
Prezados Alunos,
Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em alguns itens.
Eis abaixo minhas sugestões de redação para esses pedidos. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria

Gabarito Preliminar: Letra D
Proposta de Recurso:
Acredito que banca tenha cometido um equívoco na identificação do gabarito.
Analisando a oração “que tenham causado”, temos o pronome relativo “que” retomando o antecedente “dano”.
O sujeito está oculto e é representado por “autores de delitos”. Já o objeto direto da forma verbal “tenham causado” é “dano”, que, na oração adjetiva, é representado pelo relativo “que”. Dessa forma, o pronome relativo “que” atua como objeto direto no texto original.
Na letra D, apontada como gabarito, o termo “o crime” atua como sujeito da forma verbal “atinge”. Não se trata da mesma função sintática, portanto.
Já na letra B, o termo “um preço”, objeto direto da forma “pagarão”.
Diante do exposto, solicito a mudança de gabarito da letra D para a letra B.

Gabarito Preliminar: Letra C
Proposta de Recurso:
Na letra C, apontada como gabarito pela organizadora, afirma-se que a mulher foi presa na manhã seguinte.
No texto, no entanto, afirma-se que a mulher foi encaminhada para a Delegacia de Sacramenta somente na manhã seguinte. Dá-se a entender que a prisão se deu em flagrante e o encaminhamento para a Delegacia competente se deu apenas na manhã seguinte.
Já a letra B encontra amparo no segundo parágrafo do texto. Pode-se questionar o trecho “seu imóvel” como que dando a entender que o imóvel era de propriedade da mulher. No entanto, podemos considerar o imóvel como o lugar por ela habitado, daí a justificativa para chamá-lo de seu. Fazendo-se uma analogia, quando falo em “meu apartamento”, não necessariamente quero dizer que sou dele proprietário, mas sim que nele habito.
Diante do exposto, solicito a mudança de gabarito da letra C para a letra B.

Gabarito Extraoficial: Letra E
Proposta de Recurso:
Apesar de ter apontado a letra E como resposta em meu gabarito extraoficial, entendo que o item deva ser anulado.
Não é consensual entre os gramáticos considerar pronomes demonstrativos como fatores de próclise. Domingos Paschoal Cegalla, por exemplo, não explicita os demonstrativos como tal. Dessa forma, entende-se que, para a maioria dos gramáticos, é facultativa a próclise ou a ênclise quando se tem pronome demonstrativo antes do verbo, sem a presença de fator de próclise.
Sob essa perspectiva, se assinalássemos a letra D (deu-se ou se deu), teríamos a validação das letras B e E como respostas, pois essas opções preencheriam corretamente a lacuna deixada pela forma verbal “aconteceu”. Teríamos, assim, três alternativas com validade.
Ao marcar letra E como resposta, a banca adotou uma visão muito restrita e desconsiderou uma parcela expressiva de gramáticos que entende ser, no caso apresentado, a posição do pronome proclítico facultativa.
Diante do exposto, solicito a anulação da questão.