Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Proposta de Recurso – Língua Portuguesa – TJ/PR

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria25/09/2019

25/09/2019

Prezados Alunos,

Eis minhas propostas de recursos que julgo cabíveis. Tentem não apenas copiar, e sim reproduzir com suas próprias palavras a fundamentação aqui apresentada.

Desejo sucesso a todos!

Professor José Maria

Instagram: @professorjosemaria

Questão 02

Ao afirmar que o astrônomo e o geógrafo leem, respectivamente, estrelas e terrenos, o autor sugere que esses profissionais

a) analisam o aspecto dessas formações de modo a obter previsões a respeito do mundo e dos seres humanos.

b) encaram tais superfícies como sinais gráficos a serem decodificados ou traduzidos.

c) estudam a configuração desses elementos para descobrir dados acerca das origens de tais elementos e das transformações por que tenham passado.

d) procuram vestígios de histórias escritas por povos remotos na superfície desses elementos.

e) deixam-se levar pela imaginação e fantasiam histórias maravilhosas que poderiam ter efetivamente acontecido nesses lugares.

Gabarito Oficial: Letra C

Proposta de Recurso

Reproduzamos abaixo o primeiro parágrafo:

O astrônomo lê o céu, lê a epopeia das estrelas. Ora, direis, ouvir e ler estrelas. Que histórias sublimes, suculentas, na Via Láctea. O físico lê o caos. Que epopeias o geógrafo lê nas camadas acumuladas em um simples terreno. Um desfile de Carnaval, por exemplo, é um texto. Por isso se fala de “samba-enredo”: a disposição das alas, as fantasias, a bateria, a comissão de frente são formas narrativas.

Notamos que o sentido de “ler” está associado a decodificar, interpretar realidades. Isso é corroborado até mesmo pelo gabarito assinalado na questão 01, que associa leitura à interpretação de objetos e processos. Portanto, no contexto, ler uma estrela, um terreno ou, até mesmo, uma partida de futebol tem a ver com buscar nesses objetos um significado, um sentido.

Metaforicamente, é como se esses objetos fossem sinais gráficos, que necessitam ser traduzidos e decodificados para o público leigo.

É esse o entendimento presente na letra B, que diz: “encaram tais superfícies como sinais gráficos a serem decodificados ou traduzidos”.

A resposta dada pela banca, no nosso respeitoso entendimento, extrapola o primeiro parágrafo. Em que passagem do primeiro parágrafo se faz presente explícita ou implicitamente algum trecho que dê a entender que a leitura de uma estrela ou de um terreno tem como objetivo entender suas origens e mapear mudanças pelas quais passaram?

Isso posto, julgamos pertinente a troca do gabarito oficial de letra C para letra B.

Questão 09

O texto 1A1-II é uma crônica, gênero que se caracteriza como texto de cunho pessoal, em que se imprimem opiniões e visões de mundo do autor. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que, no segundo parágrafo do texto, o autor posiciona-se ao afirmar que

a) a Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento europeu.

b) pessoas que assistiram à morte do mundo em 1914 ainda estavam vivas àquela época.

c) a guerra acabou com a belle époque e os hábitos vitorianos.

d) servidão civil feminina era uma questão que ainda perdurava àquela época.

e) alguns hábitos e conceitos anteriores à guerra pareciam eternos

Gabarito Oficial: Letra D

Proposta de Recurso:

A banca considerou que a redação da letra D expressa uma opinião.

Discordamos respeitosamente desse gabarito.

A única justificativa para entender essa redação como um juízo de valor é associar ao advérbio “ainda” um valor subjetivo. No entanto, isso não corresponde à realidade, pois o advérbio “ainda”, no contexto, transmite uma ideia de tempo, independente de opinião. Ao se afirmar que “a servidão civil feminina … ainda perdurava àquela época”, quer-se dizer que a servidão feminina já existia em épocas anteriores e continuava a existir àquela época. Trata-se não de uma opinião, e sim de um fato.

Já na letra E, o emprego do verbo “parecer” dá à redação um valor subjetivo. Ao se afirmar que “alguns hábitos e conceitos anteriores à guerra pareciam eternos”, o atributo “eterno” é resultado de uma percepção do indivíduo – no caso, o autor -, e não de um fato. Trata-se, assim, de uma opinião, pois seu conteúdo está sujeito a contestação.

Isso posto, julgamos pertinente a troca do gabarito oficial de letra D para letra E.

 Concursos PúblicosConcurso TJ PRconcurso tj prconcurso tj pr 2019concursos TJlingua portuguesa em concursosportugues em concursosrecursos concursos publicos
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.