Proposta de Recurso – DEPEN – Português

Amigos,saiu o gabarito preliminar do concurso DEPEN. O meu gabarito extraoficial – publicado no próprio domingo em vídeo e em artigo – coincidiu com o da banca, mas, como antecipei na própria correção, vejo possibilidade de recurso em uma questão, pois esta dá margem a um dúbio entendimento, o que pode comprometer o julgamento objetivo ...

Por

José Maria
Compartilhe este artigo
Imagem - Proposta de Recurso – DEPEN – Português

Amigos,saiu o gabarito preliminar do concurso DEPEN. O meu gabarito extraoficial – publicado no próprio domingo em vídeo e em artigo – coincidiu com o da banca, mas, como antecipei na própria correção, vejo possibilidade de recurso em uma questão, pois esta dá margem a um dúbio entendimento, o que pode comprometer o julgamento objetivo do item de avaliação por parte do candidato.

Eis abaixo minha sugestão de recurso. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?

Gabarito Preliminar: CERTO (possibilidade de recurso)

De fato! Os documentos aviso, memorando e aviso passaram a ser genericamente denominados ofício. O propósito dessa mudança foi sim buscar a uniformização desses expedientes.

A passagem “para todos os expedientes” poderia gerar dúvidas nos candidatos. É possível entender, por exemplo, que se estava fazendo menção aos expedientes citados anteriormente – ofício, memorando e aviso -, o que induziria o candidato a marcar CERTO.

No entanto, alguém pode ter entendido que se estava fazendo menção a todos os expedientes presentes no MRPR, o que motivaria assinalar a gabarito como ERRADO, pois, além do padrão ofício, o MRPR prevê os expedientes mensagem, exposição de motivos e correio eletrônico.

Para que não houvesse dúvidas, deveria o item substituir esse trecho problemático por “para todos esses expedientes”, deixando claro que se estava fazendo menção unicamente aos documentos aviso, memorando e ofício.

Isso posto, solicito a anulação do referido item, pois o julgamento objetivo do item foi prejudicado.

Compartilhe este artigo
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.