Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Proposta de Recurso – Português – PC RJ – Cargo: Investigador

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

José Maria16/02/2022

16/02/2022

Prezados Alunos,

Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em 2(duas) questões.

A seguir minha sugestão de redação para esse pedido de revisão do gabarito preliminar.

É muito importante que você não o copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?

Grande abraço e sucesso!

José Maria

Professor José Maria
Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Gabarito Preliminar: Letra D

Sugestão de Recurso:

O texto predominantemente descritivo tem por objetivo principal caracterizar um ser, um objeto, um sentimento, etc. Sua essência, portanto, é adjetiva. Não é o caso do do texto alvo da questão: ele não possui natureza adjetiva, e sim informativa. Trata-se de um texto expositivo, já que trata de uma temática específica: a investigação criminal. Seu desenvolvimento traz definições objetivas para o termo, o que confere ao texto caráter informativo. Isso invalida, portanto, o que diz a letra D.

Por outro lado, a letra B está correta quando afirma se tratar de um texto informativo, mas está imprecisa ao justificar essa classificação pelo fato de o texto mostrar como fazer uma investigação. Ora, o texto lido apresenta definições, e não detalha como fazer. Isso invalida, portanto, a letra B.

Não há uma defesa de opinião no texto lido, o que também invalida a menção à natureza argumentativa, presente nas letras A e E.

Não há traços narrativos, uma vez que temos não uma história, mas a exposição de uma definição. Isso invalida a letra C.

Isso posto, por não haver uma resposta satisfatória entre as apresentadas nas opções, sugiro a ANULAÇÃO da questão.

Gabarito Preliminar: Letra B

Sugestão de Recurso:

Na letra A, o termo “Esse pessoal”, de natureza anafórica, só pode retomar a categoria dos “investigadores de crimes cibernéticos”, também denominados “técnicos em computação forense”. Somente há essa possibilidade, pois foi o único profissional mencionado no período anterior.

Já na letra B, o termo “nesse campo” possui alguns possíveis referentes, todos eles válidos: “investigação de crimes cibernéticos”, “crimes de computador” ou “computação forense”. O período anterior faz menção a essas áreas (campos) de atuação.

Dessa forma, entendo que o referente mais claro possui a opção de letra A – única possibilidade -, e não a opção de letra B – variadas possibilidades.

Isso posto, sugiro a mudança de gabarito de letra B para letra A (Esse pessoal).

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.