber!

Sobre esse conteúdo também temos uma super aula que irá te ajudar a compreender melhor esse assunto. Clique no vídeo abaixo e ótima aula:

Eu te espero nas aulas ao vivo e no Telegram, viu???

Segue-me em minhas redes sociais: @jaquelinesantos

Youtube: Professora Jaqueline Santos

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

concursos públicospiso salarial
Jaqueline Santos

Jaqueline Santos

Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora das Carreiras Educacionais. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Foi também aprovada para os cargos Professora Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais – Cristalina – Go e Professora Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais – Porto Nacional – To. É professora também de Cursos Presenciais para Concursos Públicos - Carreiras Educacionais.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.