José Maria • 04/09/2021
04/09/2021Prezados Alunos,
Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em três questões.
Eis abaixo minha sugestão de redação para esse pedido de revisão. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
QUESTÃO: A frase “Essa afirmação está incorreta?” (R. 7 e 8) constitui um recurso retórico empregado para introduzir uma constatação.
Gabarito Preliminar: CERTO
Sugestão de Recurso:
A frase traz o pronome anafórico “Essa”, sinalizando que o trecho em destaque não introduz, mas sim retoma uma afirmação (uma constatação) mencionada anteriormente, a saber: “mulheres ganham 30% a menos do que homens brancos no Brasil”.
Isso posto, solicito a alteração do gabarito para ERRADO.
QUESTÃO: Em “fugia-me” (R.5) e “lembrei-me” (R.7), a forma pronominal “me” poderia ser suprimida sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Gabarito Preliminar: ERRADO
Sugestão de Recurso:
Leiamos o trecho “A lembrança de sua cara fugia-me, devia ser um lapso temporário. Mas seu nome — é claro, é claro, lembrei-me finalmente: Janair”.
Na justificativa apresentada pela banca, lemos: “o verbo fugir é transitivo indireto na acepção de não ocorrer, não lembrar, que corresponde ao sentido presente no texto. Sendo assim, o pronome funciona como complemento indireto exigido por essa forma verbal, não podendo ser suprimido”.
Concordo que o verbo “fugir”, na acepção mencionada, é transitivo indireto e possui o pronome “me” como objeto indireto.
No entanto, ao suprimir o “me”, temos como resultado a construção “A lembrança de sua cara fugia”. Nessa construção, o verbo “fugir” assume a função de “escapar” e nos aparece no trecho como intransitivo. Notemos que o item questiona unicamente acerca da manutenção da correção gramatical, o que acontece com a redação sugerida. Ocorre alteração semântica, mas a correção gramatical se preserva.
Isso posto, solicito a alteração do gabarito para CERTO.
QUESTÃO: O termo “estabelecendo” (R.19) foi empregado no texto com o mesmo sentido da expressão “que estabelece”.
Gabarito Preliminar: CERTO
Sugestão de Recurso:
Originalmente, a forma verbal no gerúndio “estabelecendo” transmite uma ideia de ação em curso. Já com a oração desenvolvida “que estabelecem”, o emprego do presente do indicativo transmite uma ideia de ação costumeira. Dessa forma, a alteração proposta mantém a correção gramatical, mas altera o sentido original.
Recorrendo ao histórico de questões, na prova para cargo de Perito Criminal da Polícia Federal, realizada em 2018, questão similar teve seu gabarito divergente do corrente. Reproduzamos a questão a seguir:
“
Texto: Os programas mostram diversos detetives, técnicos e cientistas dedicando toda sua atenção a uma investigação.
ITEM: A substituição da forma verbal “dedicando” (R.19) por que dedicam manteria os sentidos originais do texto.
“
Na ocasião, a nobre banca interpretou o item como ERRADO.
Isso posto, solicito a alteração do gabarito para ERRADO.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.