
Dentre os pronomes demonstrativos, “este” e “esse” são dois dos mais utilizados. Contudo, acabam causando muitas dúvidas quanto a sua aplicação, especialmente por poderem variar tanto dependendo de gênero e número. Quer saber quando usar “este” ou “esse”?
Nesta matéria, você vai receber algumas dicas sobre como utilizar cada um deles, para que não existam erros em suas redações e questões discursivas.
Pronomes demonstrativos
Antes de mais nada, porém, é preciso perguntar: o que são pronomes demonstrativos?
O seu nome é relativamente autoexplicativo: pronomes demonstrativos são aqueles que são utilizados para demonstrar algo, indicando a posição no espaço e tempo de alguma coisa em relação às pessoas do discurso.
Dessa forma, os pronomes demonstrativos este, esta, estes e estas são utilizados para representar algo próximo de quem fala, enquanto esse, essa, esses e essas para algo distante.
Não entendeu? Sem problemas. Vamos explicar um pouco mais a fundo.
Quando usar este ou esse?
Como dito anteriormente, a utilização desses pronomes está diretamente ligado a quão próximos eles estão de quem fala, seja no que diz respeito ao espaço ou tempo.
Contudo, isso pode variar um pouco dependendo do contexto da fala. Veja:
Em relação a lugar
Quando estamos falando do lugar, é exatamente como se espera: “este” para o que está perto do falante e “esse” para o que está perto do ouvinte. Veja exemplos de quando usar “este” ou “esse”:
Exemplos:
- Este livro que estou lendo é muito bom.
- Esse livro que você está lendo é bom.
O pronome “esse” também deve ser usado sempre que o objeto esteja longe da pessoa que fala, não importando se está próximo do ouvinte.
Exemplo:
Esse livro que ele está lendo é bom.
Em relação a tempo
No caso da diferença por tempo, o pronome “este” deve ser utilizado ao se fazer referência ao momento presente, futuro muito próximo e passado próximo.
Já o pronome “esse” faz referência ao passado, futuro próximo ou qualquer tempo distante de quem falar.
Exemplos:
- Esse verão foi bastante divertido.
- Este ano está sendo difícil.
- Neste sábado, irei ao cinema.
- Foi nesse século que ocorreu a Revolução Francesa.
Este ou esse em relação a contexto
Talvez a diferença mais importante para quem quer se dar bem nas redações de concurso público. Utiliza-se “este” para indicar algo que ainda não foi mencionado e “esse” para falar de algo que já foi dito.
Exemplos:
- A verdade é esta: estou bastante insatisfeito.
- Este é o assunto que vamos discutir: Responsabilidade Fiscal.
- O concurso foi adiado. Essa notícia não foi muito bem recebida por algumas pessoas.
- Adorei a prova de matemática. Dentre as provas que fiz, foi nessa que me saí melhor.
Estude português para concursos públicos
Uma das coisas mais importante para ter um bom domínio sobre a língua portuguesa é, sem dúvida, a leitura. Mesmo assim, é crucial que você também estude as regras gramaticais do português. Isso porque, dependendo da forma que pronomes como “este” ou “esse” forem utilizados, todo o sentido de uma oração pode ser alterado.
Quer garantir que não vai cometer erros? Fique ligado nesta oportunidade:
ESTUDE PORTUGUÊS PARA CONCURSO PÚBLICO
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
