Jaqueline Santos • 03/02/2023
03/02/2023Olá, querido(a) educando(a)!
Tendo em vista a divulgação do gabarito preliminar do concurso de Professor Pedagogo – Prefeitura Municipal de Alto Paraíso – GO, vejo a possibilidade em entrar com a interposição de recursos de algumas questões da Prova de Bases Legais e Temas da Educação Nacional e Temas Educacionais Pedagógicos – Comum a todos os cargos de Professores, além também da Prova de Conhecimentos Específicos para Pedagogos.
É importante salientar que não deve realizar a cópia fidedigna conforme fiz aqui. Você pode usar unicamente as fontes citadas para fazer o seu recurso. Leia as argumentações utilizadas por mim nos recursos.
É necessário você parafrasear o argumento do recurso tendo como base o que está escrito.
Eu acredito em vocês e trago aqui as fontes para embasar bibliograficamente e solidificar os nossos argumentos. Recomendo a você utilizar todas as fontes citadas! Peça aos seus amigos, que também fizeram este concurso para interpor os recursos até as 18h de hoje!!!
Lembre-se quanto mais pessoas fizerem barulho melhor será para ganharmos!
Vamos lá a interposição de recursos – Prefeitura Municipal de Alto Paraíso – GO!!!!
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CONHECIMENTOS BÁSICOS
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR PEDAGOGO
QUESTÃO 16
Solicito anulação do gabarito da questão 18, sobre o Plano de Aula. A banca examinadora deu como correta a letra A, porém o Instituto Quadrix em 2021 aplicou a prova da Prefeitura de Canaã do Carajás – PA, no qual solicitou ao candidato a diferença entre Planejamento e Plano e tem como resposta correta:
“O plano consiste em um documento mais elaborado, no qual constam os objetivos específicos, os conteúdos e o desenvolvimento metodológico.”
Na questão de Alto Paraíso, o examinador solicitou em tese sobre o Plano de Aulas. É importante destacar que temos vários modalidades de planos como enumerado na questão e de maneira geral a letra D aplica-se a Plano e não ao detalhadamente, o que é o Plano de Aula.
Segundo Libâneo (1994): “O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.” Sendo assim, solicito a anulação da questão, por trazer a definição de Plano e não especificadamente como abordado na questão o Plano de Aula.
PROVA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROFESSOR PEDAGOGO
QUESTÃO 30
Solicito a alteração de gabarito da questão 30, sobre o Plano Nacional de Educação – PNE:
Segundo a Lei nº 13.005/2014:
Art. 7º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano.
O examinador tem como incorreta a letra D, todavia está destacado no Art. 7º o alcance das metas pela União, Estados, DF e os Municípios. Conforme o artigo, a letra D está correta.
A letra E da questão está incompleta no foco do Plano Nacional de Educação. Segundo MEC/SASE (2014), o foco das estratégias de aplicação e execução do PNE são dentro das Metas Estruturantes do PNE:
1º Grupo: Garantia do Direito à Educação Básica com qualidade – Metas 1,2,3,5,6,7,9,10 e 11.
2º Grupo: Redução das Desigualdades e à Valorização da Diversidade – Metas 4 e 8.
3º Grupo: Valorização dos Profissionais da Educação – Metas 15, 16,17 e18
4º Grupo: Ensino Superior – Metas 12, 13 e 14
Grandes Desafios: Sistema Nacional de Educação – Metas 19 e 20.
O foco da aplicação e execução do PNE estão destacados nos 4 grupos e em seus grandes desafios conforme citado pela obra legal: Planejando a próxima década – Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Portanto, diante disso solicito a alteração do gabarito para a letra E.
QUESTÃO 33
Solicito a alteração do gabarito da questão 33 sobre a situação hipotética. A banca entende como que não apresenta um fator condicionante envolvido na aprendizagem de João a letra A – origem social, todavia o texto enumera sobre a origem social de João, conforme consta no texto:
“João tem doze anos de idade e estuda em uma escola estadual na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Mora em uma comunidade com a mãe e é o mais velho de cinco irmãos.”
Na questão não tem destaque sobre a estrutura da escola. Os pontos a serem destacados no texto sobre a escola:
“Frequenta uma turma com 34 alunos do 5º ano do ensino fundamental (…). Constantemente é encaminhado ao setor pedagógico por apresentar indisciplina em sala de aula. Esses dois pontos fala da turma, no qual o João está e o fato de estar indo constantemente ao setor pedagógico por sua indisciplina.
Logo, solicito a alteração de gabarito para a letra D – estrutura da escola, pois não é narrado na situação hipotética de João.
QUESTÃO 37
Solicito a alteração do gabarito da questão 37, acerca dos elementos constitutivos do Planejamento de Ensino. O examinador tem como correta a letra B (Itens II e III), contudo o item IV – As dificuldades dos professores em planejar suas aulas estão relacionadas a uma formação teórica metodológica consistente.
Segundo SED-PR (2013), destaca em referência ao autor Libâneo: (…), segundo Libâneo, (1994, p.22) o planejamento tem grande importância por tratar-se de: “Um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.
Percebemos muitas vezes, que a maioria dos professores encontram dificuldades em planejar suas aulas, devido ao fato de muitas vezes não ter formação teórica metodológica necessária para compreender a verdadeira importância do ato de planejar em sua prática pedagógica.
Conforme destacado por Libâneo e SED-PR, a dificuldade dos professores em relação ao planejamento estão relacionados com a teórica metodológica. Logo, solicito a alteração do gabarito para letra E (Itens II,III e IV estão certos), conforme supracitado na questão.
QUESTÃO 39
Solicito a anulação da questão 39. A resposta correta considerada pela banca a respeito da dimensão especifica dos sujeitos da EJA é a dimensão da faixa etária ou geracional, todavia estão no rol das dimensões especificas da EJA: a cultura, o social, a luta pelo direito à educação e do sujeito trabalhador, conforme os dispositivos.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
IV – acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria; (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. (Redação dada pela Lei nº 13.632, de 2018)
O Art.4º, IV e Art.37 enumeram a luta pelo direito à educação, conforme enfatiza a LDB.
§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
A questão cultural é enfatizada no Art. 37, §1º, no destaque com a com sideração das características do alunado, seus interesses (cultural), condição de vida (social) e de trabalho (novamente sujeito trabalhador).
Desse modo, solicito a anulação do item por toda a questão está correta a respeito das dimensões dos sujeitos da EJA.
QUESTÃO 40
Solicito a anulação da questão 40. O examinador não foi claro sobre a abordagem da questão em relação a Bases Legais da Educação Nacional, no que refere-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA e autores que descrevem sobre a modalidade. Sobre as dimensões citadas na EJA temos as três dimensões: normativa, política e educativa,conforme destacado em várias pesquisas científicas (Jeffrey, D,C. (2018).
A questão enumera as três dimensões sendo: dimensão dos sujeitos da EJA; dimensão pedagógica; e dimensão político-administrativa, dimensões essas não citadas por autores de referência sobe o assunto, as Bases Legais da Educação Nacional sobre a Educação de Jovens e Adultos: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos – Resolução CNE/CEB nº 01/2000, Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – Resolução nº 01/2021 e Google.
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Um grande abraço!!!
Jaqueline Santos
Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora das Carreiras Educacionais. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Foi também aprovada para os cargos Professora Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais – Cristalina – Go e Professora Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais – Porto Nacional – To. É professora também de Cursos Presenciais para Concursos Públicos - Carreiras Educacionais.
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