Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Princípios do controle, precisamos fixar isso para concursos públicos.

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marcelo Soares05/07/2022

05/07/2022

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar dois convites especiais, de acordo com a sua necessidade.

Se você gosta de praticar com questões comentadas gratuitas, sugiro que conheça o Administração faixa preta, que é o maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. São mais de 500 questões!!! Além das questões, você tem áudios e videoaulas exclusivas.

Se você acha Administração muito subjetiva, sugiro que me acompanhe lá no Instagram (@profmarcelosoares). Por lá, eu posto algumas dicas, esquemas e exemplos que vão te mostrar que a Administração faz parte do nosso dia a dia e que você pode superar SIM esse sentimento de subjetividade ao entender melhor os conceitos e as fontes das bancas organizadoras. Entra lá e me manda uma mensagem com sua maior dificuldade, ok?

Pois bem. Feito os convites, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre princípios do controle.

A função administrativa de controle consiste em um processo de comparação entre os objetivos traçados e os resultados obtidos. Essa comparação é feita no intuito de assegurar que as coisas aconteçam conforme o planejado. Para tanto, o processo de controle retroalimenta o processo administrativo (principalmente o novo planejamento) fornecendo informações acerca dos ajustes necessários.

Esquematizando essas noções preliminares acerca da função de controle temos:

A partir dessas noções preliminares, surgem dois questionamentos interessantes:

  • O controle compara os objetivos com os resultados. Que objetivos são esses?
  • O resultado do controle é um conjunto de informações acerca dos ajustes necessários. Que tipo de ajuste pode ser fornecido? Em outras palavras, qual a utilidade dos ajustes ou mesmo do próprio controle?

Esses questionamentos são excelentes, pois nos levam a compreender a Administração como ela verdadeiramente é: integrada. Vamos abordá-los um por vez:

  • O controle compara os objetivos com os resultados. Que objetivos são esses?

Os objetivos aqui descritos são aqueles definidos no planejamento da organização. Você lembra que conversamos que planejar consiste em definir objetivos e os meios para alcançá-los?

Então, os objetivos que servem de referência para o controle são aqueles traçados no planejamento da organização. Concluímos, dessa forma, que para que possamos controlar temos que definir objetivos previamente, portanto, temos que ter planejado. Essa ligação muito próxima da função de planejamento com a função de controle leva alguns autores a denominá-las como funções gêmeas.

  • O resultado do controle é um conjunto de informações acerca dos ajustes necessários. Que tipo de ajuste pode ser fornecido? Em outras palavras, qual a utilidade dos ajustes ou mesmo do próprio controle?

O controle é fundamental para que possamos saber se a organização está ou não se aproximando dos seus objetivos. Deixando de maneira mais prática: vamos pensar, por exemplo, no caso de um concurseiro. Como um concuseiro pode saber se está no caminho da aprovação?

Por meio do controle. O controle, nesse exemplo, pode ser de horas de estudo, pode ser de percentual de acertos, pode ser de tópicos visto do edital etc. Enfim, a partir das informações desse conjunto de controles o concurseiro vai ser capaz de saber se está ou não se aproximando da aprovação.

“E se não estiver, Marcelo?”

Aí entra a outra parte da pergunta e outro papel fundamental do controle: realizar os ajustes necessários. Os ajustes tornam-se necessários em decorrência de dois tipos de desvios:

  • Desvios positivos: quando o resultado foi de acordo com o planejado, mas ainda pode ser aprimorado por meio de sugestões de melhoria.
  • Desvios negativos: quando o resultado obtido ficou abaixo do esperado, sendo necessário realizar correções.

Seja em decorrência de um desvio negativo ou positivo, o controle contribui para que se reavaliem as práticas adotadas e se aprimorem os métodos. Um concuseiro que não esteja melhorando os índices de acerto, por exemplo, vai precisar reavaliar o método de estudo, o tempo de estudo ou mesmo o material. Enfim, por meio do controle vai ser possível que o concuseiro identifique os pontos que modem ser melhorados (oportunidades de melhoria).

Outro papel interessante do controle é que ele pode ser utilizado para identificar boas práticas. O concurseiro pode perceber, por exemplo, que seu desempenho nas questões é melhor quando assiste a videoaula antes de ler o pdf. Ou pode perceber, talvez, que só com os vídeos ou só com o material escrito já obtém um excelente desempenho nas questões. Com essa informação o concurseiro pode reestruturar o planejamento para tornar mais célere o seu estudo. Enfim, o ponto é que o controle pode ser usado para indicar boas práticas e ajudar no planejamento, por isso que digo que as funções de controle e planejamento são “só love só love só love…”.

Vamos fixar com algumas questões?

CESPE – EBSERH – Analista Administrativo – 2018)

O controle da ação organizacional objetiva exclusivamente a correção de falhas ou erros existentes.

COMENTÁRIO:

Podemos dizer o controle possui três finalidades básicas: assegurar que as coisas saiam conforme o planejado, realizar os ajustes necessários e identificar boas práticas.

Gabarito: Errado.

CESPE – STM – Analista Judiciário – Área Administrativa– 2018)

Acerca das funções da administração e da atuação dos gestores em organizações contemporâneas, julgue o item a seguir.

Adotar ações corretivas na condução do processo administrativo é uma atividade associada à função da administração conhecida como controle.

COMENTÁRIO:

Perfeito. Uma das características de um sistema de controle é a adoção de medidas corretivas: característica complementar à orientação rápida para exceções. Um sistema de controle eficaz deve ter facilidade de identificar os desvios (orientação para exceções), mas também deve ser capaz de especificar possíveis soluções para os problemas identificados.

Gabarito: Errado.

CESPE – CADE – Agente Administrativo – CADE – 2014)

Como uma das funções do processo de administração, cabe à direção assegurar que os objetivos traçados pela organização estejam sendo cumpridos.

COMENTÁRIO:

Assegurar que os objetivos traçados estão sendo cumpridos é papel da função administrativa de controle e não da função de direção.

Gabarito: Errado.

CESPE – FUB – Administrador – 2015)

Para assegurar a realização de objetivos organizacionais, o processo de controle deve comparar resultados alcançados com resultados esperados.

COMENTÁRIO:

O enunciado transcreve o conceito básico do processo de controle.

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube.

Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.

Administração para concursosconcursos 2022controle administrativo
Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.