Proposta de Recurso – PM PR – Português

Prezados Alunos, Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em duas questões. Eis abaixo minha sugestão de redação para esses pedidos de revisão. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo ...

Por

José Maria
Compartilhe este artigo
Imagem - Proposta de Recurso – PM PR – Português

Prezados Alunos,

Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em duas questões.

Eis abaixo minha sugestão de redação para esses pedidos de revisão. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

QUESTÃO 25 – PROVA TIPO C

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Q25.jpg

GABARITO PRELIMINAR: LETRA C

Proposta de Recurso:

A banca considerou a assertiva de número 4 como correta.
No meu entender, essa assertiva não está de acordo com o texto lido.

Notemos que o texto contrapõe insegurança a tédio, monotonia. Isso fica bem evidente na seguinte passagem: “A alternativa à insegurança não é a bênção da tranquilidade, mas a maldição do tédio”.

Podemos entender que a insegurança ocupa um extremo e o tédio (sinônimo de monotonia), um extremo oposto.

Ao se afirmar que os arquitetos e os planejadores buscam produzir experimentos cada vez mais radicais e invenções mais ousadas, dá-se a entender que eles estão se afastando da monotonia sem, necessariamente, abraçar a insegurança.

Buscam, assim, um meio-termo, ou seja, um ponto ótimo entre insegurança e monotonia, nossos dois extremos.

Vejamos a redação da assertiva 4: “A busca de arquitetos e planejadores urbanos em projetos mais ousados é atingir o ponto ótimo entre segurança e monotonia”. O erro está em dizer que o ponto ótimo está entre segurança e monotonia, pois estes não se opõem. O ponto ótimo está entre os extremos, ou seja, entre insegurança e monotonia.

Com base no exposto, solicito a troca do gabarito de letra C (Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras) para letra A (Somente a afirmativa 2 é verdadeira).

QUESTÃO 36 – PROVA TIPO C

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Q36.jpg

GABARITO PRELIMINAR: LETRA D

Proposta de Recurso:

A banca considerou a assertiva 1 incorreta e a 3 correta.

No meu entender, a assertiva 1 está correta. O cineasta Fernando Meireles reconhece fazer uso do recurso do “speed watching” quando o filme lhe parece monótono. Faz uso dessa funcionalidade, no sentido de buscar alguma cena que lhe seja mais interessante. Esse relato nos permite concluir que Meireles se rendeu à tentação de assistir a filmes em velocidade acelerada.

No meu entender, a assertiva 3 está incorreta. Dizer que o “speed watching” deixou de ser uma opção e passou a ser uma regra significa dizer que todos ou quase todos os indivíduos fazem uso do recurso, o que não é verdade. Ele continua disponível nas plataformas como uma opção, sendo da livre escolha do usuário a sua utilização ou não. Continua sendo, assim, uma opção. Sim, cada vez mais utilizada, mas ainda uma opção regida pela livre escolha do usuário. Além disso, afirma a assertiva que o “speed watching” perdeu sua função prática, o que não é verdade. Sua função é a de acelerar a velocidade de reprodução dos conteúdos, e os usuários continuam utilizando esse recurso com esse fim.

Com base no exposto, solicito a troca do gabarito de letra D (2 e 3, apenas) para letra C (1 e 2, apenas).

Compartilhe este artigo
José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.