José Maria • 07/06/2021
07/06/2021Prezados Alunos,
Com publicação do gabarito preliminar por parte da organizadora, vislumbro possibilidade de recursos em alguns itens.
Eis abaixo minhas sugestões de redação para esses pedidos. É muito importante que você não copie e cole simplesmente. Por favor, tome por base minha argumentação e redija um texto com suas próprias palavras, tudo bem?
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
Gabarito Preliminar: Letra D
Proposta de Recurso:
Acredito que banca tenha cometido um equívoco na identificação do gabarito.
Analisando a oração “que tenham causado”, temos o pronome relativo “que” retomando o antecedente “dano”.
O sujeito está oculto e é representado por “autores de delitos”. Já o objeto direto da forma verbal “tenham causado” é “dano”, que, na oração adjetiva, é representado pelo relativo “que”. Dessa forma, o pronome relativo “que” atua como objeto direto no texto original.
Na letra D, apontada como gabarito, o termo “o crime” atua como sujeito da forma verbal “atinge”. Não se trata da mesma função sintática, portanto.
Já na letra B, o termo “um preço”, objeto direto da forma “pagarão”.
Diante do exposto, solicito a mudança de gabarito da letra D para a letra B.
Gabarito Preliminar: Letra C
Proposta de Recurso:
Na letra C, apontada como gabarito pela organizadora, afirma-se que a mulher foi presa na manhã seguinte.
No texto, no entanto, afirma-se que a mulher foi encaminhada para a Delegacia de Sacramenta somente na manhã seguinte. Dá-se a entender que a prisão se deu em flagrante e o encaminhamento para a Delegacia competente se deu apenas na manhã seguinte.
Já a letra B encontra amparo no segundo parágrafo do texto. Pode-se questionar o trecho “seu imóvel” como que dando a entender que o imóvel era de propriedade da mulher. No entanto, podemos considerar o imóvel como o lugar por ela habitado, daí a justificativa para chamá-lo de seu. Fazendo-se uma analogia, quando falo em “meu apartamento”, não necessariamente quero dizer que sou dele proprietário, mas sim que nele habito.
Diante do exposto, solicito a mudança de gabarito da letra C para a letra B.
Gabarito Extraoficial: Letra E
Proposta de Recurso:
Apesar de ter apontado a letra E como resposta em meu gabarito extraoficial, entendo que o item deva ser anulado.
Não é consensual entre os gramáticos considerar pronomes demonstrativos como fatores de próclise. Domingos Paschoal Cegalla, por exemplo, não explicita os demonstrativos como tal. Dessa forma, entende-se que, para a maioria dos gramáticos, é facultativa a próclise ou a ênclise quando se tem pronome demonstrativo antes do verbo, sem a presença de fator de próclise.
Sob essa perspectiva, se assinalássemos a letra D (deu-se ou se deu), teríamos a validação das letras B e E como respostas, pois essas opções preencheriam corretamente a lacuna deixada pela forma verbal “aconteceu”. Teríamos, assim, três alternativas com validade.
Ao marcar letra E como resposta, a banca adotou uma visão muito restrita e desconsiderou uma parcela expressiva de gramáticos que entende ser, no caso apresentado, a posição do pronome proclítico facultativa.
Diante do exposto, solicito a anulação da questão.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Robson Oliveira • 13 de dezembro de 2024
Com grandes editais para tribunais lançados em 2024, e vários previstos para 2025, o cargo de Técnico Judiciário na área administrativa (TJAA) se torna uma grande oportunidade para todos os concurseiros! No entanto, a concorrência é acirrada, e é fundamental estar bem preparado. Por isso, o Direção Concursos te apresenta o melhor investimento em você, […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.