Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Proposta de Recurso – Português – PC PB – Cargo: Escrivão

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria23/02/2022

23/02/2022

Prezados Alunos,

Foi divulgado o gabarito preliminar da PC PB, para o cargo de Escrivão.
Nosso gabarito extraoficial, publicado em vídeo no domingo, dia 20/02, coincidiu com o da banca.

Mesmo assim, sugiro a anulação de uma questão – polêmica, por sinal -, pois penso haver duas respostas possíveis.

A seguir minha sugestão de redação para esse pedido de revisão do gabarito preliminar.

É muito importante que você não o copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Questão 03

No texto CG1A1-I, em “resumindo-se a descrições pouco científicas deste ou daquele idioma de maior prestígio” (último período), a partícula “se” classifica-se como:

a) partícula apassivadora
b) índice de indeterminação do sujeito
c) partícula expletiva
d) parte integrante do verbo
e) pronome reflexivo

Gabarito Preliminar: Letra D

Sugestão de Recurso:

Leiamos o seguinte trecho: “… o estudo da língua ficou durante séculos relegado a segundo plano, resumindo-se a descrições pouco científicas deste ou daquele idioma de maior prestígio”.

De acordo com o Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso Luft, o verbo “resumir” pode ser apresentado na forma pronominal. Nessa situação “resumir-se” significa “não ir além de”. Dessa forma, o “se” atuaria como peça componente do verbo, ou seja, uma parte integrante do verbo.

Há, no entanto, no contexto considerado, a possibilidade de o “se” atuar como pronome apassivador. Notemos que o sujeito “o estudo da língua” pode atuar como paciente da ação “resumir”. Reforça esse entendimento a possibilidade de reescrevermos o trecho da seguinte forma: “… o estudo da língua ficou durante séculos relegado a segundo plano, sendo resumido a descrições pouco científicas deste ou daquele idioma de maior prestígio”. A conversão da forma passiva sintética “resumindo-se” na forma passiva analítica “sendo resumido” atesta a validade de interpretar o “se” como partícula apassivadora.

Diante do exposto, entendo que a questão possui duas respostas possíveis e plausíveis. Sugere-se, assim, a ANULAÇÃO do item.

Essa sugestão encontra amparo em uma questão similar da banca, presente no concurso para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade do IBGE, realizada em 2021. Eis a redação da questão:

No trecho “Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca”, a partícula “se” classifica-se como

a) conjunção.
b) índice de indeterminação do sujeito.
c) partícula apassivadora.
d) parte integrante do verbo.
e) elemento expletivo.


À época, o gabarito preliminar da banca assinalava o “se” como parte integrante do verbo. Após alguns pedidos de recurso, a banca julgou por bem anular o item, assim justificando sua decisão para os candidatos: “Há mais de uma resposta correta, uma vez que a partícula considerada na questão pode ser considerada tanto parte integrante do verbo quanto partícula apassivadora”.

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.