
Olá, caros alunos!
Divulgado o gabarito oficial pela banca organizadora, vejo a possibilidade de pedido de recurso na questão de número 8. Explico a seguir a divergência e apresento as minhas argumentações para fundamentar nosso pedido de revisão de gabarito.
Pessoal, vale ressaltar que não é recomendável a cópia literal do texto proposto a seguir. Por favor, utilizem as próprias palavras, pois se exige de cada peça de recurso autoria.
No mais, desejo sucesso a todos nesta caminhada. Contem sempre comigo!
Grande abraço!
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
08) No trecho “podia e devia ser feito com os incipientes seres humanos pela educação e pelo treinamento”, os termos “pela educação” e “pelo treinamento” exercem a função de agente da passiva, veiculando o agente da ação expressa pelo verbo “fazer”.
Gabarito Oficial: CERTO
Proposta de Recurso:
Embora tenhamos uma construção de voz passiva analítica “podia e devia ser feito”, é razoável pensar que “educação” e “treinamento” são os meios, e não os agentes da ação. O executor da ação, sendo coerente com as ideias do texto, seria o homem já instruído. Este “faria” alguém humano ao se utilizar da educação e do treinamento como meios, instrumentos.
Dessa forma, os termos “pela educação” e “pelo treinamento” funcionariam sintaticamente como adjuntos adverbiais de meio, e não como agentes da passiva.
Com base nessa argumentação, solicito que o gabarito da questão seja considerado ERRADO.