
Prezados Alunos,
Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em três questões.
Eis abaixo minha sugestão de redação para esse pedido de revisão. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
QUESTÃO: A frase “Essa afirmação está incorreta?” (R. 7 e 8) constitui um recurso retórico empregado para introduzir uma constatação.
Gabarito Preliminar: CERTO
Sugestão de Recurso:
A frase traz o pronome anafórico “Essa”, sinalizando que o trecho em destaque não introduz, mas sim retoma uma afirmação (uma constatação) mencionada anteriormente, a saber: “mulheres ganham 30% a menos do que homens brancos no Brasil”.
Isso posto, solicito a alteração do gabarito para ERRADO.
QUESTÃO: Em “fugia-me” (R.5) e “lembrei-me” (R.7), a forma pronominal “me” poderia ser suprimida sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Gabarito Preliminar: ERRADO
Sugestão de Recurso:
Leiamos o trecho “A lembrança de sua cara fugia-me, devia ser um lapso temporário. Mas seu nome — é claro, é claro, lembrei-me finalmente: Janair”.
Na justificativa apresentada pela banca, lemos: “o verbo fugir é transitivo indireto na acepção de não ocorrer, não lembrar, que corresponde ao sentido presente no texto. Sendo assim, o pronome funciona como complemento indireto exigido por essa forma verbal, não podendo ser suprimido”.
Concordo que o verbo “fugir”, na acepção mencionada, é transitivo indireto e possui o pronome “me” como objeto indireto.
No entanto, ao suprimir o “me”, temos como resultado a construção “A lembrança de sua cara fugia”. Nessa construção, o verbo “fugir” assume a função de “escapar” e nos aparece no trecho como intransitivo. Notemos que o item questiona unicamente acerca da manutenção da correção gramatical, o que acontece com a redação sugerida. Ocorre alteração semântica, mas a correção gramatical se preserva.
Isso posto, solicito a alteração do gabarito para CERTO.
QUESTÃO: O termo “estabelecendo” (R.19) foi empregado no texto com o mesmo sentido da expressão “que estabelece”.
Gabarito Preliminar: CERTO
Sugestão de Recurso:
Originalmente, a forma verbal no gerúndio “estabelecendo” transmite uma ideia de ação em curso. Já com a oração desenvolvida “que estabelecem”, o emprego do presente do indicativo transmite uma ideia de ação costumeira. Dessa forma, a alteração proposta mantém a correção gramatical, mas altera o sentido original.
Recorrendo ao histórico de questões, na prova para cargo de Perito Criminal da Polícia Federal, realizada em 2018, questão similar teve seu gabarito divergente do corrente. Reproduzamos a questão a seguir:
“
Texto: Os programas mostram diversos detetives, técnicos e cientistas dedicando toda sua atenção a uma investigação.
ITEM: A substituição da forma verbal “dedicando” (R.19) por que dedicam manteria os sentidos originais do texto.
“
Na ocasião, a nobre banca interpretou o item como ERRADO.
Isso posto, solicito a alteração do gabarito para ERRADO.