Danuzio Neto • 21/02/2022
21/02/2022Olá, pessoal! Aqui é o professor Danuzio Neto e, neste artigo, vamos entender o mais recente desenvolvimento das regiões separatistas da Ucrânia, as quais o presidente russo Vladimir Putin reconheceu a independência nesta segunda-fera (21/2).
Neste artigo, vamos passar pelos principais tópicos que podem levantar dúvidas, como:
Cursos de Atualidades, Geografia e História para concursos públicos
As regiões separatistas que Putin reconheceu como independentes foram de Donetsk e Luhansk. Ambas fazem parte de uma grande região na Ucrânia denominada Donbass, em que a maioria da população é russa. Importante apontar que desde 2014, as duas regiões buscam a independência em um conflito que já registrou mais de 15 mil mortos.
O reconhecimento da independência das regiões foi acompanhado por um polêmico pronunciamento do presidente da Rússia.
Na mensagem, Vladimir Putin foi duro nas palavras e declarou que a Ucrânia faz parte da esfera cultura da Rússia e que é uma invenção da União Soviética.
Além disso, declarou que a Ucrânia não foi capaz de formar um estado sólido desde o fim da URSS e vive às bases de países estrangeiros, em especial os Estados Unidos.
Também apontou críticas à Otan. Segundo Putin, foi acordado de que, desde a dissolução da União Soviética, a Otan pararia de se expandir – o que não ocorreu. E, caso a Ucrânia faça parte da OTAN, o país serviria de base de ataques contra Rússia.
Junto com o reconhecimento da independência dos países, o presidente russo anunciou a realização de uma missão de paz nas regiões separatistas, após acordos de cooperação e assistência mútua.
Com isso, Putin autorizou o envio de tropas russas para “garantir a segurança” dos países.
Os tratados de amizade e assistência mútua com o LPR e o DPR foram submetidos à Duma do Estado e encaminhados às comissões competentes.
Os acordos da Rússia com as “LPR e DPR” dão o direito de usar infraestrutura militar e bases militares no território um do outro e implicam proteção conjunta das fronteiras do Donbass.
Imagens desta noite de segunda-feira (21/2) já mostram as tropas militares russas entrando na região.
Naturalmente, os países aliados à Rússia declararam apoio à independência das duas regiões, enquanto o restante mais ligado ao Ocidente se mostrou contrário. Até o momento, o que se sabe sobre a posição de alguns países e organizações internacionais é:
Espero que, neste artigo, tenham entendido melhor sobre o que está acontecendo. Este é só o primeiro capítulo deste conflito. Confira abaixo uma live que também explico mais sobre o tema:
Grandes abraços, pessoal!
Professor Danuzio Neto
Telegram:https://t.me/profdanuzioneto
Instagram: https://instagram.com/danuzioneto
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Heitor Ferreira • 6 de agosto de 2024
O Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do Exército Brasileiro, merece destaque pelo impacto significativo que tem no esporte brasileiro. A ação teve papel fundamental nos bastidores das Olimpíadas 2024, sediadas em Paris. Confira como membros do Exército Brasileiro que se dedicam ao esporte tem sido erguidos às competições internacionais por meio deste projeto. […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.