Erick Alves • 03/02/2020
03/02/2020Seguem meus comentários às questões de Direito Administrativo da prova de Analista Administrativo – Administração da EBSERH, aplicada no dia 02/02/2020 pela IBFC.
(IBFC – EBSERH 2020) Prova comentada Direito Administrativo
42) Sobre licitação pública, assinale a alternativa incorreta.
a) O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será de 45 (quarenta e cinco) dias para concurso, cinco dias úteis para convite e 15 (quinze) dias para tomada de preços, quando a licitação for do tipo “melhor técnica” ou “técnica e preço”
b) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento
c) Em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis
d) Para aquisição de bens e serviços comuns poderá ser adotada a licitação na modalidade de concurso
e) Na fase preparatória do pregão, a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição
Comentários:
a) ERRADA. Os prazos mínimos de antecedência para publicação do edital estão previstos no art. 21, §2º da Lei 8.666/93, e podem ser resumidos na tabela a seguir:
Percebe-se que o prazo para a tomada de preços é de 30 dias (e não de 15 dias) quando a licitação for do tipo “melhor técnica” ou “técnica e preço”. Logo, o item está errado.
b) CERTA. O item está em conformidade com o art. 22, §2º da Lei 8.666/93, pelo qual “tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação”.
c) CERTA, conforme art. 25, §2º, pelo qual “na hipótese deste artigo [inexigibilidade] e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis”.
d) ERRADA. Para aquisição de bens e serviços comuns, a modalidade adequada é o pregão.
e) CERTA, nos exatos termos do art. 3º, inciso II da Lei 10.520/2002.
Gabarito: alternativa “d” (cabe recurso para anular a questão, pois existem duas respostas incorretas.
(IBFC – EBSERH 2020) Prova comentada Direito Administrativo
43) Acerca da Administração Direta e Indireta, leia os trechos extraídos do Decreto-Lei nº 200/1967.
“As entidades compreendidas na Administração _____ vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.”
“A Administração _____, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios”.
“_____ é o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira _____.”
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
a) Indireta / Direta / Autarquia / centralizada
b) Indireta / Direta / Fundação pública / descentralizada
c) Direta / Indireta / Autarquia / descentralizada
d) Direta / Indireta / fundação pública / centralizada
e) Indireta / Direta / Autarquia / descentralizada
Comentários:
Segundo o Decreto-Lei 200/1967, a sequência correta é a seguinte:
“As entidades compreendidas na Administração INDIRETA vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade.”
“A Administração DIRETA, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios”.
“AUTARQUIA é o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira DESCENTRALIZADA.”
Gabarito: alternativa “e”
(IBFC – EBSERH 2020) Prova comentada Direito Administrativo
47) “Ato administrativo é o ato jurídico típico do Direito Administrativo, diferenciando-se das demais categorias de atos por seu peculiar regime jurídico.” (Mazza, 2013). A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
a) A imperatividade tem como sinônimo a coercibilidade, sendo o atributo do ato administrativo que impõe a obrigatória submissão ao ato praticado de todos que se encontrem em seu círculo de incidência
b) A tipicidade proíbe a administração pública de praticar atos atípicos ou inominados
c) O fechamento de um restaurante pela vigilância sanitária é um exemplo de autoexecutoriedade, uma vez que dispensa autorização judicial
d) O atributo da exigibilidade é o ato administrativo que tem a capacidade de criar unilateralmente obrigações aos particulares, independentemente da anuência destes
e) O atributo da presunção de legitimidade significa que o ato administrativo é considerado válido até que se prove o contrário
Comentários:
a) CERTA. O atributo da imperatividade permite que os atos administrativos sejam impostos aos seus destinatários, sem a necessidade de sua concordância. Detalhe é que imperatividade pode sim ter a coercibilidade como sinônimo .
b) CERTA. Trata-se da exata definição do atributo da tipicidade, pelo qual a Administração só pode praticar os chamados atos típicos, isto é, atos que possuem previsão em lei.
c) CERTA. O atributo da autoexecutoriedade permite que a Administração execute seus próprios atos, sem necessidade de autorização judicial prévia. Importante ressaltar que a autoexecutoriedade não torna o ato administrativo imune ao controle judicial, mas apenas afasta a necessidade de autorização judicial prévia para sua prática.
d) ERRADA. Ao colocar que o ato pode ser praticado “independentemente da anuência dos particulares”, a questão demonstra que está tratando do atributo da imperatividade, e não da exigibilidade. A exigibilidade, por sua vez, é um desdobramento do atributo da autoexecutoriedade, e consiste na possibilidade de a Administração usar meios indiretos de coação para que suas decisões sejam cumpridas, como, por exemplo, a aplicação de multas ou de outras penalidades administrativas impostas em caso de descumprimento do ato.
e) CERTA. A presunção de legitimidade diz respeito à conformidade do ato com a lei; por esse atributo, presumem-se, até prova em contrário, que os atos administrativos foram emitidos com observância da lei.
Gabarito: alternativa “d”
É isso, pessoal! Qualquer dúvida ou comentário pode postar aqui mesmo no artigo.
Abraço!
Erick Alves
Erick Alves
Professor de Direito Administrativo e Controle Externo para concursos há mais de sete anos. É Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2008, aprovado em 6º lugar. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Aqui é o Erick Alves, professor de Direito Administrativo aqui no Direção Concursos. Nesse texto, vamos discorrer sobre a recente decisão do STF e seus efeitos práticos, abordando os seguintes tópicos: 1. Contextualização Histórica do Regime Jurídico Único no Brasil; 2. A Decisão Recente do STF e Seu Impacto na Flexibilização dos Modelos de […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos testar os conhecimentos sobre os principais temas presentes na lei n° 14.133. É provável que, ao resolver as questões, você perceba “lacunas de conhecimento”, aspectos que precisa reforçar, assuntos que precisa reler etc. Se isso acontecer, volte às […]
Erick Alves • 7 de novembro de 2024
Olá! Sou Erick Alves, professor e especialista em Direito Administrativo, com foco em concursos públicos. Neste artigo, iremos falar sobre os critérios de julgamento, presente nos artigos 33 a 39 da lei n° 14.133. Além de tratar sobre a forma como se dará o julgamento das propostas, iremos abordar também quais critérios de julgamento podem ser utilizados […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.